Foto: Gil Sotero

Pedalada Pelada foi impedida pela PM em Belo Horizonte

Após proibição, ciclistas realizaram protesto fotográfico e pedalaram nus em outra região da cidade. Manifestação será repetida com liminar.

Galerias de fotos

São Paulo, 2019

São Paulo, 2018

São Paulo, 2017

São Paulo, 2016

São Paulo, 2015

Rio, 2015

São Paulo, 2014

Floripa, 2014

São Paulo, 2013

São Paulo, 2012

Veja em vídeo como é uma Pedalada Pelada

Foto: Silvia Ballan/VdB

Enquanto em outras cidades brasileiras centenas de pessoas pedalavam nuas ou seminuas em forma de protesto, cerca de 40 ciclistas que participariam da Pedalada Pelada em Belo Horizonte foram ameaçados de prisão caso tirassem suas roupas, na noite do sábado 11.

De acordo com relato do site Belo Horizonte Cycle Chic (que cedeu gentilmente as fotos para essa matéria), três viaturas da Polícia Militar chegaram à Praça do Ciclista durante a concentração, abordando os ciclistas e avisando que se algum deles tirasse a roupa, seria preso. Os PMs declararam que somente poderiam deixar os ciclistas seguirem com o protesto sem roupas se tivessem uma liminar, pois o ato “fere a Constituição”.

Após a abordagem da PM, os participantes dispersaram e se reencontraram em outro ponto, longe dos olhares da Polícia Militar, fazendo um “protesto fotográfico” contra a censura ao passeio.

Protesto fotográfico contra a censura da PM. Foto: Gil Sotero
Protesto fotográfico contra a censura da PM. Foto: Gil Sotero
Foto: Gil Sotero
Foto: Gil Sotero

Liminar

O evento ocorre em BH desde 2013 e a interferência da polícia não é novidade. Em São Paulo, onde a manifestação já está em sua décima edição, não há conflitos com a PM desde 2011, quando passou a ser realizada a noite (veja fotos e vídeo da edição desse ano). Pelo contrário: os policiais escoltam e protegem a manifestação, fechando os cruzamentos ao longo do caminho para evitar conflitos com motoristas impacientes.

Em assembleia no local, os ciclistas decidiriam repetir a pedalada em outra data, munidos da liminar exigida pela PM. Em seguida, pedalaram nus em direção à Zona Leste da capital mineira.

Saiba mais no site Belo Horizonte Cycle Chic, que traz uma discussão importante sobre a legalidade do protesto.

Foto: Gil Sotero
Foto: Gil Sotero

O que é a Pedalada Pelada


O objetivo da manifestação conhecida mundialmente como World Naked Bike Ride (WNBR) é chamar atenção para a situação de fragilidade e quase invisibilidade de quem pedala nas ruas, tanto em relação aos motoristas quanto nas ações (e inações) do poder público.

Várias razões levam as pessoas a participarem da Pedalada Pelada, seja aqui ou lá fora: reivindicar melhores condições para o uso das bicicletas nas cidades, denunciar o descaso e a omissão do poder público, promover a visibilidade dos ciclistas, celebrar o corpo e a bicicleta, estimular reflexões sobre a cultura do automóvel, alertar sobre os perigos do aquecimento global e outras mais.

Nus ou seminus, os manifestantes costumam pintar os corpos com frases de efeito, passando cada qual sua mensagem, seja ela coletiva ou particular.

E por que sem roupa?


A nudez representa a fragilidade do ciclista em meio à agressividade do trânsito. Também é uma forma de chamar atenção para a invisibilidade dos ciclistas nas ruas, que só passam a ser notados por muitos motoristas, boa parte da imprensa e especialmente pelo poder público ao pedalar sem roupa.

Tirar a roupa pra protestar não é novidade e nem faz parte só do universo das bicicletas. Veja neste link alguns protestos feitos pelo Brasil e pelo mundo usando o corpo como arma política e forma de expressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *