Sabe como pintaram a Ciclovia Rio Pinheiros?

Detalhe da pintura nova. Perceba a textura diferente, com maior aderência que a do trecho original.

Imagem: Renata Falzoni

havíamos comentado aqui no Vá de Bike sobre a pintura nova da Ciclovia Rio Pinheiros, com maior aderência. Nesse vídeo da Renata Falzoni, o segredo é revelado: pó de vidro.

Se você observar na foto acima (clique para ampliar) verá algo que parece uma poeira branca por cima da tinta vermelha. Quando tirei a foto, me pareceram microesferas de vidro. Não é bem um pó, porque não corta e não tem lascas. Fiquei me perguntando por que colocariam isso no meio da tinta. Seria para refletir farol de carros? Não fazia muito sentido.

Mas agora, sabendo que é para aumentar a aderência, dá para entender. As pequenas esferas tornam a superfície da tinta irregular, aumentando a superfície de contato e gerando atrito com os pneus, como o asfalto geralmente faz.

E pra pintar a faixa amarela?

Será que contratam um cabra bom, que consegue traçar quilômetros de faixinha amarela sem tremer a mão? 🙂

Não, tem jeito mais fácil. O leitor Rodrigo Timpani mandou as fotos abaixo, que mostram como é feita essa linha divisória:

Ciclofaixa de Lazer

As fotos acima me lembraram dessas outras, tiradas em fevereiro de 2010, quando a Ciclofaixa de Lazer ainda funcionava só até o meio-dia (hoje, opera até as 16h). Olha o tamanho do stencil:

Tem fotos interessantes ou curiosas, de sua autoria, sobre o uso da bicicleta? Manda pra cá que a gente avalia e publica!


20 comentários para Sabe como pintaram a Ciclovia Rio Pinheiros?

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>