Mapa das ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas de São Paulo

Mapa com a estrutura cicloviária permanente da capital paulista, atualizado conforme novas ciclovias são inauguradas

Veja também
Mapa completo das Ciclofaixas de Lazer de São Paulo
Acessos e horário da Ciclovia Rio Pinheiros, em São Paulo

Pouca gente sabe, mas a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) mantém um mapa com a estrutura cicloviária permanente da capital paulista. Esse mapa vem sendo atualizado conforme as novas ciclovias são inauguradas.

Algumas ciclovias mais recentes podem não aparecer ainda no mapa, pois o órgão de trânsito só acrescenta quando as considera finalizadas, não havendo pontos pendentes no traçado ou sinalização. Portanto, ciclovias ainda em implantação não estarão mapeadas.

Obs.: As ciclofaixas de lazer não estão nesse mapa, só a estrutura permanente. O mapa da Ciclofaixa de Lazer paulistana encontra-se aqui.

O mapa abaixo é uma “fotografia” da estrutura em dezembro de 2021. Clicando na imagem, a versão navegável e atualizada será aberta em outra janela, no site da CET.

Atenção: Se o mapa navegável estiver indisponível, clique aqui para abrir a imagem acima em resolução mais alta.

O órgão de trânsito possui ainda uma área em seu site dedicada às bicicletas, com informações sobre a infraestrutura cicloviária de São Paulo, definições técnicas, dicas de segurança, informações sobre os sistemas de compartilhamento de bicicletas da cidade e sobre o plano cicloviário da cidade. Veja aqui.

Adicione esta página aos seus favoritos!

Dicas para o ciclista urbano

228 comentários em “Mapa das ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas de São Paulo

  1. Willian, vc sabe se há projeto para dar continuidade na ciclofaixa da rua Domingos de Morais entre a Al. dos Boninas e a rua Madre Cabrini, ou eles manterão a única opção pela rua Coronel Lisboa?

    Thumb up 2 Thumb down 1

  2. Notei que várias ciclovias ainda não constam no mapa, como na Av. Francisco Mesquita e na Rua Capitão Pacheco e Chaves na região do Ipiranga.

    Thumb up 4 Thumb down 2

    1. Não entendo como a CET consegue ter dificuldade em atualizar um mapa com dados das ciclovias que ela mesma faz, tem várias prontas há meses que ainda não constam no mapa. Na Humaitá na bela vista, próxima ao terminal bandeira, entre as ruas Major Sertório e Rego Freitas, etc… Deve ter mais algumas que nem sabemos.

      Thumb up 4 Thumb down 2

  3. hoje estava passando pela rua tuiuti no tatuapé, do lado que vai para o jardim Anália Franco e vi que tinha uma ciclovia nova na rua domingos agostim (atrás do shopping metrô tatuapé). Fui consultar o mapa da CET e percebi que as ciclovias da região estão pouco atualizadas, já que há várias rotas que não estão no mapa.
    nem no da CET nem no Google

    Thumb up 2 Thumb down 2

  4. Nossa, me toquei disso ontem: o trecho da R. Coriolano, da rua Cláudio ao final dela (Pio XI), que é ciclorrota (Lapa), virou ciclovia bidirecional. Não tá 100%, mas quase, falta colocar tachões numa parte lá, fazer uma limpezinha, mas… Mas já dá pra usar!

    Thumb up 0 Thumb down 3

  5. Gostaria de saber se há planejamento para criação de ciclo rotas permanentes nos bairros da Lapa, Vila Romana, Leopoldina e Pompéia? Grato.

    Thumb up 2 Thumb down 1

  6. Olá,
    Gostaria de saber se há ciclorota planejada para sair de Pinheiros e Vila Leopoldina até Alphaville. Caso não exista nenhum projeto ainda, como podemos acessar os governantes para solicitar? O blog teria interesse em auxiliar na elaboração de uma petição pública para esta finalidade? Obrigada. Abraços, Carolina

    Thumb up 1 Thumb down 2

    1. Até Alphaville, Carolina? Nossa, que trampo… Bom, afora a questão da “demanda” pra lá, que tenho cá minhas dúvidas sobre a existência dela, antes de pensar em “acessar os governantes”… Você sabe que Alphaville é Barueri, né? Logo, é jurisdição de outra prefeitura.

      Mas, independente disso, você já fez esse trajeto? Ou conhece quem costuma fazê-lo? O que pelo menos ajudaria na elaboração de uma ciclorrota:

      “Rota de Bicicleta ou Ciclorrota: Ruas já utilizadas por ciclistas que circulam nos bordos da via junto com o tráfego geral e que recebem sinalização vertical e horizontal (placas e pintura de solo) alertando os motoristas sobre a presença e a prioridade a ser dada ao tráfego ciclístico, além da adoção da velocidade veicular em 30 Km/h. Geralmente situadas em vias coletoras e locais onde é pequena a presença de veículos de grande porte como ônibus e caminhões.” (Fonte: CET)

      Thumb up 1 Thumb down 2

      1. os rios sao muitos legais sabia ! eu as vezes tomo ate banho neles aqui de cachuerinha do parana foda pra cralho a praia aquie de maringa ele mesmo oriveldo da silva o galo cego

        Thumb up 0 Thumb down 1

  7. Está faltando um trecho importante no mapa. Pelo menos desde o Vila Lobos, pela prof Fonseca Rodrigues, até a Rebolcas tem ciclovia permanente.

    Thumb up 2 Thumb down 1

    1. Na verdade essa ciclovia está vindo lááá de trás, desde a Av. Dr. Gastão Vidigal. Inclusive, vi hoje mesmo também que tem uma ciclovia na Ponte dos Remédios, só não me lembro se esta da ponte era interligada com a da Gastão. De qualquer forma, está na hora de atualizar esse mapa, não é mesmo?

      Thumb up 0 Thumb down 0

  8. Sobre porjeto de implantação de ciclovia em SP, alguém tem informação se será implantado nas avenidas Abrão de Morais e Ricardo Jafet? poderíamos ter ligação entre o Parque da Independiencia ao Centro Parolimpico (em construção na Água Funda) e também ligando o Jardim Botânico e o Zoológico.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  9. A legenda está errada. As ciclofaixas são as de lazer funcionando nos domingos e feriados nacionais; as ciclofaixas são permanentes.

    Thumb up 0 Thumb down 2

    1. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

      Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 0 Thumb down 8

      1. Ignorancia e desinformação = a gente se vê por ai

        Maioria usa bicicleta como meio de deslocamento no cotidiano, diz pesquisa

        http://viatrolebus.com.br/2015/07/maioria-usa-bicicleta-como-meio-de-deslocamento-no-cotidiano-diz-pesquisa/

        Longe das ciclofaixas, bicicleta já é transporte na periferia de SP

        http://tv.estadao.com.br/geral,longe-das-ciclofaixas-bicicleta-ja-e-transporte-na-periferia-de-sp,331408

        Vá se informar antes de vir trollar e vomitar asneiras aqui

        Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Melhor, nós que partimos do Embu, Taboão, Maria Sampaio, Campo Limpo e afins precisamos de uma rota que ligue o Campo Limpo/Divisa com Taboão/ Macedônia à ciclovia da Eliseu de Almeida. É sofrível ter que encarar a Estr. do Campo Limpo de bike até chegar na Eliseu.

      Thumb up 3 Thumb down 1

  10. Gostaria de utilizar a ciclovia do rio pinheiro como opção de ira trabalhar, porém li matérias sobre roubo do lado oeste da ciclovia. Alguém faz este percurso da Jurubatuba até Cidade Jardim? Como esta o desvio pela ciclovia do lado oeste? Grato

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. O desvio é bem sossegado. Há uma tradicional escada (lado percurso jurubatuba-joão dias) e do outro lado é um acesso normal. Todo esse trajeto é cercado.
      Porém, do outro lado, não tem os seguranças da CPTM. Fico triste, mas não surpreso, por saber que está tendo roubos.

      E a ciclovia do outro lado é bem suja, devido às obras.

      Abs

      Thumb up 0 Thumb down 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *