Foto: Paulo Dimas

Aprenda a andar de bicicleta com um Bike Anjo

As oficinas gratuitas ensinam jovens e adultos, de todas as idades, a se equilibrarem em uma bicicleta. E em várias cidades, veja as datas!

Leia também
Vídeo mostra a alegria de aprender a pedalar
Não há idade para aprender a andar de bicicleta
Saiba como ensinar adultos a pedalar

Cada vez mais gente tem vontade de pegar uma bicicleta e sair por aí, mas muitos ainda não tiveram a oportunidade de aprender a pedalar. Por isso, os voluntários do projeto Bike Anjo criaram oficinas regulares, em diversas cidades, para ensinar pessoas de todas as idades a se equilibrarem em uma bicicleta!

A EBA! – Escola Bike Anjo, oferece diversas atividades gratuitamente: aprender a se equilibrar nas duas rodas da magrela, dicas e truques para pedalar com segurança nas ruas, para ir ao trabalho de bicicleta e até formação de novos Bike Anjos.

Veja as datas e locais, em várias cidades do país: bikeanjo.org/blog/eba

 

Dona Nice, de 82 anos, aprendendo a pedalar com o Bike Anjo Marcos Jana. Foto: Paulo Dimas

Aprendendo a pedalar na idade adulta

Direcionada a quem ainda não sabe andar de bicicleta mas tem vontade de aprender, a oficina consiste em uma aula prática ao ar livre e atende jovens e adultos que nunca pedalaram antes. Por isso, o que importa é apenas sua determinação e vontade de aprender!

A oficina atende crianças e jovens a partir de 12 anos, para evitar acidentes com crianças pequenas, já que a praça fica cheia. Mas se você, pai ou mãe, quiser levar seu filho pequeno para ajudá-lo a tirar as rodinhas, os voluntários podem ajudar com dicas e técnicas para que juntos vocês consigam fazer isso de maneira mais simples.

E o pessoal da melhor idade também será muito bem recebido. Afinal, nunca é tarde para começar!

Só na cidade de São Paulo, os Bike Anjos já ensinaram 3.072 pessoas a pedalar, sendo 423 homens, 2.234 mulheres e 415 crianças (números até fevereiro/2018). Venha aprender você também!

 

As oficinas Aprendendo a Pedalar são para todas as idades! Foto: Gabriela Kato

Paciência, atenção e respeito

As pessoas que participam das oficinas são sempre bem recebidas, instruídas com paciência e carinho e, com poucas exceções, conseguem aprender logo no primeiro dia.

Vale a pena ler o relato carregado de emoção da Jeanne, contando como foi especial poder ensinar meninas adultas a andarem de bicicleta, em uma oficina das Pedalinas. Uma delas, a Esther, escreveu um belíssimo texto, publicado no site das Pedalinas, contando como foi aprender a andar de bicicleta e sair com ela nas ruas. E descreve a bicicleta como liberdade, independência e autonomia.

Sempre que me pedem para definir com uma única palavra o que significa a bicicleta, respondo liberdade. Porque, no fim, é isso o que melhor descreve poder se deslocar pela cidade a qualquer momento, deslizando pelas ruas como se os congestionamentos não existissem.

 

Mais detalhes

Não é necessário levar bicicleta, mas se você já tiver uma e puder levar, terá a oportunidade de aprender já com a bike que pretende usar. E ainda receberá dicas de ajustes para ter uma melhor experiência com ela ao pedalar.

A oficina é gratuita, pois é organizada por voluntários que querem uma cidade melhor, com mais bicicletas e mais pessoas felizes nas ruas.

Para todas as pessoas, sem limite de idade.

Se você já sabe pedalar e quer algumas dicas de segurança para pedalar nas ruas, haverá muita gente experiente por lá para te ajudar.

O encontro só costuma ser cancelado em caso de chuva forte.

 

Quando e onde?

A lista de cidades com Escola Bike Anjo cresce a cada dia. Veja todas elas, com informações sobre local, dia e horário, nesta página.


