Conheça o projeto Bike Anjo

O Bike Anjo é um projeto onde ciclistas experientes ensinam gratuitamente as pessoas que querem aprender a usar a bicicleta com segurança. Os voluntários acompanham os iniciantes em suas primeiras pedaladas, ajudam a escolher rotas mais tranquilas, passam conceitos de segurança e comportamento no trânsito e ensinam o básico da utilização da bicicleta.

A pessoa interessada em começar a pedalar nas ruas preenche um formulário no site do Bike Anjo e é colocada em contato com um ciclista experiente em sua região, que irá passar conceitos e informações, além de combinar dia e horário mais adequados para fazer o acompanhamento nas ruas.

O Bike Anjo promove mensalmente a “Escola Bike Anjo”, que atende gratuitamente adultos que queiram aprender a andar de bicicleta. Foto: Aline Cavalcante

Os Bike Anjos são ciclistas habituados a pedalar no trânsito das cidades, utilizando a bicicleta como meio de transporte. Isso é importante, pois usar a bicicleta em seus deslocamentos é muito diferente de utilizá-la de forma esportiva ou a lazer.

Trabalho voluntário

Todos esses atendimentos individuais são feitos gratuitamente. Os Bike Anjos acreditam em uma cidade melhor, com mais qualidade de vida, menos poluição e barulho, e em uma convivência pacífica entre as pessoas que se deslocam no trânsito. Todos já fomos iniciantes um dia e sabemos como é difícil começar a pedalar nas ruas de uma cidade urbanizada.

O Bike Anjo é um projeto do qual tenho muito orgulho de participar, junto com mais de 3.600 outros voluntários, em mais de 500 cidades brasileiras. Os Bike Anjos já receberam mais de 17.000 pedidos de ajuda em todo o Brasil e estenderam sua atuação para outros cinco países, através dos parceiros Bike Buddies AustráliaBike Buddies BudapestBike Buddy Portugal (MUBi)Chicago Bike Buddies e Bike Anjo Dublin.

Se você já é um ciclista experiente, pode participar do projeto sendo um Bike Anjo. Há várias ações nas quais você pode ajudar, seja ensinando alguém a andar de bicicleta, acompanhando um iniciante ou participando ativamente nas oficinas e passeios. Vem com a gente!

Ensinando a andar de bicicleta

Muitos adultos não tiveram a oportunidade de aprender a andar de bicicleta e têm vontade de aprender. Para atender a essas pessoas, Bike Anjos organizam mensalmente, em várias cidades brasileiras, a “Escola Bike Anjo“. Ao ar livre, geralmente em uma praça ou parque, ciclistas experientes ensinam gratuitamente pessoas de todas as idades a darem suas primeiras pedaladas, tudo com muita calma e carinho, respeitando o ritmo e os limites de cada um. Tudo isso de forma gratuita. Só na cidade de São Paulo, os Bike Anjos já ensinaram 1.505 pessoas a pedalar, sendo 224 homens, 1.184 mulheres e 97 crianças (números até abril/2016). Saiba mais aqui.

Queremos atingir mais pessoas, fazer diferença em mais e mais cidades, mostrando que um trânsito compartilhado mais seguro é possível!

Dicas para o ciclista urbano

1Como se manter seguro

2Pedalando para o trabalho (vídeo)

3Não pedale na contramão

4Ocupe a faixa

5Cuidado com as portas

6O que diz o Código de Trânsito

710 dicas para os dias de chuva

8E se a empresa não tem chuveiro?

97 truques para as subidas mais difíceis

107 dicas para pedalar de madrugada

11Medo de pedalar nas ruas?
Chame um Bike Anjo!