Foto: Willian Cruz

Minha empresa não tem chuveiro, como eu faço?

Veja as 4 dicas fundamentais e as 11 sugestões complementares para essa situação, mostrando que é viável chegar de bicicleta para um dia normal de trabalho.

Foto: Aline Cavalcante

A dúvida é muito comum: como fazer para ir trabalhar de bicicleta, se minha empresa não tem chuveiro e nem vestiário? Não é impossível, tanto que muita gente já faz isso.

As quatro dicas abaixo são essenciais. Com elas, você poderá até pedalar com a mesma roupa que pretende usar no trabalho e talvez nem precise das outras dicas dessa página.

  • Pedale devagar: Se você pedalar rápido, chegará como se tivesse corrido; pedalando mais devagar, chegará como se tivesse caminhado.
  • Faça paradas: Quando perceber que está transpirando mais do que gostaria, pare na sombra por alguns minutos. Beba um pouco de água, respire fundo. Percebendo que a transpiração diminuiu, recomponha-se e prossiga.
  • Refrigere-se: Leve água gelada, mesmo em dias frios. Ela é seu ar condicionado de dentro para fora.
  • Use um bagageiro: Levar a mochila nas costas faz você transpirar bem mais. Instale um bagageiro na bicicleta, prenda bem a mochila nele e descubra a diferença. Você não vai mais querer levá-la nas costas.
    .

Sugestões complementares

Se a distância é muito longa, há muitas subidas, está quente demais ou você simplesmente ainda não se sente bem só com as recomendações acima, tente essas:

  • Banho antes: Se possível, tome um banho antes de pedalar. Ajuda bastante a não ficar com odor ao transpirar.
  • Antitranspirante: Parece óbvio para alguns, mas não custa reforçar: use sempre um antitranspirante, antes e depois da pedalada.
  • Cabelos: Se você tem cabelos bem curtos, pode lavá-los na pia também. Nem precisa xampú, água em abundância já resolve. A garrafinha de água quebra um galhão nessa hora: coloque a cabeça em cima da pia (ou do vaso sanitário, caso seja um banheiro coletivo e você queira fazer isso de forma mais reservada) e jogue a água por cima.
  • Toalha: Leve uma toalha de rosto. Seque com ela o que você tiver lavado (rosto, axilas, cabelo) e depois use a mesma toalha, que ficou úmida, para limpar o resto do corpo.
  • Playground: Limpe a área genital com lenços umedecidos.
  • Roupas: Leve na mochila uma muda de roupa completa e se troque no banheiro. É importante levar principalmente outra roupa íntima e um novo par de meias.
  • Bermuda: Recomendo pedalar de shorts ou bermuda, para não sujar a calça na corrente ou nos raios das rodas, mas se estiver frio (ou você não puder entrar assim na empresa para depois se trocar) você pode prender a barra da calça junto à perna com um velcro, ou mesmo enrolá-la para cima até pelo menos o meio da canela.
  • Sacolas: Leve sacolas plásticas para embalar a roupa suja. Leve a roupa limpa também dentro de uma sacola plástica, assim se chover no meio do caminho ela continuará seca.
  • Roupa social: Precisa levar uma camisa que amassa? Dobre-a e coloque dentro de uma daquelas pastas plásticas mais altas, retangulares, que se usa em escritórios. Coloque a pasta na mochila ou no bagageiro. Algumas lojas de roupas usam um truque para expor uma camisa sem que ela amasse: a peça é dobrada em volta de um pedaço de papel cartão ou papelão, encaixado por baixo e atrás do colarinho, que pode ser improvisado cortando no tamanho correto. Uma calça social pode ir dentro dessa mesma pasta, com a camisa dobrada em volta dela para não ficar com marcas.
  • Perfume: Você pode passar um perfume depois de se limpar. Mas não exagere, para não pensarem que você está tentando mascarar algum cheiro de suor (acredite, você não o terá se seguir as dicas acima).

 

Mas preciso trabalhar de paletó!

Não tema! Há solução! Veja aqui nossas dicas para quem precisa levar o paletó e ficou meio na dúvida de como fazer.

 

Dicas em vídeo

Veja no vídeo abaixo as recomendações da Dorothee, do site Earth First. Ela diz algumas coisas bem legais para quem está começando e mostra que até mulheres preocupadas com a aparência depois da pedalada podem adotar a bike, com um pouco de inteligência e boa vontade. Está em inglês, sem legendas, mas fiz um pequeno resumo, que coloquei logo abaixo do vídeo.


Basicamente, o que ela diz é:

  • Leve uma camiseta limpa na mochila, para se trocar quando chegar ao destino. “É por isso que os ciclistas costumam usar mochilas”.
  • Limpe as axilas com lenços umedecidos.
  • Se o capacete estraga seu cabelo, use uma bandana.
  • Se você não quer chegar de capacete e suado no destino, pare em algum lugar antes para se trocar no banheiro.

Veja também as dicas dos leitores nos comentários aqui da página.

E se você tem alguma dica boa ou uma crítica às recomendações acima, comente também! 🙂

140 comentários em “Minha empresa não tem chuveiro, como eu faço?

  1. Cosme, essas dicas todas, tanto as do vídeo, como as do texto e as dos comentários, não são teoria. Não foram filmadas e escritas por alguém que imagina serem essas as maneiras de contornar uma situação, tem tê-las testado empiricamente. Pelo contrário! São todas soluções adotadas por essas pessoas, dentre as quais me incluo…

    Com o tempo e o hábito, você percebe o que funciona ou não. E é exatamente disso que trata esse post. E veja: só nessa página, você tem NOVE depoimentos (dez, se contarmos a menina do vídeo) de pessoas que efetivamente usam a bicicleta para ir ao trabalho e compartilham aqui as soluções que adotaram…

    Você diz que é difícil de funcionar ou de realizar porque tentou na prática, ou ainda está na teoria? Faltou planejamento ou só o que falta é você se animar e tentar? 😉

    Comentário bem votado! Thumb up 25 Thumb down 0

  2. Comentando a dica do Vitor de roupa que amassa, essa é boa. Mas além disso, há outra opção. Use roupas que não amassam. Materiais esportivos, como poliéster e poliamida, dificilmente amassam.

    Thumb up 3 Thumb down 1

  3. Tinha muitos problemas com as axilas, mesmo com desodorante/polvilho e etc ficava difícil. Comecei a raspar e tudo se resolveu e minha noiva adorou.

    Comentário bem votado! Thumb up 20 Thumb down 0

  4. Além das dicas que deixaram aqui, tenho 1 dica e 1 comentário. Andar faz suar até mais, dependendo do ritmo e trajeto. Se não estiver ventando, vc fica fritando direto no sol. Na bike, vc acaba pegando um ventinho e refresca nas descidas.

    Uma dica é sobre roupa amassada: deixe um desses sprays com água no trabalho. Qdo chegar, basta espirrar um pouquinho em cima da roupa que você está usando e em questão de minutos a roupa está passada. Pelo calor do seu corpo, a água evapora e a roupa toma o formato do seu corpo. Tranquilo. Não passo roupa em casa há 6 meses.

    Comentário bem votado! Thumb up 13 Thumb down 0

  5. o suor não é só um mecanismo para expelir resíduos. Ele é útil na regulação da temperatura interna do corpo. Quando se realiza um trabalho (e o corpo humano não é exceção) implica em formação de calor que aumenta a temperatura. O suor umedece a pele, facilitando a dissipação do mesmo, mantendo a temperatura interna (do sangue) em niveis aceitáveis.

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 1

  6. Não entendi o comentário da Jaqueline. Eu pego minha bike em São Bernardo para ir a reuniões em São Paulo, isso dá muuuuito mais que 20 minutos… é impossível não suar, o suor é um mecanismo que o corpo precisa para expelir resíduos desnecessários. O importante é você aprender a lidar com ele. De resto, seguindo as dicas do pessoal aí embaixo, você vai conseguir evitar de suar e de ficar fedido. E até o final da semana, você pode tomar muitos banhos, se quiser 🙂

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 1

  7. Jaqueline, eu estou entre essas pessoas. E não pedalo menos de 20 minutos. Pedalo meia hora e, se pedalar depressa, chego transpirando. Muita gente que eu conheço pedala mais tempo que eu para chegar ao trabalho.

    Para quem tem bons hábitos de higiene, ficar suado não é sinônimo de cheiro ruim ou de sujeira grudada na pele, como você deu a entender. Basta tomar ao menos um banho por dia e você não precisará mais recorrer a um lava a jato no final de semana. Adicione a isso o fato de que, ao pedalar, o vento seca o suor na pele antes que batérias possam fazer proveito dele. Você vai ficar mais suada depois que parar de pedalar. E aí, a higiene pós-pedal resolve seu problema.

    Você até tem razão em dizer que pedalar menos de 20 minutos, em alguém com prática, causa menos suor. Mas a prática é algo que vem… com a prática! Na primeira vez você vai suar mais, mas depois que começar a queimar umas gordurinhas extras e obter uma maior capacidade aeróbica (o que acontece depois de pouco tempo, porque o corpo habitua-se bem rápido), você vai ver que seu corpo responde bem melhor.

    Se você não tratar bem seu corpo, ele não trata bem você. Qualquer lance de escadas que você resolver subir, vai te fazer suar e ficar ofegante. O sedentarismo, principalmente se associado ao fumo, faz seu corpo responder como se tivesse 10 anos a mais. A capacidade aeróbica diminui e você fica ofegante bem rápido, seus músculos não estão habituados nem mesmo a andar por 15 minutos e ficam cansados logo, com a idade você passa a ter problemas vasculares e nas articulações. Com a falta de uso, o corpo se aposenta mais cedo.

    Quanto a pressionar os órgãos públicos, concordo com você, é necessário cobrar nossos direitos, fazê-los saber de nossas necessidades e acompanhar o trabalho de quem nós elegemos. Mas é muito fácil dizer apenas “vamos lá galera”. O que você tem feito nesse sentido? Comece analisando bem as propostas dos candidatos esse ano e lembre-se que não elegeremos só um novo prefeito, mas também vereadores! Escolha um vereador que lute pelas causas em que você acredita, e não naqueles que apenas prometem, genericamente, “saúde e educação para o povo”.

    E só para finalizar, cobrar o governo é importante, mas se você for esperar ter uma ciclovia da porta de casa até a porta do trabalho, com chuveiros, água e frutas no meio do caminho, pode esperar deitada. Temos que trilhar nosso próprio caminho, sem depender dos outros. Esperar que os outros resolvam é fácil, mas tomar a decisão de mudar os hábitos, sair na rua e se virar para fazer acontecer, é para poucos. Quero acreditar que você seja uma dessas pessoas que faz a diferença e trilha o caminho que será usado pelos que virão no futuro.

    Comentário bem votado! Thumb up 61 Thumb down 1

  8. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 16 Thumb down 29

    1. Jaqueline eu moro no litoral paulista, pedalo cerca de 16 km, e demoro aproximadamente 1h para fazer isso, até porque aqui é dificil, acho que deve ser um dos poucos locais do pais que tem congestionamento de bicicleta! Tem pelo menos dois gargalos (semaforos) no meio do caminho que são paradas praticamente obrigatorias (pelo menos eu nunca consegui passar com os dois abertos), em virtude disse percebi que não adianta correr (vejo gente passando na frente mas logo em seguida indo na velocidade de sempre os alcanço). Tem também uma balsa no meio do caminho, o que me gera perca de cerca de 10 minutos. É um belo caminho e gosto muito de fazer de bike.

      Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  9. Boas práticas =]

    Eu tive de aprendê-las sozinho.

    Eu ja vou com a calça, dobrada até o joelho. E, por baixo dela, a berma de ciclista.

    .Levo uma toalha de rosto na mochila, juntamente com o a camisa e a gravata (não amassa) .

    . tomo aquele bom banho de torneira, me seco com a toalinha, coloco o desodorante, etc, e…

    to pronto!

    Mais um dia na Câmara dos deputados.

    Comentário bem votado! Thumb up 23 Thumb down 4

  10. Nem tudo precisa ir na mochila. No armário do trabalho sempre deixar:
    1. creme de pentear (sempre dá pra fazer uma trança bem cheirosa e passar o dia linda);
    2. Toalha (dessas pequenininhas) e um sabonete.

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 0

  11. òtimos complementos esse 2 anteriores.

    Faltou incluir,. câmaraS de ar reserva. Bomba de ar, e ferramentas básicas para eventuais pequenos reparos na magrela.