 

Bike Anjo

O Bike Anjo é um projeto onde ciclistas experientes ajudam gratuitamente quem usar a bicicleta nas ruas com segurança, ou mesmo quem quer aprender a se equilibrar em duas rodas.

Além das oficinas ensinando a andar de bicicleta, os voluntários acompanham os iniciantes em suas primeiras pedaladas, ajudam a escolher rotas mais tranquilas, passam conceitos de segurança e comportamento no trânsito e ensinam o básico da utilização da bicicleta. A pessoa interessada preenche um formulário no site do Bike Anjo e é colocada em contato com um ciclista experiente em sua região, que o atende gratuitamente.

Os voluntários do projeto Bike Anjo têm experiência em ajudar iniciantes, que saibam ou não como se equilibrar em uma bicicleta, a ganhar as ruas e conquistar sua liberdade.

 

Compartilhe essa página no Facebook, usando os ícones abaixo,
e ajude a divulgar as oficinas!

187 comentários em “Aprenda a andar de bicicleta com um Bike Anjo

  1. gostaria de saber como faço para me inscrever, sou louca para aprender pedalar, sou frustrada pois quando criança nao tinha bike e nem minha mãe deixava aprender com a bike dos outros pelo fato de ser menina.

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  2. Preciso urilizar dessa ideia maravilhosa, para minha filha de 12 anos. Primeiro domingo do.mes estarei la no MAM, ela nao tem bicicleta, como faço?

    Thumb up 0 Thumb down 1

  3. Pessoal enviei um email pedindo ajuda para encontrar um instrutor que me de umas 2 ou 3 aulas aqui em Brasilia. Estou empolgada e não queria esperar até o final do mês. Já escrevi outras vezes mais depois fiquei com as mensagens sem respostas. Acho que agora o pessoal se reforçou e fico no aguardo e expectativa de uma resposta positiva. Fiz um compromisso comigo mesma de não passar deste ano para aprender a andar de bike. Até comprei uma que esta guardada lá em casa e todo dia me pergunta e ai? Já chegou novembro, só falta um mês pro ano acabar!!!!rs.
    grande abraço, Rita

    Thumb up 2 Thumb down 0

  4. NÃO FUI SORTEADA NA MINHA PRIMEIRA INSCRIÇÃO E NÃO SEI COMO FAZER PARA ME INSCREVER NOVAMENTE. ALGUÉM POR FAVOR PODE ME AJUDAR?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Parabéns pelo trabalho de vcs eu não sei andar de bicicleta mas gostaria de aprender me avisem quando tiverem perto de Joinville gostaria muito de participar da aula de vcs.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  6. Não tem esse projeto na minha cidade, uma pena. Depois de adulto gostaria de aprender a andar de bike, e é MUITO mais difícil aprender a andar nessa idade, não pela questão do equilíbrio em si, mas pela questão psicológica. Já tentei andar algumas vezes mas sempre me frustro e desisto pois quem se quem te acompanha nas tentativas já sabe andar, fica te “cobrando” pra vc conseguir logo, e começa a se irritar depois de algum tempo que vc está tentando, e isso realmente desanima e stressa muito. Fora que tentar andar em lugar público é um saco, vc vira centro dos olhares, surpresa, comentários e piadas. Quantas vezes já não pararam e falaram “olha aquele cara velho ali, não consegue andar de bicicleta”.
    Vc acaba se sentindo ridículo, parece que está andando com a cara pintada ou com a calça rasgada na bunda. Mas o pior de tudo, a PIOR parte é gente que encosta pra te dar “dicas” e dizer o que vc tem que fazer. E ao não conseguir, a pessoa fica enchendo seu o saco, com cara de inconformada pq vc não consegue se equilibrar ou dar o impulso (se vc soubesse fazer essas duas coisas já saberia andar né?)

    Bom, um dia eu aprendo. Força a todos vcs adultos que não sabem andar de bike mas querem aprender. Só quem NÃO sabe andar é que entende a dificuldade que passamos e a sensação de impotência ao não conseguir.

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *