bicicletas compartilhadas

Sistemas de bicicletas compartilhadas têm se tornado cada vez mais comuns em todo o mundo. Foto: Willian Cruz/VdB

7 vantagens das bicicletas compartilhadas

Descubra como usar as bicicletas compartilhadas e saiba como elas podem melhorar sua vida – mesmo se você já tiver uma bicicleta

Sabia que as bicicletas compartilhadas podem facilitar sua vida, mesmo se você já tiver uma bike? É o que vamos te mostrar nesse episódio da série Pedalando Todo Dia.

Já demos aqui 5 dicas para pedalar com segurança, mostramos as vantagens da bike como meio de transporte, contamos como traçar uma rota segura e ensinamos várias maneiras de carregar suas coisas enquanto pedala.

Dessa vez, viemos contar as vantagens das bikes compartilhadas, ou bicicletas de aluguel. E no final tem dicas importantes, que vão ajudar a aproveitar melhor o limite de tempo que você tem com elas!

Esse vídeo é parte da série Pedalando Todo Dia, pensada para ajudar quem quer usar a bicicleta no dia a dia. Veja todos os episódios aqui

Se você gostou desse projeto e gostaria de apoiá-lo para que possamos produzir mais episódios, entre em contato por e-mail! Além de ajudar a mobilidade urbana sustentável, sua empresa também pode se beneficiar com uma imagem de marca positiva 😉

1Vá de bike sem ter bike

Já contamos nessa série as vantagens de andar de bicicleta e por que vale a pena fazer adotar a bicicleta como meio de transporte. Também demos várias dicas pra quem vai pedalar nas ruas.

Mas talvez você ainda esteja na dúvida se vale mesmo a pena fazer isso. Ou talvez não tenha bicicleta. Ou tem uma que não está em boas condições…

E é aí que entra a primeira vantagem das bicicletas de aluguel ou compartilhadas: você não precisa ter uma bicicleta para sair de bike por aí.

É como se você já tivesse uma bike. Que está ali, disponível para você. Assim, você pode experimentar a bicicleta como meio de transporte por um dia, talvez numa distância mais curta, para entender na prática como uma bike pode te ajudar.

Pronto pra fazer essa experiência?

Estação do sistema Bike Sampa, no Itaim Bibi. Foto: Willian Cruz/VdB

2Economize dinheiro com as bicicletas compartilhadas

Como você não precisa ter uma bike própria, usar uma compartilhada acaba saindo bem mais barato.

Não só pelo custo de comprar uma bicicleta, mas também pelos gastos que você teria com manutenção e substituição de peças. Nas compartilhadas, você não tem que se preocupar com isso. A equipe de manutenção trabalha continuamente pra manter as bikes em boas condições.

Além dessa economia, ainda tem outras, sobretudo se compararmos com o uso do carro. Quanto você realmente gasta para ir de carro para o trabalho? Geralmente pensamos logo no combustível, mas há vários outros gastos, a começar pelo estacionamento. Se somarmos com as manutenções então, que apesar de eventuais costumam ser caras…

Carros abastecendo em posto de combustivel
Quanto realmente custa manter um carro? Foto: Willian Cruz/vadebike.org

3Estacionamento e furtos

Uma das dificuldades que enfrentamos chegando de bicicleta nos lugares é conseguir um lugar pra estacionar a magrela em segurança.

Muitas vezes não há bicicletário e temos que arriscar parando em um poste, grade ou suporte na rua. E sempre fica aquela sensação de insegurança, que nos deixa pensando se a bicicleta ainda estará lá quando voltarmos.

Com a bike compartilhada, você não se preocupa com isso: é só entregar a bicicleta numa estação e caminhar até o seu destino.

Bicicleta presa em poste
Foto: Willian Cruz/VdB

4Aproveite melhor o seu tempo

A gente já sabe que a bicicleta é mais rápida que o carro nos horários de pico. Mas ela também é mais rápida que ir a pé, principalmente se a distância for maior que 1 km.

No entanto, a vantagem não se limita a chegar mais rápido. Com a bicicleta, você aproveita melhor o seu tempo. Afinal, é muito mais agradável e divertido ir de bicicleta pra algum lugar do que ficar travado de carro no trânsito.

ciclista bicicleta compartilhada ciclovia congestionamento
Ciclista passa por dezenas de carros parados no congestionamento em São Paulo: cena comum nos horários de pico. Foto: Willian Cruz/VdB

5Praticidade das bicicletas compartilhadas

Mesmo se você não tiver se planejado para usar a bike naquele dia, a bicicleta compartilhada estará lá pra te ajudar. Se aparecer um compromisso no meio do dia, se você resolver almoçar um pouco mais longe ou se decidir voltar de bicicleta para casa, é só ir até uma estação e seguir pedalando.

E também fica fácil combinar a bike com o transporte público. Você pode fazer um trecho de ônibus, trem ou metrô e o outro de bike compartilhada. Assim você economiza tempo e dinheiro.

estação de bicicletas compartilhadas ciclovia
Foto: Willian Cruz/Vá de Bike

6Menos esforço com as bicicletas elétricas

Em muitos lugares, existe também a opção de usar uma bicicleta elétrica compartilhada, que vai te ajudar a se deslocar com menos esforço.

Além disso, uma e-bike tem um custo maior de aquisição. Dessa forma, usar uma bike compartilhada elétrica acaba sendo também uma boa maneira de ter esse conforto sem precisar fazer um investimento grande.

bicicleta compartilhada elétrica
Bicicleta elétrica compartilhada do sistema Bike Sampa. Foto: Willian Cruz/VdB

7Benefícios à saúde

Já sabemos que andar de bicicleta é um ótimo exercício. E o simples hábito de usar a bike para ir ao trabalho, por exemplo, já traz enormes benefícios à saúde.

Afinal, meia hora de deslocamento diário em bicicleta costuma ser suficiente pra atender às recomendações de atividade física da Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso porque a recomendação do órgão é praticar de 150 a 300 minutos de exercício por semana.

Usando a bicicleta como meio de transporte, você estará fazendo bem para o seu corpo e sua saúde. E o melhor: de uma forma muito agradável e divertida!

ciclistas bicicleta compartilhada ciclovia
Ciclistas pedalam bicicletas compartilhadas na ciclovia da Av. Berrini, zona sul de São Paulo. Foto: Willian Cruz/VdB

Como usar as bicicletas compartilhadas da Tembici

A Tembici opera sistemas de bicicletas compartilhadas em várias cidades do Brasil e algumas no exterior. Essas bicicletas podem ser encontradas em estações automatizadas e liberadas por aplicativo.

No vídeo mostramos na prática como usar as bicicletas compartilhadas, em 3 simples passos:

1Instale o aplicativo e faça seu cadastro. Esse passo você só precisará fazer uma vez.

2Escolha um plano, que pode ser só pra usar a bicicleta naquele dia ou para já deixar o serviço disponível por um período mais longo.

3Vá até uma estação e libere a bicicleta pelo app. Essa liberação pode ser feita lendo o QR code da bike, digitando o código que acompanha esse QR code solicitando um código de liberação para digitar no próprio totem.

bicicleta compartilhada qr code app
Bicicletas podem ser liberadas pelo app através da leitura do QR Code. Foto: Thomas Wang/VdB

Dicas importantes sobre as bicicletas compartilhadas

Com essas dicas simples, você vai otimizar o tempo que tem disponível pra circular com a bicicleta.

Antes de retirar a bicicleta na estação:

1Verifique os freios e os pneus. Isso é feito apertando os acionadores de freio e verificando se o pneu está bem rígido.

2Gire o pedal para trás, para ver se está tudo certo com a corrente também.

3Se você for levar alguma coisa no cesto, já prenda com o elástico antes de liberar a bike.

4Regule o banco (selim) na altura que for mais confortável e adequada para você. Lembre-se de não deixar o selim muito baixo, para não ter dores no joelho.

bicicleta compartilhada
Antes de retirar a bike: teste freios, verifique pneus e regule o selim. Foto: Thomas Wang/VdB

Se quando você sair com a bicicleta, perceber que ela está com algum problema, não se preocupe. Você tem cinco minutos pra devolver a bike sem nenhuma cobrança. Basta encaixar a bicicleta na mesma estação de onde você a retirou e apertar o botão de manutenção.

Esse botão também deve ser usado quando você perceber algum problema na bike durante o trajeto. Ele serve para sinalizar à equipe operacional que aquela bicicleta precisa ser revisada.

bicicletas compartilhadas
O botão de manutenção deve ser acionado para avisar que a bicicleta está com problemas. Foto: Thomas Wang/VdB

Próximos vídeos

Esse vídeo encerra o primeiro bloco da série Pedalando Todo Dia, que tem ajudado tanta gente a se deslocar de bicicleta pela cidade.

O Vá de Bike segue em busca de um apoiador, para viabilizar mais vídeos para essa série. Quer envolver sua marca nessa iniciativa bacana? Chama no e-mail: contato@vadebike.org

A gente quer que você pedale e que isso seja positivo, seguro e agradável na sua vida. Por isso inscreva-se agora no nosso canal para ser notificado de nossos próximos vídeos!

Pedalando Todo Dia

Pensando tanto em quem ainda tem receio de usar a bicicleta, quanto em quem já pedala mas busca segurança e praticidade nos deslocamentos, o Vá de Bike lançou o projeto Pedalando Todo Dia.

Estamos publicando vários episódios em nosso canal do Youtube, mostrando na prática que usar a bike no dia a dia pode ser bem mais simples e seguro do que parece. E o melhor: é uma ótima forma de transformar aqueles deslocamentos chatos e cansativos em um momento de lazer. Você merece, não é mesmo?

A bicicleta é um meio de transporte incrível e econômico, que pode melhorar sua saúde, sua vida e a cidade em que você vive. Então vamos juntos, pedalando todo dia! 😉

Continuidade

Os primeiros episódios foram produzidos com o apoio do programa de aceleração de projetos Vai Longe, uma iniciativa da Tembici em parceria com a Transporte Ativo.

Nosso objetivo é que a série seja contínua, trazendo informações e dicas importantes para pedalar de forma prática, leve e descontraída. Se a sua empresa ou organização quiser pedalar com a gente nesse projeto, envie um e-mail! contato@vadebike.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *