Cuidado com as portas dos carros parados

Leia esse relato de um acidente com uma porta de carro abrindo, veja em vídeo e saiba como se posicionar na via para que não aconteça com você.

Mantendo distância dos carros parados, você evita acidentes com os distraídos que abrem a porta sem olhar

O motorista abriu a porta totalmente, empurrando-a com o pé, sem me ver passar. Ele abriu tão rápido e tão sincronizado com o momento em que eu passei, que levei o maior susto! Ainda bem que não passo rente aos carros parados e deixo sempre um espaço de pelo menos um metro, mesmo que outros motoristas reclamem que estou “no meio da rua”. Se eu estivesse pedalando um pouco mais perto dos carros estacionados, teria me estabacado na porta e caído no meio da rua.

“UOOOOoooouuu… Quase, hein!!” – gritei para o distraído, enquanto tudo acontecia. Ele certamente ouviu e percebeu, mas terminou de sair do carro fazendo de conta que nada tinha acontecido e que ainda não estava me vendo. Creio que por vergonha, já que a rua estava cheia de gente e todo mundo ficou olhando. Pelo menos ele percebeu e talvez na próxima vez tome mais cuidado antes de abrir a porta.

Código de Trânsito Brasileiro obriga a olhar antes de abrir a porta

“Art. 49. O condutor e os passageiros não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via.

Parágrafo único. O embarque e o desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada, exceto para o condutor.”

Dicas para o ciclista urbano

1Como se manter seguro

2Pedalando para o trabalho (vídeo)

3Não pedale na contramão

4Ocupe a faixa

5Cuidado com as portas

6O que diz o Código de Trânsito

710 dicas para os dias de chuva

8E se a empresa não tem chuveiro?

97 truques para as subidas mais difíceis

107 dicas para pedalar de madrugada

11Medo de pedalar nas ruas?
Chame um Bike Anjo!

128 dicas para pedalar nos dias frios

Um acidente real

Já levei uma portada uma vez, no início de 2001. Estava pedalando com um amigo que ia à minha frente e, assim que ele acabou de passar pelo carro parado, o motorista abriu a porta entre nós dois. Não houve tempo para nada: o guidão bateu na lateral da porta, a bicicleta virou de lado e eu aterrissei no meio da rua, batendo com o joelho no asfalto.

Por sorte a rua estava tranquila naquele momento. Se eu caísse em frente a um carro que estivesse passando por ali, mesmo em baixa velocidade, eu poderia não estar escrevendo para o Vá de Bike hoje.

Tentei levantar, mas não consegui firmar a perna e caí de novo. Levei alguns minutos para superar a dor no joelho e ficar de pé. Depois disso ainda consegui pedalar devagar até em casa, que estava a mais ou menos um quilômetro dali, por sorte sem nenhuma subida. No dia seguinte, mal conseguia andar; subir escadas então, nem pensar. Fui a um ortopedista, que diagnosticou que eu não havia quebrado nada e que não era muito grave. Mas fiquei ainda uns quinze dias sentindo dores e sem conseguir pedalar.

Claro que na hora em que tudo aconteceu fiquei morrendo de raiva. Minha vontade era de “descer o braço” no irresponsável que abriu a porta daquele jeito, olhando para dentro do carro enquanto a esticava até o final. Mas o que isso iria mudar?

O rapaz ficou super preocupado, queria me levar para o hospital e pediu mil desculpas. Não foi de propósito e ele visivelmente se arrependeu. Me ver ali caído por culpa dele foi lição suficiente, dava para ler isso em seus olhos. Depois disso, nunca mais deve ter aberto a porta sem olhar.

Ele certamente aprendeu sua lição. E eu a minha.

Como evitar as portadas

Quem leva uma portada dessas nunca mais esquece. E foi lembrando dela que escrevi parte destas dicas, que recomendam ocupar a faixa e manter distância dos carros estacionados, mesmo que alguns motoristas não entendam e reclamem. E foi justamente essa recomendação que me salvou no dia daquele primeiro relato lá de cima (e tantas outras vezes, algumas das quais nem me dei conta).

E uma dica adicional: iluminação dianteira ajuda bastante a evitar esse problema, já que à noite os motoristas buscam uma luz se aproximando para saberem se podem abrir a porta. Mas tem que ser branca, para que essa pessoa saiba que você está vindo em sua direção, e piscante, para que consiga chamar atenção mesmo tendo uma intensidade luminosa muito menor que a de uma moto.

Recomendo também a leitura deste post sobre o assunto, do excelente blog chileno Ciclismo Urbano (em espanhol).

E você, já levou uma portada? O que tem feito para evitar?

O vídeo abaixo, do Ciclista Capixaba, mostra alguns exemplos do que pode acontecer se você pedalar perto demais dos carros parados.


52 comentários em “Cuidado com as portas dos carros parados

  1. Domingo passado, quase que eu me arrebentei. Estava indo pra ciclofaixa de Osasco quando passeio próximo a uma camionete que transporta material reciclável, quando o motorista também abriu a porta de uma vez e eu quase me acerto meu rosto na porta, ai quando expressei meu susto, ele olhou rindo e com cara de deboche. Vontade era de voltar lá e falar, mais sei que não ia adiantar, por isso deixo meu desabafo e minha indignação com pessoa que tem essas atitudes bossais.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. Não tive a mesma sorte em desviar.
    Resultado: “Amputação traumática da terceira falange distal” ou seja, perdi um teco do meu dedo do pé direito.

    Meu pé, digo meu dedo, fico prensado entre o pedal e a porta.
    Caí no chão e me ralei todo.

    Foi em 2003 tinha pouca informação, era estudante universitário e não consegui nem que o cidadão pagasse as minhas despesas com médicos, cirurgia e etc.

    Infelizmente, a maioria dos motoristas não tem consciência dos riscos.

    Agora, procuro evitar os carros estacionados e não ando com tanta velocidade.

    Abraço a todos e feliz 2015!!

    Thumb up 2 Thumb down 0

    1. Puxa, Claudio, que péssimo! Ainda bem que não foi algo ainda mais grave, você poderia ter sido derrubado em frente a um carro em movimento. Temos que tomar cuidado pelos outros. Grande abraço e obrigado pelo depoimento!

      Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Estava pedalando com um amigo que ia
    à minha frente e, assim que ele acabou de
    passar pelo carro parado, o motorista abriu a
    porta entre nós dois. Não houve tempo para
    nada: o guidão bateu na lateral da porta, a
    bicicleta virou de lado e eu aterrissei no meio
    da rua, batendo com o joelho no asfalto.
    Por sorte a rua estava tranquila naquele
    momento. Se eu caísse em frente a um carro
    que estivesse passando por ali, mesmo em
    baixa velocidade, eu poderia não estar
    escrevendo hoje.
    Tentei levantar, mas não consegui firmar a
    perna e caí de novo. Levei alguns minutos para
    superar a dor no joelho e ficar de pé. Depois
    disso ainda consegui pedalar devagar até em
    casa, que estava a mais ou menos um
    quilômetro

    Thumb up 1 Thumb down 0

  4. Tem gente que só entende o que é conveniente à sua opinião, não é mesmo? Ou é um tremendo de um Troll, só pode ser. Pelamor Aristides.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  5. GOSTARIA DE SABER : COMO AS BICICLETAS PASSAM ENTRE UM CARRO ESTACIONADO E OUTRO EM MOVIMENTO MAIS LENTO E ENTRE DOIS CARROS EM MOVIMENTO ====ESSAS SITUACOES DEMONSTRAM QUE A BICICLETA NAO RESPEITOU A DISTANCIA DE 1,5 METRO DE DISTANCIA ,,, E’ MUITO IMPORTANTE ESCLARECER ESSES PONTOS PARA OS CICLISTAS POIS CASO CONTRARIO O FUTURO DOS CICLISTAS SERA’ IGUAL A DOS MOTOQUEIROS QUE NO BRASIL MORREM MUITOS POIS PASSAM A 100 POR HORA ENTRE OS CARROS E ESSE E’ UM DOS MOTIVOS DE NAO HAVER RESPEITO . BASTA ORINTAR AS PESSOAS NAS ESCOLAS, DE PERIODO INTEGRAL, PARA APRENDEREM . SE PODEMOS TER AULA , ESPORTE E CURSO TECNICO , PODEMOS TER AULA DE RESPEITO PELOS PEDESTRES , CICLISTAS E MOTORISTAS………E’ IMPORTANTE UM CICLISTA ESPERAR ATRAS DE UM VEICULO POIS SE ELE PASSAR ENTRE OS VEIVULOS ESTARA’ DESCUMPRINDO A LEI DE FICAR A UMA DISTANCIA DE 1,5 METRO , DEVE SEGUIR AS LEIS DE TRANSITO. E’ MUITO IMPORTANTE PASSAR ESSA ORIENTACAO AOS CICLISTAS.

    Thumb up 2 Thumb down 5

    1. Aristides, a distância de 1,5m ao ultrapassar é determinada aos motoristas, não as ciclistas, mas sua preocupação é procedente. Nossa recomendação é que os ciclistas não ultrapassem carros em movimento usando o corredor entre eles, para não se colocarem em uma situação de risco.

      Este texto esclarece sobre o uso do corredor entre os carros:
      http://vadebike.org/2012/08/bicicletas-ciclistas-trafegarem-corredor-entre-os-carros/

      Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  6. Aconteceu comigo na semana passada. Uma senhora abriu a porta exatamente no momento em que estava passando. Já conhecia esse risco então sempre procurei manter uma distância segura dos carros estacionados. Mas essa senhora abriu completamente a porta do carro, e de uma vez. Embora não estivesse passando muito perto, a porta acabou pegando de raspão no meu guidão e me derrubando. Era em uma descida, estava próximo de uns 40 km/h, então fiquei com uns belos ralados, roupa e mochila rasgados. A senhora foi comigo à loja de bike mais próxima e me pagou um roupa e uma mochila de hidratação novas.
    Vale o alerta para os ciclistas e os motoristas. Ciclistas, procurem manter a distância de uma porta dos carros estacionados. Motoristas, ao abrirem a porta olhem antes no retrovisor, não abram a porta inteira, abram somente o suficiente para sair e saiam rente ao carro.
    No meu caso, se tivesse mais próximo do carro, ou se fosse um motociclista em maior velocidade, poderia ter acertado a porta do carro em cheio ou até mesmo a motorista, poderia ter tido consequências gravíssimas.
    Uma colega de faculdade, acabou tendo de pagar uma indenização de cerca de R$ 200.000,00 à família de um motociclista que se chocou com a porta de seu carro e faleceu. Ela não estava dirigindo, mas a justiça considerou que teve responsabilidade solidária, ou algo assim. Então, novamente, por favor, tomem cuidado ao abrirem a porta do carro.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  7. Não foi de bicicleta, mas de moto, uma XLX350. Vinha na mão quando um carro que estava pouco a frente resolveu de forma abrupta virar a esquerda, estacionar em 45º e rapidamente abrir a porta, resultado, entrei com a roda da frente da moto pela porta parando no colo dele. Esse tenho certeza que aprendeu a lição.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  8. Sai ileso por 3 vezes, a primeira que mais me assustou, a motorista abriu a porta sem olhar, o que me salvou foi o reflexo, até ela gritou de susto quando me viu, eu estava na mão certa e com o lanterna ligada no pisca, mesmo assim ela não me viu pelo espelho. Decidi instalar uma lanterna mais forte para aumentar minha segurança, que por fim não adiantou muito, tanto os passageiros quanto os motoristas saem de seus carros sem olhar, é preferível mesmo dar um espaço de pelo menos 1 metro, como nosso amigo lá de cima citou. As outras duas vezes que não me acertaram, uma porque eu estava bem devagar, o qual deu tempo de desviar, e a outra porque estava afastado o suficiente para a porta não me acertar. Resumindo, dar um espaço de 1 metro de distância, freios bons, mãos no freio e atenção redobrada farão toda a diferença.

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Não tem jeito, o ciclista é de tamanho menor e o motorista facilmente pode abrir o carro sem ver o ciclista. Até eu já quase fiz isso sendo ciclista e sabendo muito bem do problema pois aconteceu uma ou duas vezes de ser aberto uma porta de carro na minha frente mas sempre aconteceu quando eu tinha freios muito bem regulados. Parei muito rápido. Faz toda a diferença para em menos de 2 metros ou parar em 5 metros!

      Thumb up 0 Thumb down 0

  9. Além disso um freio muito pode ajudar em alguns casos. Vejo tanta gente andando com freios ruins que assusto. Já usei uma vez o freio parei em poucos metros. Faz toda a diferença. Em 40 km diário na cidade e mais de 3 anos vi duas portas abrir na minha frente. Desde então, é muito mais raro me ver perto de carros estacionados!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  10. dia 08 de setembro de 2012, ao passar por um taxi que estava parado, do nada abriu toda porta, e eu estava passando neste exato momento, o motoristas abriu toda sem dar chance de desviar ou reagir, a minha bike ficou presa na porta dei um giro de 189 graus e fui jogada por cima da porta,batendo com as costas emcima da porta e jogada no meio da rua onde bati varias vezes com a cabeça, o capacete me salvou e DEUS é claro , que não permitiu que tivesse algum carro passando senão JÁ ERA !!, fui levada ao pronto socorro, tive lesoes nas costas e na mão direita e dores de cabeça por uma semana.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  11. Bah isso aconteceu agora a pouco comigo, estava no sentido certo pedalando tranquilo quando de repente um motorista que estava estacionado abre a porta do seu carro, no que resultou em acertar em cheio nela.
    a minha sorte é que eu nao me machuquei e nao estragou a muito a minha bicicleta, mas a porta do carro edeu uma amassada, e para variar ele ainda quer que eu pague o conserto…
    o que eu devo fazer?

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Erick, o Código de Trânsito está a seu favor:

      Art. 49. O condutor e os passageiros não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via.

      Quem tem que pagar seu prejuízo, caso tenha ocorrido algum, é ele. Vá com ele a um juizado especial cível e, quando chegar lá (apenas lá) tire da manga esse artigo, que mostra que quem estava errado era ele. Peça para ele pagar os danos da bicicleta. Vai acabar saindo um acordo que cada um fica com seu prejuízo (mas se você tiver paciência e quiser estender a briga, ele tem que pagar seu prejuízo). Leve notas fiscais do conserto da bike.

      Se você estava na mão correta, ele não tem argumento nenhum. Poderia ter te matado, te derrubando na frente de outro carro que estivesse passando ali naquele momento.

      Thumb up 3 Thumb down 0

  12. Ja vi um caso bem tenso tamb’em. Estava a pe e uma moca, andando de bike na rua, que ‘e uma principal bem movimentada, levou uma portada de um carro, caiu no meio da rua, estirada la. De repente ela suspendeu a cabeca, bem na hora que passou um caminhao atras dela. Se ela nao tivesse levantado juro que veria seus miolos na rua.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  13. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 2 Thumb down 7

    1. Osvaldo, o mesmo artigo que diz, em seu parágrafo único, que o desembarque deve ser realizado pelo lado da calçada, afirma que “o condutor e os passageiros não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via”. Portanto, foi descuido da sua esposa, me desculpe. Talvez se você tivesse encostado o carro junto ao meio-fio para que ela descesse…

      Mas a situação que você indicou é realmente importante. É preciso estar atento a portas que se abrem pelo lado direito, sem aviso. Nem sempre quem está no banco do passageiro/carona tem o mesmo cuidado ao abrir a porta do que quem está acostumado a dirigir.

      Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

      1. Acabei encontrando o site porque acabo de passar por essa situação. Estava do lado do passageiro e abri a porta do carro descuidadamente, o trânsito estava parado e eu fui tentar “descer rapidinho” e acabei fazendo besteira; assim como a esposa do Osvaldo. Parei para prestar socorro para o ciclista, que, felizmente, tinha freiado e não chegou a cair. O aro da bicicleta foi danificada e nós pagamos o conserto e também nos oferecemos para levá-lo para onde ele quisesse (ele preferiu esperar o conserto na bicicletaria). A bicicleta dele era muito antiga e não conseguímos achar as peças originais, mas pagamos por um aro adequado e de boa qualidade.
        Encontrei o site porque queria saber se há mais alguma coisa que poderia / deveria fazer no caso. Nós resolvemos tudo no local e tentamos ajudar o ciclista como possível – já que o erro foi meu, mas não sei se teria de ter registrado boletim de ocorrência ou algo do tipo.

        Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

        1. Deh, em primeiro lugar parabéns pela sua atitude, é um exemplo! Sobre o BO, não é obrigatório, ainda mais não havendo vítima (isto é, não houve ferimentos em ninguém). Se a sua preocupação é o ciclista ter feito um e depois lhe pedir algum tipo de indenização (que você já prestou voluntariamente), sua segurança são comprovantes de que pagou pelo prejuízo, como notas fiscais.

          Thumb up 3 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *