Aprenda a andar de bicicleta com um Bike Anjo

Leia também
Vídeo mostra a alegria de aprender a pedalar
Não há idade para aprender a andar de bicicleta
Saiba como ensinar adultos a pedalar

Cada vez mais gente tem vontade de pegar uma bicicleta e sair por aí, mas muitos ainda não tiveram a oportunidade de aprender a pedalar. Por isso, os voluntários do projeto Bike Anjo criaram oficinas regulares, em diversas cidades, para ensinar pessoas de todas as idades a se equilibrarem em uma bicicleta!

A EBA! – Escola Bike Anjo, oferece diversas atividades gratuitamente: aprender a se equilibrar nas duas rodas da magrela, dicas e truques para pedalar com segurança nas ruas, para ir ao trabalho de bicicleta e até formação de novos Bike Anjos.

Veja as datas e locais, em várias cidades do país: bikeanjo.org/blog/eba


Dona Nice, de 82 anos, aprendendo a pedalar com o Bike Anjo Marcos Jana. Foto: Paulo Dimas

Aprendendo a pedalar na idade adulta

Direcionada a quem ainda não sabe andar de bicicleta mas tem vontade de aprender, a oficina consiste em uma aula prática ao ar livre e atende jovens e adultos que nunca pedalaram antes. Por isso, o que importa é apenas sua determinação e vontade de aprender!

A oficina atende crianças e jovens a partir de 12 anos, para evitar acidentes com crianças pequenas, já que a praça fica cheia. Mas se você, pai ou mãe, quiser levar seu filho pequeno para ajudá-lo a tirar as rodinhas, os voluntários podem ajudar com dicas e técnicas para que juntos vocês consigam fazer isso de maneira mais simples.

E o pessoal da melhor idade também será muito bem recebido. Afinal, nunca é tarde para começar!

Só na cidade de São Paulo, os Bike Anjos já ensinaram 3.072 pessoas a pedalar, sendo 423 homens, 2.234 mulheres e 415 crianças (números até fevereiro/2018). Venha aprender você também!

 

As oficinas Aprendendo a Pedalar são para todas as idades! Foto: Gabriela Kato

Paciência, atenção e respeito

As pessoas que participam das oficinas são sempre bem recebidas, instruídas com paciência e carinho e, com poucas exceções, conseguem aprender logo no primeiro dia.

Vale a pena ler o relato carregado de emoção da Jeanne, contando como foi especial poder ensinar meninas adultas a andarem de bicicleta, em uma oficina das Pedalinas. Uma delas, a Esther, escreveu um belíssimo texto, publicado no site das Pedalinas, contando como foi aprender a andar de bicicleta e sair com ela nas ruas. E descreve a bicicleta como liberdade, independência e autonomia.

Sempre que me pedem para definir com uma única palavra o que significa a bicicleta, respondo liberdade. Porque, no fim, é isso o que melhor descreve poder se deslocar pela cidade a qualquer momento, deslizando pelas ruas como se os congestionamentos não existissem.

 

Mais detalhes

Não é necessário levar bicicleta, mas se você já tiver uma e puder levar, terá a oportunidade de aprender já com a bike que pretende usar. E ainda receberá dicas de ajustes para ter uma melhor experiência com ela ao pedalar.

A oficina é gratuita, pois é organizada por voluntários que querem uma cidade melhor, com mais bicicletas e mais pessoas felizes nas ruas.

Para todas as pessoas, sem limite de idade.

Se você já sabe pedalar e quer algumas dicas de segurança para pedalar nas ruas, haverá muita gente experiente por lá para te ajudar.

O encontro só costuma ser cancelado em caso de chuva forte.

 

Quando e onde?

A lista de cidades com Escola Bike Anjo cresce a cada dia. Veja todas elas, com informações sobre local, dia e horário, nesta página.

 

 

Bike Anjo

O Bike Anjo é um projeto onde ciclistas experientes ajudam gratuitamente quem usar a bicicleta nas ruas com segurança, ou mesmo quem quer aprender a se equilibrar em duas rodas.

Além das oficinas ensinando a andar de bicicleta, os voluntários acompanham os iniciantes em suas primeiras pedaladas, ajudam a escolher rotas mais tranquilas, passam conceitos de segurança e comportamento no trânsito e ensinam o básico da utilização da bicicleta. A pessoa interessada preenche um formulário no site do Bike Anjo e é colocada em contato com um ciclista experiente em sua região, que o atende gratuitamente.

Os voluntários do projeto Bike Anjo têm experiência em ajudar iniciantes, que saibam ou não como se equilibrar em uma bicicleta, a ganhar as ruas e conquistar sua liberdade.

 

Compartilhe essa página no Facebook, usando os ícones abaixo,
e ajude a divulgar as oficinas!


185 comentários para Aprenda a andar de bicicleta com um Bike Anjo

  • ISAURA SILVA DE JESUS VIANS

    Gostaria de aprender a andar de bicicleta .Faço academia mas gostaria de fazer exercícios pedalando no meu bairro porque é tranquilo e não tem trânsito de veículos. Tenho 67 anos.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Elza.Yoko Taira

    Bom dia! Estou aqui para comentar sobre legislação, disciplina de ciclistas no uso de vias pela São Paulo. Percebi completo desconhecimento de usuário de regras em vias em sincronismo com o trânsito de pedestres.
    Fui atropelada por uma bicicleta em farol vermelho para carros, na faixa de pedestres. O ciclista acusou-me de erro por não atentar a movimentação de sua bicicleta. O pedestre deve olhar sim, mas por precaução, não obrigação ou regra.
    Acho que a campanha educativa deve ser permanente e até haver uma distribuição de cartilha com regras para ciclistas e também pedestres, já que ao consultar o CTB as leis são para carros em relação à bicicleta e vice-versa. Para o elemento frágil no trânsito são pouco citadas regras.
    Ao tentar abrir um boletim de ocorrência não encontrei opção para acidente de bicicleta com vítima, pois tive pancada da cabeça contra o asfalto.
    Não sei que orgão recorrer, portanto venho aqui solicitar orientação ou se puderem atuar, fico muito grata.

    Mais, não sei andar de bicicleta; quando a pandemia passar quero estar jundo de vocês!

    att.,
    Elza Y. Taira (11) 991012750

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Herica Alves

    Vcs tem no RJ?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Andreia Arantes

    Gostaria de aprender andar de bike
    Onde tem essa escola bike anjo

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 3

  • Maria Clara

    Tenho 65 anos e preciso aprender andar de bike. Tentei sozinha mas cai várias vezes. O último tombo foi uma capotada cinematográfica, doeu! Como posso contatar vcs ? Moro em Goiânia.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Joao brito

    Quando volta a funcionar?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Fátima

    Gostaria de saber se vocês dão aula em Taubaté-SP

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • fatima rabelo dos santos

    Boa tarde

    Procuro um Bike Anjo, moro em São Vicente, litoral de São Paulo, tenho 51 anos, e quando criança não tive oportunidades.

    Agradeço a atenção

    Thumb up 0 Thumb down 2

  • fatima rabelo dos santos

    Boa tarde

    Gostaria muito aprender andar bike, tenho 51 anos, e quando criança, não tive oportunidades,sou moradora de São Vicente, no litoral de São Paulo, se tiver um profissional que more proximo da Naltica, tenho disponibilidades.
    Agradeço a atenção

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Jaqueline Gomes

    Quero aprender a pedalar bicicleta

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Maria Clara Vergara

    Quando criança andava de bicicleta com rodinhas. Depois nunca mais consegui. Quero muito aprender, meus amigos andam e me sinto mal em não acompanhar. Moro em Porto Alegre. Queria muito aprender com quem entende e me sentir mais livre

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Rosecler Ribeiro Siqueira

    Gostaria de aprender a andar de bicicleta,tenho 56 anos cidade de Porto Alegre.
    Nunca andei tenho vontade mas tenho medo

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Daniel

    Quanto tempo leva para aprender?

    Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>