Bicicletada Inclusiva levará pessoas com deficiência para pedalar na Av. Paulista

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

Mais atividades em São Paulo nesse fim de semana
1/12: Manifestação pela ciclovia da Av. Eliseu de Almeida 

2/12: Atividades para aprender a pedalar, a plantar e
a consertar sua bicicleta

2/12: Oficina Aprenda a Pedalar no ABC Paulista

Veja mais na Cicloagenda

Nesse domingo, 2 de dezembro, pessoas com deficiência pedalarão bicicletas de diversos tipos na avenida mais famosa da cidade. O passeio será na Ciclofaixa de Lazer, na Avenida Paulista – uma via reta e plana, com as bicicletas protegidas dos demais veículos por cones.

O passeio é aberto a todos, gratuito e a participação é incentivada. Voluntários do projeto Bike Anjo também estarão participando. Bora lá pedalar conosco! 😀

Se você possui algum tipo de deficiência e nunca teve a oportunidade de andar de bicicleta, venha passear com a gente!

Se não possui, venha ajudar a mostrar que a bicicleta inclui a todos de forma democrática, une as pessoas em torno de causas cidadãs e fortalece laços, lutas, amizades, ideais. A bicicleta torna nossa cidade mais humana e espalha amor por onde passa.

Com uma handbike, Valdir Gonçalves participou do Desafio Intermodal paulistano. Foto: arquivo pessoal

Bicicletas de todos os tipos

Leia também
Handbike, uma bicicleta inclusiva 

Conheça o ciclismo Paralímpico

Inclusão ciclística de Deficientes Visuais
enfrenta dificuldades

Ajudando deficientes visuais a pedalar

Sempre dizemos que bicicleta é para todos. E para que todo mundo possa se divertir no passeio, teremos vários tipos de bicicleta disponíveis para uso:

Handbikes: Bicicletas reclinadas, que são “pedaladas” com as mãos (na verdade, um tipo de triciclo, por terem três rodas). A Dream Bike, parceira no evento, levará algumas; outras serão levadas por participantes do evento, que poderão emprestá-las. Nesse modelo de bicicleta, o participante passeia sozinho, com seu próprio esforço.

Triciclo família: Um triciclo comum em alguns parques de São Paulo, onde duas pessoas se sentam lado a lado, sob uma cobertura, e podem pedalar em conjunto. Há também a opção de apenas uma pessoa pedalar, enquanto a outra curte o passeio. Também será levado pelos amigos da Dream Bike.

Trenzinho de triciclos: Vários triciclos do tipo reclinado, que se encaixam como vagões. Todos podem pedalar em conjunto, mas também é possível apenas aproveitar o passeio enquanto os outros “vagões” se encarregam de deslocar o conjunto. Outra colaboração da Dream Bike.

Tandems: Usadas principalmente para o passeio com pessoas com deficiência visual, é uma bicicleta de duas rodas, com dois assentos. Com ela, é possível experimentar a sensação de se equilibrar em uma bicicleta, auxiliado por um guia “vidente”.

ATENÇÃO: Estamos precisando de tandems, pois ainda não conseguimos nenhuma! Se você possui uma, ficaríamos felizes se puder participar do passeio conosco, ajudando a levar nossos amigos DVs para dar uma volta na Avenida Paulista. Entre em contato! 🙂

Fabio Costa, com sua handbike. Criada inicialmente para uso pessoal, hoje ele também a comercializa. Clique na imagem para saber mais. Foto: Divulgação

Leve sua bicicleta!

A quantidade de bicicletas disponíveis é bastante limitada, por isso, se você tiver uma bicicleta como as citadas acima, pedimos por favor que a leve!

A saída do passeio é na Praça do Ciclista, bem próximo ao Metrô Consolação, e a Ciclofaixa de Lazer passa por diversas outras estações de Metrô das linhas verde e azul (veja aqui), onde você pode desembarcar e pedalar pela Ciclofaixa até a Praça.

Quando e onde

Domingo, 2 de dezembro de 2012

Concentração às 9h, saída às 11h.

Praça do Ciclista (veja mapa)

 

Virada Inclusiva

A Bicicletada Inclusiva é parte da 3ª Virada Inclusiva. Inspirada na Virada Cultural e na Virada Esportiva, o evento vai oferecer, nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, mais de 800 atividades de cultura, esporte e lazer em mais de 80 cidades do Estado de São Paulo, reunindo sempre pessoas com e sem deficiência.

Os locais e as atrações terão acessibilidade fĩsica e de comunicação, para que TODOS possam participar ou acompanhar as atividades em igualdade de condições.

A Virada Inclusiva é organizada em conjunto por órgãos públicos e instituições da sociedade civil, sob a coordenação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e contando com a participação voluntária de pessoas e grupos do mundo artístico e esportivo.

O Vá de Bike e o Bike Anjo apoiam essa pedalada. Vem com a gente fazer desse passeio uma grande festa!

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

1 comentário para Bicicletada Inclusiva levará pessoas com deficiência para pedalar na Av. Paulista

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>