    Alguns me abordam perguntando como fazer… Eu incentivo e apoio mas tento chamar a atenção a alguns ítens para ir ao trabalho de bike.
    Recomendo que antes, se (re)aprenda a pedalar nas ruas de sampa num grupo noturno ou não.

    Aprenda a trocar uma câmara furada;
    a consertar uma corrente, que se rompeu. Carregue aparatos para isso.

    stan

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 1

    1. Eu pedalo todo dia em Copenhague para o trabalho e no período de 1 ano tive o pneu furado 1 vez. estacionei a bike e peguei um ônibus. Na volta do trabalho parei onde tinha estacionado a bike e voltei empurrando-a p casa. chegando lá consertei o pneu furado.
      Então, na minha opinião não vale a pena levar extras bujingangas, ferramentas, etc que encomodam e pesam extra. Vamos manter o pedalar simples. Se fosse um treino de corrida race até entendo mas no dia a dia como meio de transporte não vale a pena. Ninguem aqui em Copenhague carrega na bike ferramentas e pecas..

      Thumb up 4 Thumb down 3

      1. Li e reli seu comentário. Bom, vc sabe como as coisas funcionam no BR. Se deixarmos a bike estacionada, encontraremos duas, não é como em Copenhague, logo, espero que você tenha escrito esse post com boas intenções e não pra mostrar como é “excepcional morar em Copenhague”.

        Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 1

        1. Ainda assim acho melhor não levar as bujingangas extras, mesmo que tiver que empurrar a bike de volta p casa ou pro trabalho, ou pegar um taxi, carona, ou deixar a bike na bicicletaria mais proxima p consertar e pegar depois, que na verdade é o que a maior parte das pessoas fazem aqui 😉
          Mencionei Copenhague sempre com orgulho porque quem conhece sabe como é facil, prático, seguro, enfim, muito bom pedalar aqui, é realmente “excepcional morar em Copenhague” pra quem quer pedalar.
          Então, aqui como as pessoas já pedalam ha muito tempo e com mais frequência vale observar e ver como eles fazem. Ninguém leva ferramentas e pecas.
          Em questão a roubo de bike aqui não se iluda, oficiais são cerca de 80.000 bikes roubadas por ano.

          Thumb up 4 Thumb down 1

          1. Flavio, a questão é que por aqui não é fácil voltar para casa empurrando a bicicleta. E não temos oficinas em profusão pela cidade, abertas até tarde da noite quando precisamos voltar para casa. A não ser que você tenha uma dobrável, é bom se preparar para ser autossuficiente.

            Thumb up 1 Thumb down 1

    2. Eu pedalo todo dia em Copenhague para o trabalho e no período de 1 ano tive o pneu furado 1 vez. estacionei a bike e peguei um ônibus. Na volta do trabalho parei onde tinha estacionado a bike e voltei empurrando-a p casa. chegando lá consertei o pneu furado.
      Então, na minha opinião não vale a pena levar extras bujingangas, ferramentas, etc que encomodam e pesam extra. Vamos manter o pedalar simples. Se fosse um treino de corrida race até entendo mas no dia a dia como meio de transporte não vale a pena. Ninguem aqui em Copenhague carrega na bike ferramentas e pecas.. abs

      Thumb up 1 Thumb down 0

  12. Seguem os comentários que fiz na lista:

    Além das dicas que você deu, o mais importante é saber que roupa usar, e as condições do tempo (muito quente, quente, normal, frio, muito frio / sol ou sombra).

    Quando estou “a trabalho” de bike, a questão do suor é crítica, então trato de usar o mínimo de roupa possível. Conforme a temperatura esfria, vou adicionando novas peças (mas sempre lembrando que, quando pedalamos, a temperatura do corpo esquenta bastante, então é bom não exagerar).

    – Pés – Meia esportiva tipo running, que permite maior ventilação e absorção de impacto. Se você não usar sapatilha, use tênis de corrida também, por ser muito aberto e ventilar bem.
    – Pernas – Bermuda de ciclista (aquela apertadinha) ou, então, bermuda de corrida, futebol, tênis (aquela curtinha e bem leve). Em caso de tiver mais frio, uma calça corta-vento (tipo um tactel) com respiro.
    – Partes íntimas – Se usar a bermuda de ciclista, o recomendado é não usar nada por baixo. Mas se fôr usar, prefira uma cueca boxer de poliéster (algodão encharca). No caso das garotas, não sei ajudar… rs
    – Tronco – Camisa de ciclismo. Se precisar ser mais social, há camisas mais lisas e bonitas, como da Scott, sem parecer de competição. Você pode preferir usar uma camisa polo ou de tênis, que também são de tecido esportivo, e bem apresentáveis.
    – Mãos – Luva sem dedos.
    – Cabeça – Capacetes bem ventilados. Para quem tem cabelo comprido (como eu), a dica é usar uma bandana, de preferência de poliéster.

    Geral:
    – Prefira sempre os tecidos mais leves possível (poliamida, poliéster/elastano tipo drifit, nikefit, climatec, etc). Elas não encharcam e eliminam o suor, fazem evaporar rápido. Evite algodão, moletom, roupas pesadas e sem ventilação.
    – Use peças de cores claras, de preferência branco. Cores escuras (principalmente o preto) absorvem muito o calor da luz solar e torram.
    – Prefira peças de roupa mais apertadas. Quando a roupa é larga, o suor escorre pelo corpo. Quando é apertada, o suor sai diretamente pelo tecido.
    – Se você precisar usar algo mais pesado por cima, use sempre calças ou jaquetas com áreas de respiro nas costas, axilas, peito, etc. Isso não deixa a roupa menos quente, apenas evita de ficar abafado em demasia.
    – Suar é inevitável, mas você pode evitar de parecer um pimentão refogado se você maneirar no rítmo. Quanto mais leve e menos subidas pegar, menos vai suar.
    – Cada peça a mais que você vestir (óculos, relógio, corrente, etc) que ficar em contato com o corpo vai suar mais. Se puder, evite. Se não puder, lembre-se de lavar bem essas áreas e não se esqueça de lavar as roupas e os objetos assim que puder.
    – No caso dos homens, geralmente o problema maior de suor, odor e demora para secar fica nas regiões com pêlos (Tony Ramos que se cuide). Quanto mais macaco o cara fôr, mais vai sofrer com isso. Se não tiver preconceito, depile, pelo menos as axilas, pernas e virilha, que são os pontos mais críticos.
    – Usando mochila, não vai ter jeito, você vai suar muito mais e as costas vão ficar encharcadas. A dica é a mochila que você usa. Prefira modelos esportivos (com áreas de contato que liberam o resto das costas), pequenos e leves. E só leve o que precisar (peso extra, esforço extra, suor extra). Ou, melhor ainda, coloque sua roupa num baú ou alforje. Desse jeito, você libera as costas, sua menos, têm mais liberdade e dentro de um baú, as roupas não amassam (já na mochila…).

    Comentário bem votado! Thumb up 20 Thumb down 0

  13. Olá Willian,

    Algumas dicas que podem complementar:
    – A camisa que amassa pode ser levada também naqueles Tupperware usados na cozinha.
    – Eu sempre deixo o tenis (eu uso sapatilha de encaixe) e uma calça jeans no escritório mesmo, levo na segunda e volto com eles na sexta (calça jeans usada apenas durante o expediente não suja tanto assim, não é um dia dois pelo menos).
    – Para o “playground”, e até as axilas também, uma dica é Polviho antiséptico (aquele tubo marrom da Granado, mas sem “sabores”) que mantem seco reduzindo o suor e o atrito também.
    – Procure o estacionamento do prédio que trabalha (ou próximo a ele), se tiver gente vigiando o estacionamento a bicicleta acorrentada entre as rodas e o quadro é suficiente para evitar que seja levada pedalando e facilita para transportá-la para outro lado se atrapalhar alguma manobra dentro dele.
    – As vezes tem até um banheiro no estacionamento para os funcionários que dá para trocar de roupa lá sem ter que entrar no ambiente de trabalho com trajes estranhos e ficar “brincando de super-homem” todo dia na frente dos colegas que adoram te zoar.
    – Pedale tranquilamente, aproveite o passeio em uma marcha mais leve que você também sua menos, é só sair um pouco mais cedo, e ainda assim chegará antes de que ir de carro.

    Boas pedaladas e um bom sorriso no dia-a-dia,

    Fernando G. Norte
    BHte – MG

    Comentário bem votado! Thumb up 34 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *