Cuidado com as portas dos carros parados

Leia esse relato de um acidente com uma porta de carro abrindo, veja em vídeo e saiba como se posicionar na via para que não aconteça com você.

Mantendo distância dos carros parados, você evita acidentes com os distraídos que abrem a porta sem olhar

O motorista abriu a porta totalmente, empurrando-a com o pé, sem me ver passar. Ele abriu tão rápido e tão sincronizado com o momento em que eu passei, que levei o maior susto! Ainda bem que não passo rente aos carros parados e deixo sempre um espaço de pelo menos um metro, mesmo que outros motoristas reclamem que estou “no meio da rua”. Se eu estivesse pedalando um pouco mais perto dos carros estacionados, teria me estabacado na porta e caído no meio da rua.

“UOOOOoooouuu… Quase, hein!!” – gritei para o distraído, enquanto tudo acontecia. Ele certamente ouviu e percebeu, mas terminou de sair do carro fazendo de conta que nada tinha acontecido e que ainda não estava me vendo. Creio que por vergonha, já que a rua estava cheia de gente e todo mundo ficou olhando. Pelo menos ele percebeu e talvez na próxima vez tome mais cuidado antes de abrir a porta.

Código de Trânsito Brasileiro obriga a olhar antes de abrir a porta

“Art. 49. O condutor e os passageiros não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via.

Parágrafo único. O embarque e o desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada, exceto para o condutor.”

Dicas para o ciclista urbano

1Como se manter seguro

2Pedalando para o trabalho (vídeo)

3Não pedale na contramão

4Ocupe a faixa

5Cuidado com as portas

6O que diz o Código de Trânsito

710 dicas para os dias de chuva

8E se a empresa não tem chuveiro?

97 truques para as subidas mais difíceis

107 dicas para pedalar de madrugada

11Medo de pedalar nas ruas?
Chame um Bike Anjo!

128 dicas para pedalar nos dias frios

Um acidente real

Já levei uma portada uma vez, no início de 2001. Estava pedalando com um amigo que ia à minha frente e, assim que ele acabou de passar pelo carro parado, o motorista abriu a porta entre nós dois. Não houve tempo para nada: o guidão bateu na lateral da porta, a bicicleta virou de lado e eu aterrissei no meio da rua, batendo com o joelho no asfalto.

Por sorte a rua estava tranquila naquele momento. Se eu caísse em frente a um carro que estivesse passando por ali, mesmo em baixa velocidade, eu poderia não estar escrevendo para o Vá de Bike hoje.

Tentei levantar, mas não consegui firmar a perna e caí de novo. Levei alguns minutos para superar a dor no joelho e ficar de pé. Depois disso ainda consegui pedalar devagar até em casa, que estava a mais ou menos um quilômetro dali, por sorte sem nenhuma subida. No dia seguinte, mal conseguia andar; subir escadas então, nem pensar. Fui a um ortopedista, que diagnosticou que eu não havia quebrado nada e que não era muito grave. Mas fiquei ainda uns quinze dias sentindo dores e sem conseguir pedalar.

Claro que na hora em que tudo aconteceu fiquei morrendo de raiva. Minha vontade era de “descer o braço” no irresponsável que abriu a porta daquele jeito, olhando para dentro do carro enquanto a esticava até o final. Mas o que isso iria mudar?

O rapaz ficou super preocupado, queria me levar para o hospital e pediu mil desculpas. Não foi de propósito e ele visivelmente se arrependeu. Me ver ali caído por culpa dele foi lição suficiente, dava para ler isso em seus olhos. Depois disso, nunca mais deve ter aberto a porta sem olhar.

Ele certamente aprendeu sua lição. E eu a minha.

Como evitar as portadas

Quem leva uma portada dessas nunca mais esquece. E foi lembrando dela que escrevi parte destas dicas, que recomendam ocupar a faixa e manter distância dos carros estacionados, mesmo que alguns motoristas não entendam e reclamem. E foi justamente essa recomendação que me salvou no dia daquele primeiro relato lá de cima (e tantas outras vezes, algumas das quais nem me dei conta).

E uma dica adicional: iluminação dianteira ajuda bastante a evitar esse problema, já que à noite os motoristas buscam uma luz se aproximando para saberem se podem abrir a porta. Mas tem que ser branca, para que essa pessoa saiba que você está vindo em sua direção, e piscante, para que consiga chamar atenção mesmo tendo uma intensidade luminosa muito menor que a de uma moto.

Recomendo também a leitura deste post sobre o assunto, do excelente blog chileno Ciclismo Urbano (em espanhol).

E você, já levou uma portada? O que tem feito para evitar?

O vídeo abaixo, do Ciclista Capixaba, mostra alguns exemplos do que pode acontecer se você pedalar perto demais dos carros parados.


52 comentários em “Cuidado com as portas dos carros parados

  1. Boa noite! Acredito que todos os ciclistas que andam nas ruas já tenham passado por esse tipo de problema! Me atrevo a considerar que se trata de condutores de veículos pouco educados no trânsito… Com isso, nós ciclistas, temos que ter uma condução defensiva na bicicleta, ou seja, olhamos para a frente e tentamos adivinhar o que poderá ocorrer pelo caminho… Mas um dia teremos estrutura adequada para um pedal seguro no trânsito. Até lá, abraços!

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Boa tarde a todos.

      Sou ciclista e motociclista há 35 anos.
      Não podemos esquecer que há muitos pontos cegos e, às vezes, o motorista olha e não vê o ciclista. Por isso, deve existir uma distância segurar para a pilotagem de duas rodas.

      Thumb up 3 Thumb down 0

  2. Eu estava voltando do trabalho, em uma rua de decida e muito movimentada… Havia um carro estacionado, mais eu não notei que a pessoa iria abrir a porta já que eu não vi o olhar dela no retrovisor, entanto continuei descendo, só que bem na hora nem deu tempo de brecar ela abriu a porta e pá, bati com tudo meu rosto no chão (foi literalmente o breque) e ralei o ombro e bati o joelho… minha bicicleta ficou danificada, diz a meliante que nessa segunda-feira 21/05/18 vai pagar o concerto, espero porque é meu único veículo de transporte.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  3. Já aconteceu comigo, tentei desviar mais foi pior, bati a roda traseira e caí próximo ao centro da via. Graças a Deus o veículo que vinha atrás desviou. Levantei enfurecido mais ia fazer o que? Tive que carregar a bike pq a roda de traz travou de tanto que empenou, só senti as dores no outro dia. Detalhe, o mau carater não pagou o prejuizo. Dica: Comprem uma buzina ou apito, na dúvida não custa mostrar que você está ali.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  4. Excelente matéria, eu, infelizmente, aprendi na prática a lidar com essa situação… Ano passado (maio/2015) estava atravessando a cidade para pedalar em um lugar “mais seguro”, no final da tarde, sem iluminação dianteira, e um carro abriu a porta, não deu tempo de pensar em nada, só no “bati!”, a parte de baixo da porta travou no meu quadro, me alavancando, caí de mal jeito no asfalto, e quebrei a clavícula esquerda, tive de fazer cirurgia, ao menos o carro tinha seguro, cobriu os 15 mil reais médicos, e os 9 mil de uma speed nova. Mas no começo deste ano (2016) um amigo não teve a mesma “sorte”, a ponta da porta atingiu o seu pescoço e ele morreu no local… Foi assustador para todos, hoje em dia a maioria pedala ocupando o meio da faixa, e dane-se as buzinas e o que os motoristas pensam.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  5. Antigamente era mais fácil evitar portas que se abrem em nossa frente porque os vidros eram transparentes e era possível ver a movimento do motorista. Insufilm só serve pra atrapalhar os outros e de se esquecer crianças dentro do carro. Sou totalmente contra a utilização desta desgraça.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  6. Não consigo entender o problema do Brasileiro, em especial o Carioca, em não utilizar os apetrechos q o carro oferece para uma condução segura.
    Quem é que abre a porra da porta pra sair do carro, sem olhar pro retrovisor antes???
    Conclusão, vinha eu de bike, e o fdp abriu a porta em cima de mim. Freei, mas não foi o tempo suficiente….rodopiei, caí com a bike em cima de mim e bati a cabeça em uma caçamba de entulho na rua.
    E vcs acham q o cara veio prestar ajuda? Claro q não…enqto eu estava praticamente em Marte, arriada no chão, o cara estava preocupado com a porta dele.
    Os funcionários do Sto Amaro vieram correndo, tiraram a bike de cima de mim, recolheram minha bolsa e compras espalhadas pelo meio da rua, me colocaram sentada enqto estava ainda tonta….o cara depois veio e falou: “O máximo que posso fazer é te pedir desculpas, e ficar com o prejuízo q VC me deu na porta”.
    Oi??? Eu que dei??? Brincadeira ter q ouvir isso depois disso tudo….e ainda fiquei com prejuízo de R$160,00 pq a cadeirinha do Lipe quebrou inteira….sem contar o susto e as dores q sinto agora. Torço pra q da próxima vez, seja um caminhão na porta dele, ao invés de uma bicicleta….
    Agora imagina se estivesse com as crianças???

    Alguém pode me informar se cabe processo? Consegui tirar foto do carro dele, da placa e modelo…não aconteceu nada com a porta dele.Cabe entrar com uma ação, já q estou toda machucada e a cadeirinha do meu filho quebrou em vários pedaços e fiquei no prejuízo?

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 1

  7. Putz, esse vídeo é phoda. Toda vez que vejo me dá um frio na espinha…

    Bão… eu nunca mais tive que me preocupar com isso, desde que passei a ocupar o centro da faixa (na verdade, dependendo da largura dela, até um pouco mais à esquerda) em relação aos veículos estacionados. Melhor prevenção não há, fato. Mas às vezes…

    Ainda tenho que me preocupar, e dar uma reduzida, quando percebo à frente um veículo estacionado com intenção (dando seta ou não, e isso infelizmente ocorre) de sair da vaga. Isso também me dá um frio na espinha. Pois duas ou três vezes quase me “pegaram” nessa saída (ou por causa do tal ponto cego, ou devido àquela idiotice cega de motorista que deixa engatado o “phoda-se todo mundo menos eu”). Sorte que eu estava devagar e o pior não aconteceu.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  8. Dirijo caminhão há mais de 10 anos em SP, e também já tirei várias finas de portas que se abrem. Com o tempo a gente adquire uma espécie de sexto sentido, e quase adivinha quando a porta vai abrir. No meu caso, obviamente o motorista SEMPRE leva a pior…

    Thumb up 2 Thumb down 0

  9. O problema é que nem toda cidade existem corredores que deem espaços para o ciclista trafegar. Eu já quase arranquei a porta de carro. Era 3:30 PM. O carro desligado com vidro escuro, é impossível ver se tem alguém la dentro, não tinha luz, não tinha nada. A rua era estreita( ruas de Angra dos reis)na minha direção vinha outro carro. Eu reduzi a velocidade, não tinha ciclo via(em lugar algum das ruas de angra tem ciclo vias) então tive que pasar na lateral, do mesmo lado que o condutor. E ma hora em que eu o estava passando ele abriu a porta. Eu pensei ou eu bato na porta dele ou me jogo na frente do outro carro. Mas por sorte deu tempo de desviar. Mas eu queria muito que um caminhão acertasse o carro dele.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  10. Eu em uma subida leve pegando velocidade torci a porta de um corsinha ao contrário, tipo literalmente ao contrário eu esbagacei a porta do cara, na hora que eu vi que o cara abriu a porta eu nem se quer pensei em parar, não dava para fazer nada a não ser bater de encontro na porta usando-a para amortecer a queda. O filho da puta do carro se fodeu porque a porta não aguentou e virou, o bom é que agora ela abre 180º. hahahahaha E na minha bike só desalinhou o guidão com a roda e ralei a perna no guidão ficando um pouco vermelho. Ainda bem que o cara abriu a porta inteira, se tivesse sido só um pouco ai eu sem dúvidas estaria ferrado porque ela não iria virar e sim funcionar igual um bloco de concreto porque eu estava passando muito perto dos carros, mas ja tinha acontecido algo parecido comigo a algum tempo e eu sempre ando olhando para ver se ter alguém dentro do carro mas nesse dia o insulfilm era tão preto que não vi nada mesmo contra a luz. Na hora eu fiquei puto de raiva, mandei o cara se foder e ainda falei que ele ia pagar meus gastos com a bike, falei que ele tinha retrovisor e não pagava para olhar não… enfim “rodei a bahiana”. hahahaha Por sorte ainda aconteceu em frente a uma bicicletaria perto de casa, eu corri na hora lá para dentro e falei, para o rapaz que atendia que se ele achasse algo quebrado era para colocar uma peça de mesmo valor e me passar o orçamento. Ele deu uma olhada e falou, não só desalinhou mesmo o guidão e só pediu para segurar a roda com os pé e ele puxou o guidão e deu uma apertada no parafuso. hahahahaha O cara do carro estava lá tentando fazer a porta voltar para o lugar mas não estava conseguindo, ai eu passei e falei que não iria precisar pagar nada. Ele ainda foi educado e falou que me levaria no hospital, perguntou se machucou etc… ai a história mudou de cara de babaca espantado para cidadão, então pedi desculpas por ter falado alto e xingado ele e ficou por isso mesmo.

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *