Parem de nos envenenar agora!

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

Seis anos atrás, o Conama fez uma resolução obrigando a ter menos enxofre no diesel a partir de janeiro de 2009. O motivo para isso é que a concentração no ar anda 50 vezes maior que os padrões internacionais.

As montadoras de veículos (que têm que adaptar seus carros) e a Petrobras (que tem que limpar seu combustível) querem adiar essa mudança. Eles dizem que não tiveram tempo para fazer as mudanças necessárias em suas linhas de produção e bla bla bla.

Eles alegam que a ANP publicou as especificações do tal “diesel S-50” somente em outubro de 2007, o que “atrasou o cronograma”…

A cada 100 consultas no PS do Incor, 12 estão associadas a problemas causados pela poluição do ar
Imagem que ilustra artigo da revista Scientific American Brasil, com a informação de que 12 a cada 100 consultas no Pronto Socorro do Incor estão associadas a problemas causados pela poluição do ar. Na imagem, crianças fazem inalação em hospital.

Espera aí, acho que não entendi (parte 1):
Nos cinco anos que antecederam a divulgação da especificação, não dava pra ter uma idéia de como ela seria e já ir se preparando, pesquisando o assunto e tal? Afinal, há um padrão internacional para a quantidade de enxofre no diesel, não é?

Espera aí, acho que não entendi (parte 2):
Se há um padrão internacional para a quantidade de enxofre no diesel, qual a dificuldade em adaptar os carros, se TODAS as montadoras de veículos têm matriz no exterior e filiais no mundo todo? Nenhuma delas tem a tecnologia necessária já desenvolvida??

Espera aí, acho que não entendi (parte 3):
14 meses não é tempo suficiente para desenvolver, adaptar – ou o raio que seja – os motores para trabalharem com o tal diesel? Nem o processo de produção do combustível para que ele esteja nos níveis internacionais?

Espera aí, acho que entendi!! O problema deve ser que não levaram a lei a sério, ou não quiseram gastar a grana necessária pra fazer essas pesquisas e adaptações todas…

O enxofre é o poluente mais nocivo à saúde humana e causa a morte de cerca de 3 mil pessoas ao ano – só em São Paulo! O paulistano tem 20% mais risco de ter câncer de pulmão e 30% de sofrer doenças cardiovasculares, devido à poluição do ar.

Aí vem a pergunta: as pessoas vão continuar morrendo porque as montadoras não querem gastar dinheiro numa coisa que não dá retorno?

Elas têm mais é que se virar! Pedala, Petrobras! Vocês não se preocupam com o meio ambiente? Se vira, Volkswagen! Vocês não produzem carros ecológicos? Se virem, Ford, Mercedes, Fiat, GM e outros mais! Tem que dar um jeito! Não fez ainda? Corre atrás do prejuízo! SE VIRA! Ou vão continuar matando gente? Matar sem olhar nos olhos da vítima não pesa na consciência, né?

E o que podemos fazer?

11 organizações, entre elas Greenpeace, SOS Mata Atlântica e até o IDEC, prepararam um abaixo-assinado para fazer cumprir a lei. É mole? É o fim da picada ter que fazer isso para que a lei seja cumprida… Mas se não fizermos nada, essas empresas vão continuar fazendo o que quiserem e que se dane a saúde da gente!

Quem quiser acrescentar o nome, não custa nada, não tem que ficar dando RG nem CPF, muito menos os dados do cartão de crédito. É só enviar um e-mail para a Zuleica Goulart ( Zuleica@isps.org.br ), do Movimento Nossa São Paulo, até o dia 21 de agosto de 2008, dizendo que apóia a causa e quer participar do abaixo assinado pela diminuição do enxofre no diesel. Só isso.

Eu já mandei o meu. Vai lá, manda o e-mail pra moça, é rapidinho!

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

3 comentários para Parem de nos envenenar agora!

  • Eduardo Rasche da Motta

    Olá. Folgo em ler matérias sobre bicicletas nas cidades, cicloativismo, vida simples e baseada em contatos com um mundo mais real e humanizado (?) Sobre a disparidade entre as emissões gasosas dos carros 3ºmundistas e “1ºmundistas”: os padrões são sim diferentes. A mesma indústria no, digamos, Canadá segue outras exigências. Produzir e vender carros abaixo do Equador é mais barato e menos “chato” prás empresas.
    Saudações ciclísticas;
    Edu Cicleta

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Justiça protege lucro de montadoras em detrimento da saúde | + Vá de bike! +

    […] montadoras já tiveram tempo suficiente pra pensar no assunto do Diesel S-50 e tomar as medidas que deveriam ter sido tomadas. Há quase SETE ANOS, o Conama fez uma resolução […]

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • guarnier

    A que ponto chegamos, as empresas que se dizem “sérias” não levam a sério as leis, e ainda querem que o governo passe a mão na cabeça (como de costume).

    Gostei da observação: “Matar sem olhar nos olhos da vítima não pesa na consciência, né?”

    Parabéns pelo BLOG

    Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>