Acesso à Ciclovia Rio Pinheiros pelo Parque do Povo não sai em 2012

Ciclovia no Parque do Povo. Além do grande fluxo nos finais de semana, acesso também ajudaria a aumentar utilização da Ciclovia Rio Pinheiros nos dias úteis.

Uma das contrapartidas viárias do complexo comercial que inclui o Shopping JK Iguatemi, na Vila Olímpia, em São Paulo, é um novo acesso à Ciclovia Rio Pinheiros, a partir do Parque do Povo. Quando da abertura do Shopping, em junho de 2012, Walter Torre garantiu que todas as contrapartidas viárias da obra estariam prontas até outubro deste ano – o que, certamente, deveria incluir esse acesso.

>> Saiba onde estão os acessos atuais e futuros da Ciclovia Rio Pinheiros <<

Sabemos que o acesso ainda não começou a ser construído (novembro/2012) e tivemos uma informação não confirmada de que a empreiteira estaria questionando a construção da passarela, por discordar de detalhes técnicos (elevação exigida, inclinação das rampas de acesso, etc). Questionamos a assessoria da WTorre, para saber quando (e se) o acesso seria entregue, mas fomos ignorados, não recebendo confirmação nem negativa.

O Vá de Bike buscou então um posicionamento da CET, para saber se a empresa havia sido desobrigada de cumprir essa contrapartida ou se haveria data limite acordada para esse cumprimento.

Acesso deve ser construído, mas só em 2013

O empreendimento que tem como uma das contrapartidas viárias o acesso ao Parque do Povo, visto da Ciclovia Rio Pinheiros.

A Companhia de Engenharia de Tráfego nos informou que a construção da passarela está relacionada à “conclusão dos Blocos C, D, E, bem como reforma do Bloco B”, não estando incluída no Termo de Recebimento e Aceitação Parcial (TRAP) relativo ao Shopping JK Iguatemi.

Em outras palavras, a WTorre está obrigada a construir o acesso à ciclovia para que o restante do complexo possa ser inaugurado, sem haver uma data limite para sua entrega. Mas como a conclusão dos demais blocos está prevista pela empreiteira para 2013, devemos ver o acesso construído nesse mesmo ano, até o início de funcionamento do restante do complexo comercial.

Uma curiosidade é que outro desses condicionantes seria um trecho da Ciclovia rio Pinheiros, entre a Estação Hebraica/Rebouças e a Estação Villa-Lobos/Jaguaré (apenas a ciclovia, não os acessos do trajeto), que já foi entregue em março de 2012. Outras obrigações da WTorre com o município incluem um viaduto, uma quarta faixa na pista local da Marginal Pinheiros e algumas intervenções menores no entorno.

A CET informou ainda que “os projetos referentes às obras condicionadas à 2ª etapa já foram aprovados e estão sendo executados pelo empreendedor”. Com os projetos já aprovados, não haveria margem para que a WTorre pudesse abrir mão da passarela no Parque do Povo.

Esperamos que os boatos sejam infundados e a empreiteira honre o compromisso com a cidade de entregar todas as chamadas medidas mitigadoras de trânsito, de acordo com a Certidão de Diretrizes emitida para o empreendimento (CD 038/11) – ainda que em 2013.


15 comentários para Acesso à Ciclovia Rio Pinheiros pelo Parque do Povo não sai em 2012

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>