Bicicletada Inclusiva 2013 levará pessoas com e sem deficiência para pedalar na Av. Paulista

No domingo, 1º de dezembro, pessoas com e sem deficiência pedalarão juntos na avenida mais famosa da cidade. Vem com a gente! \o/

Handbikes na Bicicletada Inclusiva 2012. Foto: Willian Cruz
Handbikes na Bicicletada Inclusiva 2012. Foto: Willian Cruz

Nesse domingo, 1º de dezembro, pessoas com deficiência pedalarão bicicletas de diversos tipos na avenida mais famosa da cidade. O passeio será na Ciclofaixa de Lazer, na Avenida Paulista – uma via reta e plana, com as bicicletas protegidas dos demais veículos por cones e sinalização. Veja como foi no ano passado!

O passeio é aberto a todos, gratuito e a participação é incentivada. Voluntários do projeto Bike Anjo também estarão participando. Bora lá pedalar conosco! 😀

Se você possui algum tipo de deficiência e nunca teve a oportunidade de andar de bicicleta, venha passear com a gente!

Se não possui, venha ajudar a mostrar que a bicicleta inclui a todos de forma democrática, une as pessoas em torno de causas cidadãs e fortalece laços, lutas, amizades, ideais. A bicicleta torna nossa cidade mais humana e espalha amor por onde passa.

Bicicletas e triciclos de diversos tipos permitem a mobilidade e a diversão dos participantes. Foto: Willian Cruz
Bicicletas e triciclos de diversos tipos permitem a mobilidade e a diversão dos participantes.

Bicicletas adaptadas

Leia também
Handbike, uma bicicleta inclusiva

Conheça o ciclismo Paralímpico

Ajudando deficientes visuais a pedalar

Sempre dizemos que bicicleta é para todos. E para que todo mundo possa se divertir no passeio, teremos vários tipos de bicicleta disponíveis para uso. Algumas serão levadas por participantes do evento e apoiadores, que poderão emprestá-las para quem não tiver e quiser experimentar.

O destaque são as Handbikes, bicicletas reclinadas que são “pedaladas” com as mãos. Na verdade são um tipo de triciclo, por terem três rodas). Nesse modelo, o participante passeia sozinho, com seu próprio esforço.

Também haverá uma bicicleta do tipo tandem (bicicleta de dois lugares), utilizada para possibilitar a pedalada de deficientes visuais, em conjunto com um guia vidente.

Vem com a gente, vai ser divertido! \o/

Marcio Campos levando a Dirce para uma volta de tandem no Parque Villa Lobos.
A “tandem” permite ao deficiente visual experimentar a leveza e a alegria de andar de bicicleta. Foto: Willian Cruz

Aprenda com os Bike Anjos

O passeio começa às 9h30, mas às 9h os Bike Anjos e outros voluntários estarão numa praça próxima, a chamada Praça Vegana ou Dos Arcos (Paulista com Angélica, do outro lado da Consolação) ajudando quem quiser experimentar as pedaladas antes de ir para a Ciclofaixa.

Haverá uma tandem para os visuais e handbikes para os demais. Os Anjos também ensinarão a pedalar bicicletas convencionais para quem tiver essa possibilidade e o interesse em aprender. Passa lá! 😉

Tem uma handbike ou tandem?

A quantidade de bicicletas disponíveis é bastante limitada, por isso, se você tiver possui uma handbike, uma tandem ou outro veículo adaptado, pedimos por favor que o leve, para ajudar a proporcionar essa sensação a quem ainda não a experimentou! 🙂

Quando e onde

Domingo, 1º de dezembro de 2013

Escola Bike Anjo: às 9h, na Praça Vegana (veja mapa)

Passeio: às 9h30, na Praça do Ciclista (veja mapa)

A saída do passeio é na Praça do Ciclista, no final da Avenida Paulista, bem próximo ao Metrô Consolação. E a Ciclofaixa de Lazer passa por diversas outras estações de Metrô (veja aqui), de onde você pode desembarcar e pedalar pela área protegida por cones até chegar na Praça. Aproveite o domingo! 🙂

Tire suas dúvidas na página da Bicicletada Inclusiva no Facebook!

4a virada inclusiva

Virada Inclusiva

A Bicicletada Inclusiva é parte da 4ª Virada Inclusiva, que acontece entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro. Inspirado na Virada Cultural e na Virada Esportiva, o evento oferece mais de 600 atividades culturais, esportivas e de lazer nas ruas, praças, parques, museus e teatros de todo o Estado, reunindo sempre pessoas com e sem deficiência.

Os locais e as atrações terão acessibilidade fĩsica e de comunicação, com uma programação inclusiva e gratuita, para que TODOS possam participar ou acompanhar as atividades em igualdade de condições.

A Virada Inclusiva é organizada em conjunto por cerca de 200 parceiros, entre órgãos públicos e instituições da sociedade civil, sob a coordenação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e conta com a participação voluntária de pessoas e grupos do mundo artístico e esportivo. A abertura do evento acontece no dia 30/11, às 10h, na Praça Oswaldo Cruz, na capital, com passeata até o Masp, na Avenida Paulista.

Mais informações no site oficial ou na página do Facebook.

O Vá de Bike e o Bike Anjo apoiam essa pedalada. Vem com a gente fazer desse passeio uma grande festa!

1 comentário em “Bicicletada Inclusiva 2013 levará pessoas com e sem deficiência para pedalar na Av. Paulista

  1. Um dos frentistas que trabalhou no posto de gasolina onde a empresa da família abastece era deficiente e vinha de Praia Grande a Santos numa handbike… pessoal comentava que ele entrava no posta a toda velocidade e só parava no galpão do fundo, todo dia.

    Thumb up 3 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *