Porto Alegre realiza segunda edição do Fórum Mundial da Bicicleta

Podem preparar a agenda ciclística que 2013 promete grandes eventos para celebrar e discutir a bicicleta no Brasil. Um deles já tem data marcada: de 21 a 24 de fevereiro acontece em Porto Alegre a segunda edição do Fórum Mundial da Bicicleta (FMB), com o tema “Pedalar para transformar”.

Forum Mundial da Bicicleta (World Bicycle Forum). Imagem: Divulgação

Leia também
Documentário sobre o atropelamento coletivo em POA 

Atropelador Ricardo Neis irá a júri popular

Oficina Comunitária Cidade da Bicicleta

Mobicidade – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta

Serão quatro dias de palestras, debates e oficinas sobre mobilidade urbana, turismo, economia, esporte, meio ambiente e muito mais, todas atividades centralizadas na Casa de Cultura Mário Quintana – Rua dos Andradas, 736, Centro.

Por ironia do destino, a ideia do Fórum se deu a partir de um fato histórico, simbólico e trágico que marcou a vida de muitos cidadãos, quando Ricardo Neis tentou assassinar ciclistas durante a Massa Crítica, em 25 de fevereiro de 2011 na capital gaúcha. Um ano depois, o FMB nasceu como a esperança de um mundo melhor e mobilizou milhares de pessoas do Brasil e do mundo para participar das discussões na cidade.

O episódio não só aproximou como deu mais força aos ciclistas e a todas as pessoas que acreditam em cidades menos violentas, mais humanas, saudáveis e justas para todos. Por isso o evento passou a ser marcado no mês do ocorrido, com o objetivo de dar visibilidade à discussão sobre o papel deste meio de transporte.

 

Convidados internacionais

A artista plática e muralista, Mona Caron, é uma das convidadas para o FMB 2013. Foto: Arquivo Pessoal/ Divulgação

Entre os convidados internacionais já confirmados, estão as norte-americanas Caroline Samponaro, da organização Transportation Alternatives (NY); a chilena Amarilis Horta Tricallotis, diretora do Centro de Bicicultura, entidade que estimulou a entrada de 1 milhão de novos ciclistas no trânsito de Santiago em seis anos; e a artista plástica Mona Caron, uma das participantes da Massa Crítica de São Francisco, EUA, que foi convidada a pintar um mural representando a cultura da bicicleta.

Na primeira edição do Fórum, uma das palestras mais esperadas foi a do escritor, ciclista e precursor da primeira Massa Crítica mundial, Chris Carlsson, que logo após o encontro de Porto Alegre veio para São Paulo, a convite da Ciclocidade e do CicloBR, lançar seu último livro, Nowtopia (A Utopia do Agora), no qual Carlsson explora as novas relações trabalhistas e sociais entre as pessoas.

“O ciclismo é uma das maneiras de exercitar nossa percepção”, disse Carlsson em sua palestra. Leia a cobertura feita pelo Vá de Bike.

 

Em breve será divulgada a programação completa do Fórum, com a lista de todos os palestrantes convidados, oficinas e atividades. Vamos acompanhar!

 

Organização horizontal e coletiva

O coletivo que articula o Fórum Mundial da Bicicleta se encontra semanalmente para discutir a organização do evento, palestras, convidados e toda a logística necessária. A política adotada é horizontal e democrática na qual qualquer pessoa pode fazer parte e contribuir com seu trabalho.

Os interessados e dispostos em ajudar devem comparecer às reuniões abertas que, segundo informações no site, voltam a acontecer a partir de 14/01/13, às 19h20, na Cidade da Bicicleta (Rua Marcílio Dias, 1091 – Porto Alegre/RS).

Participe!

Conheça o espaço Cidade da Bicicleta e a Oficina Comunitária que acontece por lá!

 

Aberto, gratuito e online

Todas as atividades do Fórum são abertas e gratuitas. Quem não puder participar presencialmente, fique ligado pois provavelmente haverá transmissão ao vivo.

Para mais informações, acesse o site do Fórumtwitter ou acompanhe o Facebook.


5 comentários para Porto Alegre realiza segunda edição do Fórum Mundial da Bicicleta

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>