Foto: Willian Cruz

Minha empresa não tem chuveiro, como eu faço?

Veja as 4 dicas fundamentais e as 11 sugestões complementares para essa situação, mostrando que é viável chegar de bicicleta para um dia normal de trabalho.

Foto: Aline Cavalcante

A dúvida é muito comum: como fazer para ir trabalhar de bicicleta, se minha empresa não tem chuveiro e nem vestiário? Não é impossível, tanto que muita gente já faz isso.

As quatro dicas abaixo são essenciais. Com elas, você poderá até pedalar com a mesma roupa que pretende usar no trabalho e talvez nem precise das outras dicas dessa página.

  • Pedale devagar: Se você pedalar rápido, chegará como se tivesse corrido; pedalando mais devagar, chegará como se tivesse caminhado.
  • Faça paradas: Quando perceber que está transpirando mais do que gostaria, pare na sombra por alguns minutos. Beba um pouco de água, respire fundo. Percebendo que a transpiração diminuiu, recomponha-se e prossiga.
  • Refrigere-se: Leve água gelada, mesmo em dias frios. Ela é seu ar condicionado de dentro para fora.
  • Use um bagageiro: Levar a mochila nas costas faz você transpirar bem mais. Instale um bagageiro na bicicleta, prenda bem a mochila nele e descubra a diferença. Você não vai mais querer levá-la nas costas.
    .

Sugestões complementares

Se a distância é muito longa, há muitas subidas, está quente demais ou você simplesmente ainda não se sente bem só com as recomendações acima, tente essas:

  • Banho antes: Se possível, tome um banho antes de pedalar. Ajuda bastante a não ficar com odor ao transpirar.
  • Antitranspirante: Parece óbvio para alguns, mas não custa reforçar: use sempre um antitranspirante, antes e depois da pedalada.
  • Cabelos: Se você tem cabelos bem curtos, pode lavá-los na pia também. Nem precisa xampú, água em abundância já resolve. A garrafinha de água quebra um galhão nessa hora: coloque a cabeça em cima da pia (ou do vaso sanitário, caso seja um banheiro coletivo e você queira fazer isso de forma mais reservada) e jogue a água por cima.
  • Toalha: Leve uma toalha de rosto. Seque com ela o que você tiver lavado (rosto, axilas, cabelo) e depois use a mesma toalha, que ficou úmida, para limpar o resto do corpo.
  • Playground: Limpe a área genital com lenços umedecidos.
  • Roupas: Leve na mochila uma muda de roupa completa e se troque no banheiro. É importante levar principalmente outra roupa íntima e um novo par de meias.
  • Bermuda: Recomendo pedalar de shorts ou bermuda, para não sujar a calça na corrente ou nos raios das rodas, mas se estiver frio (ou você não puder entrar assim na empresa para depois se trocar) você pode prender a barra da calça junto à perna com um velcro, ou mesmo enrolá-la para cima até pelo menos o meio da canela.
  • Sacolas: Leve sacolas plásticas para embalar a roupa suja. Leve a roupa limpa também dentro de uma sacola plástica, assim se chover no meio do caminho ela continuará seca.
  • Roupa social: Precisa levar uma camisa que amassa? Dobre-a e coloque dentro de uma daquelas pastas plásticas mais altas, retangulares, que se usa em escritórios. Coloque a pasta na mochila ou no bagageiro. Algumas lojas de roupas usam um truque para expor uma camisa sem que ela amasse: a peça é dobrada em volta de um pedaço de papel cartão ou papelão, encaixado por baixo e atrás do colarinho, que pode ser improvisado cortando no tamanho correto. Uma calça social pode ir dentro dessa mesma pasta, com a camisa dobrada em volta dela para não ficar com marcas.
  • Perfume: Você pode passar um perfume depois de se limpar. Mas não exagere, para não pensarem que você está tentando mascarar algum cheiro de suor (acredite, você não o terá se seguir as dicas acima).

 

Mas preciso trabalhar de paletó!

Não tema! Há solução! Veja aqui nossas dicas para quem precisa levar o paletó e ficou meio na dúvida de como fazer.

 

Dicas em vídeo

Veja no vídeo abaixo as recomendações da Dorothee, do site Earth First. Ela diz algumas coisas bem legais para quem está começando e mostra que até mulheres preocupadas com a aparência depois da pedalada podem adotar a bike, com um pouco de inteligência e boa vontade. Está em inglês, sem legendas, mas fiz um pequeno resumo, que coloquei logo abaixo do vídeo.


Basicamente, o que ela diz é:

  • Leve uma camiseta limpa na mochila, para se trocar quando chegar ao destino. “É por isso que os ciclistas costumam usar mochilas”.
  • Limpe as axilas com lenços umedecidos.
  • Se o capacete estraga seu cabelo, use uma bandana.
  • Se você não quer chegar de capacete e suado no destino, pare em algum lugar antes para se trocar no banheiro.

Veja também as dicas dos leitores nos comentários aqui da página.

E se você tem alguma dica boa ou uma crítica às recomendações acima, comente também! 🙂

140 comentários em “Minha empresa não tem chuveiro, como eu faço?

  1. As dicas aqui são bastante úteis. Não que as tenha utilizados todas mas, sem dúvida, mostraram-me ser possível. E comecei.

    Para colaborar com a sessão, aqui vão minhas dicas e observações:

    1. Saia cedo. Às 7h, mesmo no verão, o sol ainda está muibo baixo e não incomoda;
    2. Opte por caminhos tranquilos. A sensação de segurança e prazer evita o suor;
    3. Pedale calmamente e curta a viagem. Pra quê correr?
    4. CycleChic na veia: camisa social com a manga arregaçada permite a entrada do vento que refresca;
    5. Mesmo que MAIS LONGOS, opte pelos caminhos MAIS PLANOS! A subida é MUITO mais crítica do que a distância;
    6. Pedale com frequência antes de se iniciar no trajeto casa-trabalho. O condicionamento físico (normal, não de atleta) é elemento fundamental para evitar o suor.
    7. Pela minha distância ser curta, acabo suando mais se eu tivesse de me trocar de roupa sem a infraestrutura correta. Por isso, já venho de social.
    8. Para a volta, levo uma troca de roupa porque pego algumas subidas e dou uma forçada no ritmo, por dois motivos: estou indo pra casa e posso tomar banho e faço um exercício um pouco mais intenso!

    Planejamento e vontade são superimportantes!

    Coragem e ótimas pedaladas.

    Comentário bem votado! Thumb up 21 Thumb down 1

  2. Outra dica é fazer inscrição em uma academia proxima, assim você pode, além de dar uma malhada tomat um bom banho!

    Comentário bem votado! Thumb up 10 Thumb down 0

  3. Oi, uma dica que “mudou minha vida”: bicarbonato de sódio! Usando uma pequena quantidade polvilhado nos pés e axilas, logo após o banho, e você passa o dia inteiro sem cheiro nenhum (claro que isso não elimina a necessidade da higiene após suar, mas pelo menos o problema do odor desaparece). Pode ser usado puro ou diluído em água, ou ainda misturado ao polvilho anti-séptico, ao talco, ou ainda misturado com glicerina líquida pra quem tem pele sensível (ambos são vendidos em praticamente qualquer farmácia, e o bicarbonato se encontra também no supermercado, normalmente na seção de bolos). Use-o também para polvilhar as roupas suadas antes de guardar na sacola plástica, assim não fica com cheiro forte até chegar em casa, e na lavagem já ajuda a higienizar as roupas.

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  4. Olá galera, já estou indo de casa para o trabalho de bike, e também pedaladas no fim da tarde, é uma montainbike SK da caloi, o nome dela é silvestre, ela é linda, estou apaixonado, depois de passar meses pesquisando e com ansiedade, guardo ela no meu quarto mesmo e faço um trajeto de 9km e venho seguindo muitas dicas daqui, abrço à todos.

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

  5. Olá pessoal, eu estou utilizando a bike para ir ao trabalho há uns 5 meses (trajeto de 8 km) e já faço uso de muitas dicas ai do pessoal, más tem uma muito boa que não vi aqui ainda.
    É uma dica de tipo de roupas que não provocam muito suor, ou seja, ajudam o corpo respirar.
    Use camisetas em tecido mais fino tipo “Dry Fit”, aquelas mesmas que jogadores de futebol e atletas utilizam.
    Elas ajudam o corpo a respirar e consequentemente a suar menos. Não precisa ser daquelas mais caras (tipo Nike), tem outras bem mais em conta e funcionam igual.
    Outra dica, que muitos já devem realizar, é manter os pneus bem calibrados, pois evita esforço desnecessário.
    Eu praticamente calibro os pneus diariamente.

    Valeu, até mais.

    Camilo (Curitiba-PR)

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

  6. Boas dicas, até o trabalho eu pedalo pouco, raramente chego suando, e como se trata de um laboratorio, quando o calor ta demais é so ficar na sala a 4 graus que o suor vai embora rapido, eheheh.

    Outro dia vi um video, mas não tenho mais o link, de um cara que tinha o problema de ir jogar bola e depois ir direto pra balada mas que não queria ir fedido. Ele ensinava: num pote de uns 250 ml, com tampa, colocar um pouco de gel de banho (uma pressionada) e um pouco d’agua (umpouco menos da metade do volume do pote), misturar ate diluir o gel totalmente, então colocar no congelador. Esperar congelar, depois de congelado, completar com agua limpa (deixando um pouco de espaço por causa da expansão da agua) e colocar no congelador novamente.

    Dai leva-se esse “banho” congelado num recipiente com um pouco de isolamento termico (bolsa termica, p.ex) e quando precisar do banho, basta remover o bloco do pote, esfregar a parte inferior (que tem o gel de banho diluido) nas regiões necessarias, e depois para “enxaguar” usa a outra extremidade do bloco (que tem apenas agua). E depois é so secar e voilà.

    Informo que nunca testei, mas teoricamente tem uma boa chance de funcionar se conseguir manter o bloco no estado congelado.

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  7. Parabéns pelo site Willian…

    Eu há alguns anos usava a bike para ir ao trabalho quase que diariamente, porém abandonei a coitada depois que sofri um acidente de moto e passei a atuar no departamento comercial onde trabalho de camisa, sapato e calça social (em geral)

    Aí vieram os problemas do sedentarismo ganho de peso, etc… E hoje estou voltando a atividade novamente coloquei a bike para rodar e as dicas aqui, muitas as quais eu havia aprendido na prática são de extrema importância para quem está começando.

    Eu tenho a sorte de no trabalho contar com uma estrutura boa com vestiário, armário e chuveiro com aquecimentos a gás…

    Então o que costumo fazer é já deixar na segunda-feira peças de roupas mais pesadas assim como sapato já no armário, então em geral carrego o mínimo de peso possível…

    Mas o maior inimigo que me atrapalha em muito na empreitada é o clima de Curitiba, além do frio, a instabilidade é grande pois nunca se sabe quando irá começar a chover… Então tenho que ficar direto antenado nas previsões meteorológicas para não cair na rua bem no dia que tá previsto um toró… Tirando isso só satisfação em adotar hábitos mais saudáveis e reduzir E MUITO o estresse…

    Vlw

    Roger

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

    1. Curitiba é complicado isso, sai de manha com calor e volta a tarde de baixo de chuva, mas nada como sempre andar esperto carregar uma roupinha extra já deve virar rotina.

      Thumb up 2 Thumb down 0

  8. Tenho sorte de pedalar apenas 4km para pegar o metrô. Para não transpirar, pedalo lentamente sem forçar a musculatura. Para evitar o superaquecimento uso camisa social branca e aberta até o umbigo. A brisa da manhã entra pela abertura da camisa inflando-a e resfriando meu corpo. Cabe ressaltar que não uso mochilas para evitar o suor nas costas.

    No início eu transpirava muito, portanto tinha que tomar banho no trabalho. Com o tempo meu corpo ficou mais resistente ao esforço físico. Além disso desenvolvi uma técnica refinada de pedalar somente o necessário. Por exemplo, evito pedalar em descidas para poupar energia pedalar em locais planos e acelerar, se necessário, em locais perigosos como cruzamentos e paradas de ônibus.

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  9. Vou falar de maquiagem, pois esse assunto é importantíssimo para as mulheres pedalantes e femininas.
    Quando pedalo mais que 4km fico suada (mas nunca fedida, viu?) e vermelha, não tem jeito. Chego no escritório, vou ao banheiro, uso toalhinha, sabonete, desodorante e perfume no corpo e troco a roupa toda. Só que no final da sessão ainda estou vermelha e com o rosto transpirando, mesmo enxaguando com bastante água fria.
    Para conseguir fazer uma maquiagem leve e não trabalhar o dia todo de “cara lavada” encontrei a saída na paciência: espero pelo menos 30-40min para a pele esfriar, aí volto ao banheiro para fazer a maquiagem. Evito usar base, lápis macio e gloss, pois vai melecar na próxima troca de roupa. Prefiro um corretivo mais seco, pó leve e uso rímel à prova d’água. Tudo pensando que tenho que voltar para casa com a maquiagem e não quero derreter no meio da rua…
    Nas sessões de toalete gasto cerca de 30min, por isso também não tem outro remédio a não ser chegar mais cedo para estar pronta-perfumada-animada-e-linda para o trabalho.
    A mudança do carro para a bike exige alguma adaptação, paciência, boa vontade e bom humor. Detalhe: às vezes a serotonina liberada pela pedalada me deixa tão feliz e confiante que dispenso a maquiagem; afinal, já me sinto bonita!

    Comentário bem votado! Thumb up 47 Thumb down 2

  10. Usei muito estas dicas quando estava fazendo um curso, mas em geral não tenho muitos problemas com odor de suor, mas o desodorante ajuda muito, e vou adicionar uma pequena dica pessoal: Comprei em uma destas lojinhas de 1,99 alguns frascos pequenos, de plástico e com válvula “spray”, e coloco perfume neles*, são bem menores e mais fáceis de levar que os frascos de vidro, e quando esvaziam, basta encher novamente.
    *O perfume é daqueles que o frasco não tem a válvula.

    Pro trabalho, como tem chuveiro, levo uma boa toalha, as roupas de trabalho e uma muda pra retornar pra casa, as vezes uso a mochila, as vezes um alforge, e no inverno prefiro o alforge, pois além de evitar que a roupa fique muito molhada onde tem contato com a mochila, também tem mais espaço e dá pra levar alguns agasalhos.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  11. Sempre gostei de andar de bicicleta. Daí, para usá-la como meio de transporte, não foi complicado. Faço percurso de bike e levo 25 minutos aproximadamente para a faculdade ( em horas de tráfego intenso de transeuntes, utilizar transporte público para chegar ao destino, atraso 10 minutos e dependendo, do fluxo, fica inviável). Escolhi esse meio de transporte, a princípio porque meu destino não fica longe de casa e também porque tive que reduzir gastos… então percebi que não seria problema ir de bicicleta a faculdade. Por outro lado, do dinheiro que economizo, invisto em alimentação, por exemplo, frutas, pães e leite, carnes leves, verduras,alguns tipos de legumes, a fim de ganhar energia suficiente para pedalar. Também levo comigo água, toalha de rosto, camisa e calça apropriadas, para trocar. Na faculdade tem vestuário, mas porque não haver vestuários em lojas de artigos esportivos ou nas próprias autorizadas ou locais alternativos para guardar objetos de pequeno valor?
    Fica ai uma sugestão…

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 0

  12. Bem, infelizmente a sala aonde trabalho é quase mais quente do que todo o trajeto de bike, então, nem me preocupo em trocar de roupa não T_T Mas também não tenho maiores problemas com suor, suo bem pouco.
    O pessoal que vai de ônibus chega tão suado e cansado qnto eu xD

    Thumb up 3 Thumb down 0

  13. Nao vi nenhum comentario sobre pedalar de papete. Depois que eu descobri a papete, nao pedalo mais de meia e tenis. Com a vantagem de ser mais leve e ocupar menos espaco na mochila. abracos!

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *