Mapa da Ciclofaixa de Lazer de São Paulo, completo e atualizado
Um guia para as pedaladas aos domingos, com indicações de como chegar de trem e metrô embarcando com sua bicicleta.
O Vá de Bike montou um mapa com todos os trechos da Ciclofaixa de Lazer de São Paulo. A estrutura opera aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h, e atualmente tem patrocínio da empresa Uber.
Também listamos aqui ciclovias próximas que servem de ligação entre os trechos e as estações da CPTM e Metrô que dão acesso à estrutura. Aos domingos e feriados, o embarque de bicicletas é permitido em todo o horário de operação. Divirta-se! 🙂
Chegando de Metrô ou trem
Deixe o carro em casa! Há muitas estações do Metrô e da CPTM próximas à Ciclofaixa de Lazer. E, aos domingos, o embarque de bicicletas é permitido o dia todo. Veja pelo mapa, mais abaixo, a proximidade de cada estação.
Linha 1 – Azul: Sé, Liberdade, São Joaquim, Vergueiro, Paraíso, Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde e São Judas; Parada Inglesa e Carandiru (Ciclofaixa Zona Norte)
Linha 2 – Verde: Consolação, Trianon-Masp, Brigadeiro, Paraíso, Ana Rosa; Sumaré (Ciclofaixa da Av. Brasil)
Linha 3 – Vermelha: Artur Alvim e Itaquera (Ciclofaixa Zona Leste)
Linha 4 – Amarela: Butantã
Linha 9 – Esmeralda: Cidade Universitária, Cidade Jardim, Vila Olímpia
Mapa
O mapa abaixo mostra todos os trechos da Ciclofaixa de Lazer de São Paulo, o Elevado Pres. João Goulart (aberto a pedestres e ciclistas aos domingos) e ciclovias próximas que servem de ligação entre os diversos trechos da estrutura dominical.
É possível estender ainda mais o passeio e pedalar por toda a malha permanente da cidade, com cerca de 600km (veja o mapa completo das ciclovias).
Como curiosidade e registro histórico, mantivemos uma camada inativa que mostra o traçado antigo, que existiu até agosto de 2019, com o antigo patrocinador (Bradesco Seguros). Abra a aba esquerda do mapa e marque essa camada para que ela seja exibida.
Compartilhe esta página com os amigos e combine a pedalada do final de semana!
Clique aqui para abrir o mapa em outra janela.
a ciclovias/faixas é uma coisa boa, no entanto acho que precisamos concientizar as pessoas de uma forma geral ( ciclista, perdestes,motociclista e motorista) quanto ao respeito mutuo , ando diariariamente na ciclovia da av. jabaquara e vila mariana , e tenho observado muitos pedestres fazendo travessia no sinal vermelho ( pedestre) , fora das faixas de segurança ocasionado acidentes , igualmente muitos ciclistas não parando no sinal vermelho,
fazendo zig zag na faixa de pedestre e pedalando na esquerda , digo isso porque hoje de manha fui ao banco na saúde , o sinal fechou parei minha bike e logo passou por mim um ciclista xingando pelo fato de eu ter parado , pensei depois o cara se acidenta e acha que não tem sorte.
é necessario haver respeito mutuo entre os usuários , respeitar o próximo naquilo na suas ideais e vontades !! você gosta de moto ? bom pra você!!, você gosta de carro ? bom pra você tb, eu gosto de bike bom pra mim !!
3 0
Ótimo trabalho, Willian. Colocamos o seu mapa no nosso último post, porque ele está realmente muito bom. Parabéns!
0 0
na região do ipiranga, saude, cambuci não existe faixas. seria interessante fazer uma faixa na Ricardo Jafet.
2 0
Parabéns pelo site Willian e toda equipe do VdB! Já está nos meus favoritos. Mesmo não possuindo uma bike, praticamente todos os domingos tenho aproveitado as ciclofaixas de lazer. Tenho uma pergunta: a ciclofaixa Parque do Povo – Futuro Parque do Chuvisco, mais precisamente na avenida Berrini, está funcionando aos feriados? Pretendo começar meu percurso amanhã dali, mas não tenho experiência em andar de bike entre carros (mesmo que o movimento destes seja bem menor no domingo rs), caso a ciclofaixa naquele local esteja desativada devido às obras do corredor de ônibus na avenida. Obrigado!
1 0
Luan, obrigado pelos elogios! Aquele trecho tem funcionado normalmente junto com o restante da Ciclofaixa de Lazer. Ela funciona aos domingos e feriados nacionais, salvo algumas exceções. Abraço!
1 0
Srs, parabéns pela iniciativa! Mas julho de 2014 já é bastante desatualizado. Tem ciclofaixa na França Pinto que não está no mapa, só assim de relance vi essa desatualização. Deve haver outras. Tem umas próximas à PUC e próximas á FAAP que tb não estão sinalizadas aqui. Sugiro que esta atualização seja mensal ou bimestral. Obrigado.
1 0
Walter, tem atualização o tempo todo, dá bastante trabalho… Para atualizar este mapa, temos que exportar o outro, que tem todas as ciclovias e é atualizado pela CET (veja aqui), para um formato intermediário, apagar na mão as ciclovias presentes neste, importar, corrigir erros relativos a acentuação e fazer diversos outros acertos pequenos. Dá bastante trabalho e nos tomaria um tempo que hoje usamos para produzir novas matérias. Mas vamos tentar atualizar assim que possível. 😉
0 0
Amigos, por favor, posso andar com bicicleta a motor nas ciclofaixas? A lei permite? Obrigada!
0 0
Se o motor for elétrico e estiver dentro do determinado pelo Contran (veja aqui), sim. Se for motor a combustão, não é bicicleta, é ciclomotor, e deve utilizar a via junto aos demais veículos motorizados. :/
0 0
Uma ciclovia na Giovanni Gronchi seria uma mão na roda, pois é uma avenida de grande movimento e que interliga importantes pontos de acesso. Eu mesma estou ansiosa por uma futura obra, pois utilizaria a bike como meio de transporte para o trabalho.
1 0
Difícil sair uma ciclovia na Giovanni, e ainda mais agora que tem corredor de ônibus nela, a alternativa pra quem vai da Av Joao Dias até a ciclovia da Av Eliseu de Almeida, é utilizar a ciclovia da Av Hebe Camargo que passa por dentro do paraisópolis, sim eu acredito ser mais seguro atravessar paraisópolis por dentro como se fosse um morador local, é mais fácil ser assaltado na Av Giovanni do que estando dentro da favela, minha opnião, O final da ciclovia é uma estradinha de terra que beira um córrego atrás do colégio Porto Seguro que só passa bike e pedestre, algumas motos de vez em quando, vc vai sair na Av Jules Rimet atrás do Estádio do Morumbi, dali é só pegar a ciclovia da João Saad, esse caminho é praticamente plano por incrível que pareça.
0 0
[Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]
Esse comentário não tem feito muito sucesso. 1 9
Se vc andar pelas ruas do bom retiro a tarde, tem uma senhora da sua idade que é um exemplo de disposição, e acredito eu que essa senhora tenha uma opinião diferente a sua… ela anda todo dia…
Comentário bem votado! 6 0
Não vejo porque seja triste ir trabalhar de bicicleta. Pelo seu nome eu deduzo que seja oriental e milhares de japoneses fazem isso todos os dias. Na Europa muita gente também vai trabalhar de bicicleta. São Paulo esta intransitável por causa do excesso de carros e precisa de meios de transporte alternativos.
2 0
Moro próximo ao metrô Santana, gostaria de saber qual seria o melhor caminho, pedalando, para o Parque do Ibirapuera?. Observei que na região da ZN existem poucas ciclofaixas, e nenhuma que interligue com outras regiões.
Valeu!!!
2 0
Não tem ciclofaixa interligando tudo,tem melhor que isso: Ciclovia definitiva…dá para vc ir dai de Santana até o Ibirapuera a maior parte só por ciclovias, começando pela ciclovia da Braz Leme que está interligada com a ciclovia do eixo central que por sua vez está interligada com a ciclovia da Vergueiro – Paulista….e para o trechinho final até o Ibirapuera, aos domingos, tem ciclofaixa até a porta do Parque.
1 0
Por favor, gostaria de saber como entro na ciclofaixa do Rio Pinheiros da Estação Cidade Jardim e como saio na Estação Berrini. É possível fazer isso?
Grata!!!
0 0
Caroline, infelizmente não é possível acessar a ciclovia por qualquer estação. A lista dos acessos existentes está aqui: http://vadebike.org/2012/10/acessos-ciclovia-rio-pinheiros-horarios/
0 0
Ontem, pela primeira vez, utilizei o BikeSampa. A central estava sem comunicação, impedindo que eu utilizasse o Bilhete Unico. Porém, utilizei o aplicativo pelo celular e liberei a bike. Apesar de ter gasto menos de meia-hora para ir do trabalho até perto de casa, já é alguma coisa para exercitar e diminuir pessoas no transporte público. Muito fácil de usar. Recomendo a todos !
3 0
Pessoal.
Moro na Vila Matilde e trabalho na Vila Mariana. Comprei uma bike recentemente e estou me condicionando para usá-la como meio de transporte até o trabalho. Pretendo utilizar a ciclovia que vai até o Metrô Tatuapé. A partir daí, não há ciclovia até a Sé (ou Vergueiro). Gostaria de saber se há algum projeto da prefeitura para interligar esses pontos (Tatuapé até a ciclovia da Sé/Vergueiro), pois conheço diversas pessoas que topariam ir ao trabalho se essa interligação ocorresse, considerando que elas se sentem inseguras no trânsito. Grato a todos.
2 0
William,
Comecei a usar as ciclovias da região do Centro/Barra Funda e Santana, estou tirando fotos sobre as coisas estranhas e bizarras que encontrei nesse caminho. Tem como usar isso no Vádebike p/ em alguma reportagem ou post ajudar os demais ciclistas?
2 0
Rodrigo, envie para contato@vadebike.org, temos que avaliar caso a caso.
0 0
Acho que isso é uma excelente ideia. Poderíamos fotografar os acessos, alguns problemas nas ciclovias como faixas com buracos ou alguns transtornos e poder publicar sobre o local na ciclovia, como um PIN. Assim não só facilita ao ciclista saber como acessar as diversas faixas como ficar alerta para problemas na pista. Fica para a coordenação avaliar.
0 0
A ciclofaixa chegou mas tambem junto com ela vieram os “LADRÕES”que te abordam levando mochila celular e sua BIKE.
1 0
É a ciclofaixa parece ser uma certeza de ter um ciclista ali, o que facilita o trabalho dos ladrões. Desta forma, em periferia, e, em vias de pouco movimento é temerário fazer as ciclofaixas, além de deparar com carros, caminhões e ônibus, estacionando e invadindo as ciclovias. Fez se a adequação nas vias, mas não fizeram adequações na região. Ciclovia ou ciclofaixa é integrativo, por isto, não adianta muito resolver implantar sem levar em conta outros fatores, como segurança, alvará de funcionamento de estabelecimentos comerciais que fazem descarga e carga, etc … tem esse problema de segurança, …
0 3
Risco de assalto qualquer pessoa corre em São Paulo, seja andando de bicicleta, a pé ou de carro. Pra malha cicloviária ser eficiente é preciso interligar tudo, inclusive os bairros da periferia.
1 0
Tudo bem pessoal do Vá de Bike. Precisa atualizar o mapa com as ciclovias (permanentes). Abraço!
Comentário bem votado! 4 0