
Imagem: Renata Falzoni
Sabe como pintaram a Ciclovia Rio Pinheiros?
Saiba como foi feita a pintura nova da Ciclovia Rio Pinheiros e por que ela difere da tinta do trecho original. Veja também algumas fotos curiosas sobre a pintura da Ciclovia e também da Ciclofaixa de Lazer.


Já havíamos comentado aqui no Vá de Bike sobre a pintura nova da Ciclovia Rio Pinheiros, com maior aderência. Nesse vídeo da Renata Falzoni, o segredo é revelado: pó de vidro.
Se você observar na foto acima (clique para ampliar) verá algo que parece uma poeira branca por cima da tinta vermelha. Quando tirei a foto, me pareceram microesferas de vidro. Não é bem um pó, porque não corta e não tem lascas. Fiquei me perguntando por que colocariam isso no meio da tinta. Seria para refletir farol de carros? Não fazia muito sentido.
Mas agora, sabendo que é para aumentar a aderência, dá para entender. As pequenas esferas tornam a superfície da tinta irregular, aumentando a superfície de contato e gerando atrito com os pneus, como o asfalto geralmente faz.
E pra pintar a faixa amarela?
Será que contratam um cabra bom, que consegue traçar quilômetros de faixinha amarela sem tremer a mão? 🙂
Não, tem jeito mais fácil. O leitor Rodrigo Timpani mandou as fotos abaixo, que mostram como é feita essa linha divisória:
Ciclofaixa de Lazer
As fotos acima me lembraram dessas outras, tiradas em fevereiro de 2010, quando a Ciclofaixa de Lazer ainda funcionava só até o meio-dia (hoje, opera até as 16h). Olha o tamanho do stencil:
Tem fotos interessantes ou curiosas, de sua autoria, sobre o uso da bicicleta? Manda pra cá que a gente avalia e publica!
alguém sabe o nome a tinta utilizada? sei que é uma tinta termoplástica, mas tem algum jargão?
O que eu queria entender é por qual motivo a cor escolhida é a vermelha.
Eu sempre achei, e ainda acho, que a pintura para a faixa de bikes deve/deveria ser na cor verde (como em mesas de ping-pong).
A cor vermelha me lembra “perigo”, “pare”, “proibido passar” essas coisas. Já uma ciclovia verde seria mais receptiva, inspirando “sejam bem vindos à ciclovia”, “siga em frente”, “está livre” além de um perfeito vínculo com a idéia ecológica e de sustentabilidade que permeia a vida em uma bicicleta!
Quem aí concorda?
8)
Comentário bem votado!
7
0
Pois é, Luiz, sua pergunta me fez pensar melhor sobre isso. Como tudo pra mim ainda é novidade, estava deixando isso da cor escostadinho. E agora, com sua pergunta, resolvi colocá-la em primeiro plano e recapitular uma ou outra experiência in loco e uma ou outra pesquisinha, que não eram exatamente sobre, mas.. Bem:
– A ciclofaixa do parque do ibirapuera é azul, vermelho só nos cruzamentos: http://vadebike.org/2011/03/reforma-da-ciclovia-do-parque-do-ibirapuera/
– Em Buenos Aires, verde escuro, mas só nos cruzamentos: http://vadebike.org/2012/10/infraestrutura-e-apoio-facilitam-pedalar-em-buenos-aires/
– Esse último post da Sabrina Duran (hum, achei uma interpretação dela meio forçada praquele bolsão-teste da CET, comparando-o ao bike-box): http://colunas.revistaepocasp.globo.com/nabike/2013/05/03/em-carater-de-teste-cet-cria-sinalizacao-que-delimita-area-de-seguranca-para-ciclistas-e-motociclistas/?cp=0#comment-1391 me levou a Portland, e lá é verde-neon (limão? rs.)
Aliás, confere esse vídeo, repara em 0:31: http://www.streetfilms.org/portland-green-bike-box/ Na tinta da ciclofaixa deve também ter pó de vidro, né?
E aí então resolvi dar uma googleada em imagens, com as seguintes palavras: paint+bike+lane. Que cada um faça o mesmo e tire suas próprias conclusões…rs.
Mas, pessoalmente… Olha, até gosto do vermelhão, é bem contrastante, chama bastante a atenção. Mas o verde neon (limão? rs.) de Portland também cumpre bem isso, além de ter as significações que você mencionou. Por outro lado… Mas mudar agora, Luiz? Aqui parece que o vermelhão já tá virando padrão, né?
Cícero, no Parque do Ibirapuera a cor é azul por causa do patrocinador. Veja essa matéria de 2011: http://vadebike.org/2011/03/reforma-da-ciclovia-do-parque-do-ibirapuera/
Muita gente é contra o vermelho por ser um pouco forte e cansativo para quem vai pedalar um tempão em cima dele, mas faz parte de alguma determinação do Denatran, se não me engano (sem tempo para pesquisar agora). A ideia do vermelho é alertar os motoristas.
Em Vitória, inventaram de colocar vermelho nas faixa de pedestres… Isso certamente não ajuda os pedestres a não anda nas ciclovias… Na França se eu lembro bem as ciclovias são verdes mas eu acho que é somente nos cruzamentos.
Ué, é o nosso “red carpet”, nosso “tapis rouge”, o “tapere vermelho” que sempre marcou o caminho por onde passa a realeza, as celebridades! O ciclista merece! 🙂
Comentário bem votado!
4
0
Depois de quase um ano, finalmente encontrei a explicação, e uma à nossa altura. Grande Rosana! rs.
As ciclovias do interior da Holanda são assim, 99%, a aderência é muito melhor mesmo. As de Amsterdam já são pintadas, não sei muito o motivo deles só fazerem isso nas periféricas, enfim, espero que esse modelo seja adotado por todos, é muito melhor.
podiam usar esse tipo de pintura nas faixas de pedestres normais, o que eu já vi de gente escorregando nelas kkk
E na chuva não diminuiria demais o atrito do pneu com asfalto com este farelo de vidro?
não diminui, não… eu já andei nesse piso molhado, funciona muito bem.
Podiam usar essa tinta nas ciclovias de Santos-SP
Meu caro, estou procurando material de referência sobre preferência na intersecção entre as vias comuns e as ciclovias (lembrei por causa da última foto do seu post). Aqui em Brasília estão fazendo, creio, (mais) uma senhora c*g*d*. Abs.
Oi, Rodrigo. Talvez a Transporte Ativo possa ajudar.
Essa falta de norma para as ciclovia é um problemão. Ninguém sabe o que usar. Coisas são feita de maneira errada. Muitos ciclistas caem.
Aqui, em Vitória usaram o revestimento laykold da petrobras que é fantástico. Agora parece que param de produzir o laykold que foi substituído pelo repiso. http://www.jrcor.com.br/site/petrobras/laykold.html.
Se tivesse uma norma boa, daria para tudo mundo fazer a mesma coisa e abaixar os preços. Fora o laykold que não é muito barato, só conheço daus soluções legais: asfalto colorido ou do concreto colorido. Na Holanda eles faziam ciclovia com paralelepípedo totalmente lisa era assim em 99 em Eindhoven quando eu morei 6 meses, se eu lembro bem. Nunca alagava uma ciclovia. Era bom mas tem que fazer muito bem o revestimento… Hoje parece que a holanda está fazendo com asfalto colorido mesmo. Eu pessoalmente não gosto da tinta emborrachada e tenho receio mesmo com as esferinhas. Não acaba sendo escorregadio, se falta periodicidade na manutenção?
As ciclovias serpentinadas aqui de Brasília são realmente um “primor” em vários aspectos…
Nossa, muito útil essas informações, jamais imaginaria que se usavam “farelo de vidro” para compor a pintura das ciclofaixas.
Abraços
É, já a pintura da ciclofaixa não é nada aderente. Que diga o meu rosto 🙂
Então precismos descartar essa soluço que não tem durabilidade nenhuma. Seu recado de 10/2/2012 fala que já é escorregadia. Eu queria saber quando foi feito essa pintura com pó de vidro?
Eu agora só acredito em concreto pigmentada e asfalto pigmentado. Tem outra solução durável? Aqui em Vitória temos esse problema e é muito grave. No dia de chuva precisamos andar na calçada por causa da nova tinta que colocaram em cima do revestiment laycold que era bem melhor (correspondia a um asfalto pigmentada mais muito fino de tipo quadra de tênis).
Emmanuel, ele se refere às ciclofaixas de lazer. A ciclovia que foi pintada com pó de vidro na mistura continua com aderência adequada e a pintura permanece até hoje, até onde sei sem sinais perceptíveis de desgaste.
Aqui em Praia Grande a ciclovias tem cor vinho eu gostei bastante é um belo contraste