Foto: Willian Cruz

Minha empresa não tem chuveiro, como eu faço?

Veja as 4 dicas fundamentais e as 11 sugestões complementares para essa situação, mostrando que é viável chegar de bicicleta para um dia normal de trabalho.

Foto: Aline Cavalcante

A dúvida é muito comum: como fazer para ir trabalhar de bicicleta, se minha empresa não tem chuveiro e nem vestiário? Não é impossível, tanto que muita gente já faz isso.

As quatro dicas abaixo são essenciais. Com elas, você poderá até pedalar com a mesma roupa que pretende usar no trabalho e talvez nem precise das outras dicas dessa página.

  • Pedale devagar: Se você pedalar rápido, chegará como se tivesse corrido; pedalando mais devagar, chegará como se tivesse caminhado.
  • Faça paradas: Quando perceber que está transpirando mais do que gostaria, pare na sombra por alguns minutos. Beba um pouco de água, respire fundo. Percebendo que a transpiração diminuiu, recomponha-se e prossiga.
  • Refrigere-se: Leve água gelada, mesmo em dias frios. Ela é seu ar condicionado de dentro para fora.
  • Use um bagageiro: Levar a mochila nas costas faz você transpirar bem mais. Instale um bagageiro na bicicleta, prenda bem a mochila nele e descubra a diferença. Você não vai mais querer levá-la nas costas.
    .

Sugestões complementares

Se a distância é muito longa, há muitas subidas, está quente demais ou você simplesmente ainda não se sente bem só com as recomendações acima, tente essas:

  • Banho antes: Se possível, tome um banho antes de pedalar. Ajuda bastante a não ficar com odor ao transpirar.
  • Antitranspirante: Parece óbvio para alguns, mas não custa reforçar: use sempre um antitranspirante, antes e depois da pedalada.
  • Cabelos: Se você tem cabelos bem curtos, pode lavá-los na pia também. Nem precisa xampú, água em abundância já resolve. A garrafinha de água quebra um galhão nessa hora: coloque a cabeça em cima da pia (ou do vaso sanitário, caso seja um banheiro coletivo e você queira fazer isso de forma mais reservada) e jogue a água por cima.
  • Toalha: Leve uma toalha de rosto. Seque com ela o que você tiver lavado (rosto, axilas, cabelo) e depois use a mesma toalha, que ficou úmida, para limpar o resto do corpo.
  • Playground: Limpe a área genital com lenços umedecidos.
  • Roupas: Leve na mochila uma muda de roupa completa e se troque no banheiro. É importante levar principalmente outra roupa íntima e um novo par de meias.
  • Bermuda: Recomendo pedalar de shorts ou bermuda, para não sujar a calça na corrente ou nos raios das rodas, mas se estiver frio (ou você não puder entrar assim na empresa para depois se trocar) você pode prender a barra da calça junto à perna com um velcro, ou mesmo enrolá-la para cima até pelo menos o meio da canela.
  • Sacolas: Leve sacolas plásticas para embalar a roupa suja. Leve a roupa limpa também dentro de uma sacola plástica, assim se chover no meio do caminho ela continuará seca.
  • Roupa social: Precisa levar uma camisa que amassa? Dobre-a e coloque dentro de uma daquelas pastas plásticas mais altas, retangulares, que se usa em escritórios. Coloque a pasta na mochila ou no bagageiro. Algumas lojas de roupas usam um truque para expor uma camisa sem que ela amasse: a peça é dobrada em volta de um pedaço de papel cartão ou papelão, encaixado por baixo e atrás do colarinho, que pode ser improvisado cortando no tamanho correto. Uma calça social pode ir dentro dessa mesma pasta, com a camisa dobrada em volta dela para não ficar com marcas.
  • Perfume: Você pode passar um perfume depois de se limpar. Mas não exagere, para não pensarem que você está tentando mascarar algum cheiro de suor (acredite, você não o terá se seguir as dicas acima).

 

Mas preciso trabalhar de paletó!

Não tema! Há solução! Veja aqui nossas dicas para quem precisa levar o paletó e ficou meio na dúvida de como fazer.

 

Dicas em vídeo

Veja no vídeo abaixo as recomendações da Dorothee, do site Earth First. Ela diz algumas coisas bem legais para quem está começando e mostra que até mulheres preocupadas com a aparência depois da pedalada podem adotar a bike, com um pouco de inteligência e boa vontade. Está em inglês, sem legendas, mas fiz um pequeno resumo, que coloquei logo abaixo do vídeo.


Basicamente, o que ela diz é:

  • Leve uma camiseta limpa na mochila, para se trocar quando chegar ao destino. “É por isso que os ciclistas costumam usar mochilas”.
  • Limpe as axilas com lenços umedecidos.
  • Se o capacete estraga seu cabelo, use uma bandana.
  • Se você não quer chegar de capacete e suado no destino, pare em algum lugar antes para se trocar no banheiro.

Veja também as dicas dos leitores nos comentários aqui da página.

E se você tem alguma dica boa ou uma crítica às recomendações acima, comente também! 🙂

140 comentários em “Minha empresa não tem chuveiro, como eu faço?

  1. Quando mudei de cidade já me programei para ir de bike. Como não queria ter q tomar banho, coloquei um kit para transformar a bike que já tinha em elétrica. Foi a melhor coisa que fiz, pedalo uns 8 km e não fico suado, vou de sapato e camisa. Na volta levo bermuda e desligo o motor, volto pedalando normal. Bike elétrica pra andar na cidade é uma maravilha. Abraço

    Thumb up 3 Thumb down 0

  2. Pessoal, uma boa dica para quem precisa se refrescar ou tomar banho após a pedalada são as toalhas de natação. Muito eves e fáceis de transportar, devem ser utilizadas umedecidas, mas têm alta absorção mesmo sendo pequenas. Dessa forma, evita-se o gasto e o uso de lenços umedecidos e compensa a falta de chuveiro. Podem ser encontradas em lojas de produtos esportivos (normalmente ficam na seção de artigos para natação). Fica a dica!

    Comentário bem votado! Thumb up 11 Thumb down 0

  3. Estou indo de bike para o trabalho duas vezes na semana, e da em torno de 9,50km ida. No total da uns 19km por dia. O chato que chego muito suada, mas graças a Deus no meu trabalho tem banheiro e bicicletário. Gostaria de vir mais vezes, mas por conta do meu cabelo que fica horrível. Queria algumas dicas.

    Thumb up 3 Thumb down 0

    1. Oi Fatima, tudo bem? Eu sei bem como é isso, eu morei em Manaus e lá eu simplesmente chegava jorrando suor. Eu estudava na UNIP Manaus, e quem conhece aquele Campus, sabe que o percurso do portão até o prédio já é uma grande distancia pra pedalar. Então criei uns truques, que eu coloquei no comentário acima.
      Quando for prender o cabelo, use maria-chiquinha (não ligue se te chamarem de Chiquinha ou Xuxa, no caminho) pois é o melhor arranjo capilar para evitar que o cabelo fique todo molhado. Vai suar, sim, rente ao couro cabeludo, mas as mechas vão ficar secas. O segredo, é que quando você chegar no destino, vai ao banheiro, e antes de soltar os elásticos que prendem as mechas, passe bem a toalha, para secar ao máximo a cabeça. Em seguida, use um leque (esses mesmos xing-ling de 3 reais) ou um pedaço de papelão, e abane bem a cabeça, por uns 10 minutos. Esse frescor imediato, vai fazer que a temperatura da cabeça diminua, e assim o hipotálamo, a glândula que regula a manutenção da temperatura do corpo através da sudorese, vai entender que está “ficando mais frio”, e cessar a liberação de suor na cabeça. Você pode fazer o teste, funciona. Aí é só você usar um talco, que pode ser neutro, e passa na linha do meio do couro cabeludo, que ajuda a secar. Só então retira as mechas e solta, escovando depois.
      Olha eu fazia esse procedimento todo em uns 15 minutos, e ficava pronta pra aula ou trabalho.
      Quando você fizer isso, me conte se ajudou. 🙂

      Thumb up 3 Thumb down 0

  4. Na primeira vez que fui de bike pra trabalhar, fui tomar banho! Demorei uns 10 min e qdo sai do banheiro, UM CONSTRANGIMENTO SÓ!
    A responsável da segurança da empresa ja me esperava na porta e disse que é proibido tomar banho lá. Expliquei que estava de bike, mas não adiantou.

    Vou continuar indo de bike, e seguir as dicas acima!

    Desisti? Naaaao rsrs

    Comentário bem votado! Thumb up 17 Thumb down 0

  5. Nesta semana comecei a ir de bike para o trabalho e segui as dicas apresentadas pelo site.
    Estou levando uma mochila nas costas e apesar de ser 5km percorrido minha costa transpira bastante. O proximo passo será instalar um bagageiro na bike para testes.

    Valeu

    Comentário bem votado! Thumb up 10 Thumb down 0

    1. Cara, vai na fé que vc vai agradecer por não ter nada nas costas. Foi a melhor coisa que eu fiz, mas só coloco o box no bagageiro quando vou realmente levar algumas coisas maiores. Procura um box da marca Kalf, é o que eu to usando. Acho que é o único disponível no mercado e o preço é excelente. O pessoal do Pedaleria fez um review dele no canal do youtube.

      Thumb up 3 Thumb down 1

  6. Muito bom achar essas dicas no site de vocês. Tenho ido ao trabalho de bike há cerca de dois meses e, além do que foi falado na matéria, eu uso também um spray de água thermal, que ajuda a refrescar, e tenho uma daquelas mini toalhas tecnológicas, que quando secas parecem um papelão e, ao serem molhadas, ficam maleáveis e geladinhas. Para mim são imprescindíveis!
    Os colegas sempre me perguntam: “Mas como você faz, se não temos chuveiro!?” – e eu sempre conto do meu banho de gato, o ritual que sigo. É simples, funciona e acaba inspirando os outros. Algumas pessoas já estão se animando para começar a vir de bike também. Vou recomendar as dicas do site a elas, para dar mais um empurrãozinho!
    Queria aproveitar e fazer uma pergunta: eu venho de mochila nas costas (não me incomoda, nem fica pesada), e queria uma capa para ela, para proteger no caso de chuva. Vocês indicam alguma em especial? Alguma loja/ site?

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

    1. Que legal seu depoimento, Renata!

      O ideal seria uma capa própria para sua mochila, feita pelo mesmo fabricante, mas geralmente quando ele se preocupa com isso a capa já vem junto da mochila. Você pode procurar um saco estanque com alça que dê para passar pelo peito. O que eu fazia quando usava mochila era enfiar dentro de uma sacola plástica grande e grossa, dava uma enrolada na ponta e amarrava no bagageiro.

      Thumb up 0 Thumb down 2

  7. Inicie uma campanha por uma lei que obrigue a governo e empresas a disponibilizarem duchas e banhos públicos, mas… Como não dá para conseguir isso no curto praço… Eu vou apenas de short (são paulo – sou professor de idiomas) …um short minúsculo que serve de cueca! Logo nem tão perto do trabalho (a escola), atrás de uma árvore, em algum lugar discreto, espero um par de minutos até meu suor secar e coloco camiseta e calça (o pessoal fica olhando… mas tem que ter alguém que faça por primeira vez, e sinto que sou um exemplo!). Importante é tomar baño e colocar desodorante antes de sair para que o suor não esteja sujo nem com mau cheiro. Se o tempo for quente, levo uma toalha pequena para lavar meu torso, braços e rosto no banheiro. Uso a tolaha para molhar essas partes e torço ela para secar

    Thumb up 1 Thumb down 0

  8. Experimenta.. Uma toalha de rosto bem felpuda e macia, dobra de comprido a toalha uma vez e coloca nos ombro em geral esquerdo; a toalha vai absorver todo o suor; e no caso de inverno(baixas temperaturas) a toalha ajuda a evitar a perda de calor reserva. …simples assim.. absorve suor no verão e evita perda de calor no inverno. … Pode incluso corregar mais alguma de reserva para trocar. …para tirar é só puxar pela gola da camisa.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  9. VOU AO TRABALHO DE BIKE… PEDALO 14KM DIARIAMENTE VOU AO TRABALHO DE 2° A SÁBADO.. COMO ONDE EU FICO TEM DUCHA, LUGAR PARA PRENDER A BIKE E AR CONDICIONADO NA MINHA SALA NÃO POSSO RECLAMAR VOU PELA CICLOVIA ENTÃO FICO TRANQUILO O PROL É A BANDIDAGEM MAS ISSO É EM TODO LUGAR… TENHO CONVERTIDO NOVAS PESSOAS A BUSCAREM QUALIDADE DE VIDA NO PEDAL E JÁ TENHO NOVOS ADEPTOS.
    É BOM A GENTE INFLUÊNCIAR DE FORMA POSITIVAS AS OUTRAS PESSOAS.

    Comentário bem votado! Thumb up 15 Thumb down 0

  10. Eu optava por uma academia quando a empresa não tinha chuveiro. Havia uma próxima ao trabalho. Tomava banho lá e aproveitava para malhar um pouco! Ainda pagando a academia, saia mais barato que ir de ônibus, por exemplo.

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  11. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 4 Thumb down 12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *