Foto: Paulo Dimas

Aprenda a andar de bicicleta com um Bike Anjo

As oficinas gratuitas ensinam jovens e adultos, de todas as idades, a se equilibrarem em uma bicicleta. E em várias cidades, veja as datas!

Leia também
Vídeo mostra a alegria de aprender a pedalar
Não há idade para aprender a andar de bicicleta
Saiba como ensinar adultos a pedalar

Cada vez mais gente tem vontade de pegar uma bicicleta e sair por aí, mas muitos ainda não tiveram a oportunidade de aprender a pedalar. Por isso, os voluntários do projeto Bike Anjo criaram oficinas regulares, em diversas cidades, para ensinar pessoas de todas as idades a se equilibrarem em uma bicicleta!

A EBA! – Escola Bike Anjo, oferece diversas atividades gratuitamente: aprender a se equilibrar nas duas rodas da magrela, dicas e truques para pedalar com segurança nas ruas, para ir ao trabalho de bicicleta e até formação de novos Bike Anjos.

Veja as datas e locais, em várias cidades do país: bikeanjo.org/blog/eba

 

Dona Nice, de 82 anos, aprendendo a pedalar com o Bike Anjo Marcos Jana. Foto: Paulo Dimas

Aprendendo a pedalar na idade adulta

Direcionada a quem ainda não sabe andar de bicicleta mas tem vontade de aprender, a oficina consiste em uma aula prática ao ar livre e atende jovens e adultos que nunca pedalaram antes. Por isso, o que importa é apenas sua determinação e vontade de aprender!

A oficina atende crianças e jovens a partir de 12 anos, para evitar acidentes com crianças pequenas, já que a praça fica cheia. Mas se você, pai ou mãe, quiser levar seu filho pequeno para ajudá-lo a tirar as rodinhas, os voluntários podem ajudar com dicas e técnicas para que juntos vocês consigam fazer isso de maneira mais simples.

E o pessoal da melhor idade também será muito bem recebido. Afinal, nunca é tarde para começar!

Só na cidade de São Paulo, os Bike Anjos já ensinaram 3.072 pessoas a pedalar, sendo 423 homens, 2.234 mulheres e 415 crianças (números até fevereiro/2018). Venha aprender você também!

 

As oficinas Aprendendo a Pedalar são para todas as idades! Foto: Gabriela Kato

Paciência, atenção e respeito

As pessoas que participam das oficinas são sempre bem recebidas, instruídas com paciência e carinho e, com poucas exceções, conseguem aprender logo no primeiro dia.

Vale a pena ler o relato carregado de emoção da Jeanne, contando como foi especial poder ensinar meninas adultas a andarem de bicicleta, em uma oficina das Pedalinas. Uma delas, a Esther, escreveu um belíssimo texto, publicado no site das Pedalinas, contando como foi aprender a andar de bicicleta e sair com ela nas ruas. E descreve a bicicleta como liberdade, independência e autonomia.

Sempre que me pedem para definir com uma única palavra o que significa a bicicleta, respondo liberdade. Porque, no fim, é isso o que melhor descreve poder se deslocar pela cidade a qualquer momento, deslizando pelas ruas como se os congestionamentos não existissem.

 

Mais detalhes

Não é necessário levar bicicleta, mas se você já tiver uma e puder levar, terá a oportunidade de aprender já com a bike que pretende usar. E ainda receberá dicas de ajustes para ter uma melhor experiência com ela ao pedalar.

A oficina é gratuita, pois é organizada por voluntários que querem uma cidade melhor, com mais bicicletas e mais pessoas felizes nas ruas.

Para todas as pessoas, sem limite de idade.

Se você já sabe pedalar e quer algumas dicas de segurança para pedalar nas ruas, haverá muita gente experiente por lá para te ajudar.

O encontro só costuma ser cancelado em caso de chuva forte.

 

Quando e onde?

A lista de cidades com Escola Bike Anjo cresce a cada dia. Veja todas elas, com informações sobre local, dia e horário, nesta página.


 

Bike Anjo

O Bike Anjo é um projeto onde ciclistas experientes ajudam gratuitamente quem usar a bicicleta nas ruas com segurança, ou mesmo quem quer aprender a se equilibrar em duas rodas.

Além das oficinas ensinando a andar de bicicleta, os voluntários acompanham os iniciantes em suas primeiras pedaladas, ajudam a escolher rotas mais tranquilas, passam conceitos de segurança e comportamento no trânsito e ensinam o básico da utilização da bicicleta. A pessoa interessada preenche um formulário no site do Bike Anjo e é colocada em contato com um ciclista experiente em sua região, que o atende gratuitamente.

Os voluntários do projeto Bike Anjo têm experiência em ajudar iniciantes, que saibam ou não como se equilibrar em uma bicicleta, a ganhar as ruas e conquistar sua liberdade.

 

Compartilhe essa página no Facebook, usando os ícones abaixo,
e ajude a divulgar as oficinas!

187 comentários em “Aprenda a andar de bicicleta com um Bike Anjo

  1. Tenho 55 anos e um GRANNNNNNNDE sonho de aprender andar de BICICLETA. Na minha infância; não podia usar calça comprida por motivos religiosos… via meu pai e meus irmãos pedalando e era obrigada a resignação.
    Um dia desses vi na televisão, um rapaz falando do “Angel Bike” só hoje entrei no site…
    Em 2017 aprenderei andar de bicicleta. Vou entrar em contato com um Angel.

    Até breve.
    Marina

    Thumb up 3 Thumb down 0

  2. Eu quero aprender andar de bicicleta,pois na mibha infacia nem bicleta tive já fui obesa hojê já ñ mas faço caminhada participou de corridas de rua etc e meu sonho aprender andar de bicicleta adoraria além de aprende fazer parte de grupos que pedalam me ajudem tenho 60 anos ainda ñ tenho bike mas meu filho tem obrigada

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Boa tarde!

    Desde de muito nova tive tinha vontade de andar de bicicleta,porem não pude aprender pois no orfanato eram muitas crianças. Ainda não perdi a esperança de aprender. Por favor me ajudem.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Olá a todos (as).

    Sou professor Fabio, do curso de Enfermagem e Obstetrícia da UFES (federal do Espírito Santo) e farei defesa pública de minha Tese de Doutorado intitulada “HOMENS E ACIDENTES DE BICICLETA: CUIDAR E CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA”, na Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ no dia 02 de dezembro de 2016. A população masculina foi selecionada por ser a mais acometida pelas causas externas de uma maneira geral e pela necessidade de se homogenizar a população do estudo, haja vista ser impossível discutir acidentes de bicicleta na população geral, já que há diferenças de uso/comportamentos entres os grupos populacionais (crianças, adolescentes, mulheres, homens, idoso). A pesquisa também tem como propósito reforçar a discussão masculinidade e acidentabilidade e a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.

    Deste modo espero poder contribuir de algum forma para tornar o fenômeno do ciclismo mais seguro para as pessoas, especialmente para os homens, grupo que mais se acidenta. Sintam-se convidados para a defesa pública. Faço referencia do movimento “Vá de Bike/bike anjo” na tese. Parabéns pelo trabalho.

    Att
    Prof. Fábio Lúcio Tavares
    Professor Adjunto
    Departamento de Enfermagem
    Universidade Federal do Espírito Santo.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  5. Tenho 56 anos e não sei pedalar, quero muito aprender, moro em Niterói, como faço? Também não tenho bicicleta. Gostaria que meu nomne fosse mantido em sigilo, tenho vergonha, rsrsrsrsrsrs. Obrigada

    Thumb up 1 Thumb down 0

  6. desde criança quis aprender andar de bicicleta.Morava no Rio e meu pai não nos deixava andar pois podíamos nos machucar como minha irmã.Que bateu sua vagina na bicicleta e sangrou,foi para o hospital achando que com isso teria rompido seu hímen.
    Imagine isso para os Meus país naquela época.Hoje tem 54 anos e quero andar de bicicleta..decidi aqui agora e fui procurar na internet se havia pessoas que ensinem.
    Fiquei muito feliz e vou procurar os anjos no próximo último domingo do mês.Vou sem falar com meu filho e marido.
    Quero pegar um bicicleta e andar com eles sem falar nada.Uma surpresa.Podem me ajudar a quebrar esse trauma?
    Beijo,obrigada!
    Ah,não tenho bicicleta.Moro em Belo Horizonte.Aqui ainda tem na praça perto do Colégio Arnaldo?E é no último domingo de cada mês?De 14 a 18 horas?

    Thumb up 3 Thumb down 0

  7. Moro em São paulo na zona norte, tenho 57 anos, e gostaria muito de aprender a pedalar, poderia indicar um professor particular, quero aprender o quanto antes.
    obrigada
    Maria José.

    Thumb up 0 Thumb down 2

  8. Acho maravilhosa essa oportunidade que vcs oferecem as pessoas que desejam aprender a pedalar. Gostaria de aprender tb.Mas moro no Rio e não tenho bike.Qdo vcs estiverem por aqui, me avisem. Quero contribuir comprando uma camisa. Como faço?

    Thumb up 1 Thumb down 0

  9. Gostaria de aprender a pedalar. Tenho 50 anos será que ainda consigo?
    Tem um problema não tenho bike moro em Salvador.

    Obrigada;

    Thumb up 0 Thumb down 0

  10. Moro em Natal/RN preciso saber quando acontecer Bike anjo novamente, quando vi o anuncio foi tarde, preciso aprender até julho. aguardo retorno. Jessi

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *