Foto: Willian Cruz

Dicas para pedalar nas ruas de forma segura

Veja nossa série de artigos com dicas para pedalar nas ruas e torne seus deslocamentos mais seguros e confortáveis!

O Vá de Bike tem uma série de artigos intitulada “dicas para o ciclista urbano”, com informações teóricas e práticas para ajudar a pedalar nas ruas com mais segurança.

Essas dicas começaram a ser compiladas e publicadas ainda em 2004. De lá para cá, foram revisadas e ampliadas, continuando pertinentes e atuais, com informações sólidas e relevantes.

Ao longo desses anos, se tornaram referência e ajudaram muita gente a vencer o medo de pedalar nas ruas. Muitos sites, revistas, jornais e outros veículos de comunicação já as utilizaram como base para criar suas próprias listas de recomendações – muitas vezes sem citar a fonte, infelizmente.

Se você ainda não leu, leia. Se já leu, divulgue para quem está começando. Sem receio de incorrer no exagero, podemos afirmar que essas recomendações podem fazer a diferença na vida de alguém.

Dicas para o ciclista urbano
Compartilhe!

82 comentários em “Dicas para pedalar nas ruas de forma segura

  1. Oi! Td bem? Tenho 1 bebê de um ano e estou querendo pedalar com meu filho
    Sou iniciante e gostaria de dicas de como escolher uma boa bicicleta. Vi algumas bicicletas urbanas femininas mas dou totalmente leiga… vc pode me ajudar?

    Thumb up 2 Thumb down 0

    1. Oi, Paula! Que bom que decidiu pedalar. Tem algumas recomendações aqui: https://vadebike.org/2012/02/bicicletas-para-mulheres/

      Mas o mais importante é que a bicicleta seja confortável e adequada para o seu corpo, especialmente sua altura. Você vai ter que experimentar dando uma voltinha para ver se sente bem com ela.

      Quanto ao bebê, escolha uma cadeirinha dianteira, que seja firme e ao mesmo tempo confortável. As melhores para essa idade têm uma barra frontal que fecha na frente da criança. Ela certamente vai dormir nessa cadeirinha, por causa do movimento, então tem que ter um cinto que a prenda bem no lugar sem machucar e um bom encosto. Depois conte aqui o que decidiu!

      Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  2. Bom dia, por gentileza, tem alguma programação do Bike Anjo na região do Vale do Paraíba (Taubaté ou próximo). Tem alguém em Taubaté que ensina adulto a aprender andar de Bicicleta? Muito obrigado!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Moro em Mogi das cruzes,e preciso a ensinar minha filha a andar de bicicleta, só tem um porém eu não sei, quem poderia me ajudar, obrigado…

    Thumb up 2 Thumb down 0

  4. Olá! Gostaria de instalar um paraciclo na calçada. Como faço? A Prefeitura ajuda a colocar? tem que comprar? Qual a lei?
    super obrigada pela orientação!
    Juliana

    Thumb up 1 Thumb down 0

  5. Pergunta básica: por que a imensa maioria, mas imensa mesmo, dos ciclistas não param nos semáforos de São Paulo?
    Acho esse comportamento inaceitável, especialmente porque defendem com tanta veemência seus direitos, os quais estou inteiramente de acordo.
    Mas não posso concordar com a luta pelos direitos e a ignorância dos deveres.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  6. Olá Willian

    Somos alunos do grêmio da E.m.e.f Armando de Arruda Pereira, gostaríamos de fazer um bicicletário na nossa escola. O único espaço que teriamos para fazer seria a calçada em frente a escola. Queríamos saber se existe alguma lei que nos proibi de fazer isso, você teria alguma dica para nos ajudar. Muito obrigado, esperamos ansiosos pela resposta

    Thumb up 3 Thumb down 0

  7. Pessoal quem for da zona norte/oeste cuidado na ponte do CEASA sentido bairro (Pirituba e remédios) há ferragens da ponte expostas, risco de acidentes.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  8. olá, boa noite, moro na zona sul e sou usuário da ciclovia da marginal pinheiros, está abandonada, com muitos buracos e colocando a vida co ciclista em risco, precisamos pressionar as autoridades para que eles façam manutenção,pista interditada, precisamos nos unir.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  9. Oi, comprei recentemente uma bike, estou acima do meu peso ideal, há dois meses tenho feito caminhadas diárias, agora vou me concentrar nos passeios de bike para conquistar um bom condicionamento físico e perder estes quilos a mais. obrigada.

    Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *