Foto: Paulo Dimas

Aprenda a andar de bicicleta com um Bike Anjo

As oficinas gratuitas ensinam jovens e adultos, de todas as idades, a se equilibrarem em uma bicicleta. E em várias cidades, veja as datas!

Leia também
Vídeo mostra a alegria de aprender a pedalar
Não há idade para aprender a andar de bicicleta
Saiba como ensinar adultos a pedalar

Cada vez mais gente tem vontade de pegar uma bicicleta e sair por aí, mas muitos ainda não tiveram a oportunidade de aprender a pedalar. Por isso, os voluntários do projeto Bike Anjo criaram oficinas regulares, em diversas cidades, para ensinar pessoas de todas as idades a se equilibrarem em uma bicicleta!

A EBA! – Escola Bike Anjo, oferece diversas atividades gratuitamente: aprender a se equilibrar nas duas rodas da magrela, dicas e truques para pedalar com segurança nas ruas, para ir ao trabalho de bicicleta e até formação de novos Bike Anjos.

Veja as datas e locais, em várias cidades do país: bikeanjo.org/blog/eba

 

Dona Nice, de 82 anos, aprendendo a pedalar com o Bike Anjo Marcos Jana. Foto: Paulo Dimas

Aprendendo a pedalar na idade adulta

Direcionada a quem ainda não sabe andar de bicicleta mas tem vontade de aprender, a oficina consiste em uma aula prática ao ar livre e atende jovens e adultos que nunca pedalaram antes. Por isso, o que importa é apenas sua determinação e vontade de aprender!

A oficina atende crianças e jovens a partir de 12 anos, para evitar acidentes com crianças pequenas, já que a praça fica cheia. Mas se você, pai ou mãe, quiser levar seu filho pequeno para ajudá-lo a tirar as rodinhas, os voluntários podem ajudar com dicas e técnicas para que juntos vocês consigam fazer isso de maneira mais simples.

E o pessoal da melhor idade também será muito bem recebido. Afinal, nunca é tarde para começar!

Só na cidade de São Paulo, os Bike Anjos já ensinaram 3.072 pessoas a pedalar, sendo 423 homens, 2.234 mulheres e 415 crianças (números até fevereiro/2018). Venha aprender você também!

 

As oficinas Aprendendo a Pedalar são para todas as idades! Foto: Gabriela Kato

Paciência, atenção e respeito

As pessoas que participam das oficinas são sempre bem recebidas, instruídas com paciência e carinho e, com poucas exceções, conseguem aprender logo no primeiro dia.

Vale a pena ler o relato carregado de emoção da Jeanne, contando como foi especial poder ensinar meninas adultas a andarem de bicicleta, em uma oficina das Pedalinas. Uma delas, a Esther, escreveu um belíssimo texto, publicado no site das Pedalinas, contando como foi aprender a andar de bicicleta e sair com ela nas ruas. E descreve a bicicleta como liberdade, independência e autonomia.

Sempre que me pedem para definir com uma única palavra o que significa a bicicleta, respondo liberdade. Porque, no fim, é isso o que melhor descreve poder se deslocar pela cidade a qualquer momento, deslizando pelas ruas como se os congestionamentos não existissem.

 

Mais detalhes

Não é necessário levar bicicleta, mas se você já tiver uma e puder levar, terá a oportunidade de aprender já com a bike que pretende usar. E ainda receberá dicas de ajustes para ter uma melhor experiência com ela ao pedalar.

A oficina é gratuita, pois é organizada por voluntários que querem uma cidade melhor, com mais bicicletas e mais pessoas felizes nas ruas.

Para todas as pessoas, sem limite de idade.

Se você já sabe pedalar e quer algumas dicas de segurança para pedalar nas ruas, haverá muita gente experiente por lá para te ajudar.

O encontro só costuma ser cancelado em caso de chuva forte.

 

Quando e onde?

A lista de cidades com Escola Bike Anjo cresce a cada dia. Veja todas elas, com informações sobre local, dia e horário, nesta página.


 

Bike Anjo

O Bike Anjo é um projeto onde ciclistas experientes ajudam gratuitamente quem usar a bicicleta nas ruas com segurança, ou mesmo quem quer aprender a se equilibrar em duas rodas.

Além das oficinas ensinando a andar de bicicleta, os voluntários acompanham os iniciantes em suas primeiras pedaladas, ajudam a escolher rotas mais tranquilas, passam conceitos de segurança e comportamento no trânsito e ensinam o básico da utilização da bicicleta. A pessoa interessada preenche um formulário no site do Bike Anjo e é colocada em contato com um ciclista experiente em sua região, que o atende gratuitamente.

Os voluntários do projeto Bike Anjo têm experiência em ajudar iniciantes, que saibam ou não como se equilibrar em uma bicicleta, a ganhar as ruas e conquistar sua liberdade.

 

Compartilhe essa página no Facebook, usando os ícones abaixo,
e ajude a divulgar as oficinas!

187 comentários em “Aprenda a andar de bicicleta com um Bike Anjo

  1. Gente, alôooooooo!!!!!!! E O rio de Janeiro continua lindo …. de fevereiro a março, alô alô Cadê a bike???????? Preciso me exercitar. os netinhos estão crescendo, aprendend0 e eu ficando a pé na beira o caminhoooo!!!!!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Oi , moro em Floripa e quero aprender andar de bicicleta, mas não tenho uma gostaria de saber se vcs tem para poder aprender para depois comprar a minha. Eu sonho sempre que sei andar, ai acordo e vejo que foi sonho é frustrante. Aguardo resposta.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Tenho 51 anos e tenho vontade de aprender andar de bicicleta,onde posso encontrar Bike Anjo, Moro em Sampa. Obrigada pela atenção, um forte abraço!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Gostaria de saber no Rio de Janeiro onde possoe cadastrar.sou jovem de 60 anos e quero muito me. Desabrochar na Nike. Obrigado Guardo resposta. Urgente

    Thumb up 1 Thumb down 0

  5. Tenho 55 anos e minha meta para 2014 é andar de bicicleta, não tinha ideia onde procurar, joguei no google e apareceu Bike Anjo, preciso de um anjo para me ensinar. Moro em São Paulo – capital.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  6. Olá, tenho o sonho de aprender a andar de bicicleta. Quando li sobre o projeto vadebike, fiquei encantada e esperançosa em realizar o meu sonho. Quando o projeto chega a Salvador?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  7. Olá, tenho 43 e um sonho de aprender a andar de bicicleta. Quando li sobre o projeto vadebike, fiquei encantada e esperançosa em realizar o meu sonho. Quando o projeto chega a Salvador?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  8. Ola!
    Gostaria muito de aprender a andar de bicicleta.
    Gostaria de entrar em contato com alguem desse grupo, na cidade de Porto Alegre,
    Já passei dos 50 anos, mas sei que posso aprender. Obrigada.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  9. Boa tarde, gostaria de saber se existe algum grupo aqui em Salvador-Ba.
    Gostaria de aprender, so que tenho medo, tenho 47 anos.
    Obrigada pela atenção.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  10. Oi, moro em Jaraguá do Sul, / SC tenho 33 anos e quero muito aprender a andar de bicicleta, quando pequena tentei algumas vezes e nunca tive sucesso, aí desencanei, mas sempre senti vergonha de dizer que não aprendi…no ano passado me mudei de Osasco / SP para cá, e aqui embora exista um carro por habitante na cidade, é muito comum as pessoas andarem de bicicleta, faz parte da cultura da região…fico olhando as moças e até senhoras pedalando e me sinto presa, queria poder fazer o mesmo, ter mais liberdade e independência (já que não dirijo tbm), quero ir para o trabalho de bike, pq além de ser mais perto do que o percurso que antes eu tinha que percorrer em SP, me ajudaria a entrar um pouco em forma, rsrs, já que ganhei uns quilinhos com o casamento…

    Dúvida: terá aqui tbm a oficina?
    Por favor considerem, rsrs, ficarei muito feliz..

    Thumb up 1 Thumb down 0

  11. Gente, me inscrevi pra aprender a andar de bike para este domingo (26/1), mas não obtive resposta alguma. Os eventos ainda estão acontecendo aqui em SP? Quero muito participar! Obrigada!

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *