Desafio Intermodal em SP terá helicóptero e até handbike

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

Atualizado: veja aqui os resultados


Ricardo Bruns e sua bicicleta, no Desafio Intermodal de 2009: mais rápido que um helicóptero. Foto: Carlos Alkmin

Desde 2006, o Desafio Intermodal se propõe a avaliar qual o meio de transporte mais eficiente na cidade de São Paulo. Utilizando diferentes formas de deslocamento, são avaliados o tempo gasto para se chegar ao destino final, o custo gerado e a emissão de gás carbônico. Por isso, o Desafio é mais que uma “corrida maluca”, pois não basta chegar em primeiro lugar. O impacto ambiental e o custo do deslocamento também se tornam importantes.

Como parte das atividades relacionadas ao Dia Mundial Sem Carro, o maior objetivo é mostrar que existem outras opções além do automóvel para se deslocar numa grande cidade, estimulando a discussão sobre a eficiência sustentável de cada deslocamento e o desempenho do transporte público ano a ano.

Em todo o país
O Desafio Intermodal ocorre em várias
cidades. Veja na Cicloagenda.

Durante os anos em que o Desafio ocorreu em São Paulo, a bicicleta se mostrou sempre como um modal eficiente e sustentável; o carro continua levando mais tempo que uma pessoa correndo; e o transporte coletivo, embora bem longe da perfeição, continua permitindo chegar antes do automóvel (ao menos para o trajeto em questão).

Tempos anteriores

Em 2011, o ciclista fez o trajeto de 10km em 22 minutos, sem poluir. Em segundo lugar chegou o motociclista, com 28 minutos. O participante que usou ônibus gastou 52 minutos, enquanto o motorista do automóvel precisou de 74 para chegar até o centro.

Em quatro das seis edições, um ciclista terminou a prova primeiro. Em dois Desafios, a moto chegou antes. No ano de 2009, a bicicleta chegou antes até do helicóptero.

Como funciona

A saída do Desafio acontece na Praça General Gentil Falcão, altura do número 1.000 da avenida Eng. Luis Carlos Berrini, às 18h00 em ponto. Os participantes, que foram convidados pelo CicloBR e estarão uniformizados, devem chegar ao edifício da Prefeitura do Município de São Paulo, que fica no Viaduto do Chá, na região central da cidade.

O tempo computado é o do deslocamento completo da pessoa, não apenas do modal. Ou seja, é levado em conta o tempo que a pessoa leva para chegar no modal e o tempo que usa para estacionar seu veículo.

Todas as regras de trânsito devem ser respeitadas, por todos os veículos. Os pedestres terão que atravessar na faixa, a não ser que ela esteja a mais de 50 metros (caso admitido pelo art. 69 do Código de Trânsito). O pedestre corredor terá que correr na calçada, mas caso isso não seja possível será tolerado que ele use a rua.

Medidor de Poluição

O Doutor Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina de USP, cedeu dois monitores portáteis de poluição, que serão usados pelo motorista de carro e pelo ciclista que pedalará por ruas calmas. Os aparelhos fazem um cálculo médio de quanto cada pessoa inala de materais poluentes durante o trajeto.

Helicóptero

Veja o vídeo da disputa
entre o helicóptero e a bicicleta,
no Desafio Intermodal de 2009

A cidade de São Paulo tem a segunda maior frota de helicópteros do mundo e possui um espaço controlado somente para esse tipo de aeronave. Em algumas regiões da cidade, existem mais helipontos do que pontos de ônibus. Por isso, em parceria com a Brazilian Traffic Network, o instituto fará a medição de tempo, gasto econômico e poluição no transporte de helicóptero no Desafio deste ano.

No ano de 2009, um helicóptero chegou depois da bicicleta. Em 2010, não foi possível decolar devido às condições climáticas, desclassificando o modal. Não houve participação desse tipo de veículo em 2011, mas ele retorna agora em 2012. Façam suas apostas.

Modais

  • Pedestre caminhando
  • Pedestre correndo
  • Ciclista por vias rápidas
  • Ciclista por vias calmas
  • Handbike (bicicleta pedalada com as mãos – saiba mais)
  • Ciclista + Metrô, com bicicleta dobrável
  • Motociclista
  • Automóvel
  • Ônibus
  • Trem + Metrô
  • Trem + Ônibus
  • Patins
  • Cadeirante + Transporte Coletivo
  • Skate
  • Helicóptero

Programação

13 de setembro de 2012

17h00 – Início da Concentração na Praça Gal Gentil Falcão e atendimento a imprensa.

17h45 – Alinhamento dos participantes e explicação das regras do desafio

18h00 – Será realizado um contato telefônico com um representante da organização do desafio, na Prefeitura, e ele dá a largada pelo viva-voz do celular. Nesse momento as pessoas se dirigem até o seu modal e cada um faz o trajeto que achar mais conveniente.

18h25 – Previsão de chegada dos primeiros participantes em frente à Prefeitura de São Paulo

20h00 – Previsão de chegada do último participante

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

12 comentários para Desafio Intermodal em SP terá helicóptero e até handbike

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>