12 motivos para ir de bicicleta

Ciclista compartilhando a via na Av. Paulista. Foto: Mathias

Ciclista compartilhando a via na Av. Paulista. Foto: Mathias


Dicas para o ciclista urbano
1Como se manter seguro

2Pedalando para o trabalho (vídeo)

3Não pedale na contramão

4Ocupe a faixa

5Cuidado com as portas

6O que diz o Código de Trânsito

710 dicas para os dias de chuva

8E se a empresa não tem chuveiro?

97 truques para as subidas mais difíceis

107 cuidados para pedalar de madrugada

11Medo de pedalar nas ruas?
Chame um Bike Anjo!

Mesmo com cada vez mais bicicletas nas ruas, muita gente ainda estranha quem deixa o carro de lado para usar a magrela. Entenda por que cada vez mais gente opta pela bicicleta como meio de transporte, ainda que eventualmente.

1Economia de tempo

Levo sempre 30 minutos no trajeto do trabalho até em casa, tendo trânsito ou não, com chuva ou com sol, em qualquer horário. De carro, esse tempo chegava a uma hora e meia, nos piores dias. Cheguei até a levar duas horas de carro nesse mesmo trajeto, em um dia de chuva! Os Desafios Intermodais realizados em várias cidades do país comprovam que a bicicleta é bem mais rápida que o carro nas grandes cidades nos horários de pico.

2Economia de dinheiro

Combustível, estacionamento, flanelinha, seguro, IPVA, troca de óleo, balanceamento, mecânico, funilaria, retoque na pintura… Tudo isso fica para trás. E as peças e eventuais reparos de uma bicicleta têm custo muito baixo, principalmente se comparados com os de um automóvel. O investimento para adquirir o veículo também é muitíssimo menor.

Foto: Dave King (cc)

Foto: Dave King (cc)

3Menos stress no trajeto

Um sinal que abre e fecha três vezes, vinte metros à sua frente, permitindo a passagem de menos de meia dúzia de carros, não há Cristo que aguente…

4Mudança no humor

Além da diminuição do stress relacionado ao trânsito, as endorfinas liberadas pelo exercício contribuem para um relaxamento muscular e mental que faz os praticantes de atividade física regular verem a vida com outros olhos. O humor melhora tanto no trabalho como em casa. E um relacionamento melhor com os colegas proporciona um ambiente de trabalho mais agradável para todos.

Foto: Aline Cavalcante

Foto: Aline Cavalcante

5Produtividade no trabalho

A produtividade no trabalho aumenta, em decorrência do melhor humor e da diminuição do stress. A cabeça tranquila permite um melhor julgamento em situações críticas.

6Menor preocupação com assaltos

Por incrível que possa parecer, ficamos muito mais tranquilos na bicicleta do que dentro de um carro em relação a assaltos. Se você vir uma pessoa com atitude suspeita perto de onde parou para esperar o sinal abrir, estando de carro só é possível rezar; na bicicleta, há uma visão muito abrangente do que está em volta, o que permite identificar rapidamente alguém com atitude suspeita, evitando o confronto. Além do mais, não dá para fazer sequestro-relâmpago com ciclista. :)

7Não coloca vidas em risco

Uma pessoa tem que ser muito criativa para conseguir matar outra com uma bicicleta. Já com os carros, basta tentar acender um cigarro, atender o celular, mudar a estação do rádio, pegar um batom no porta-luvas ou mesmo olhar para o lado errado na hora errada e pronto, já existe a chance de ceifar a vida de alguém que está na calçada esperando um ônibus. Os veículos automotores causam 43 mil mortes e 153 mil internações no SUS por ano no Brasil (2011). São números comparáveis aos das guerras. Para se ter uma idéia, no ataque às torres gêmeas de 11 de setembro de 2001 morreram cerca de 3 mil pessoas – ou seja, temos mais de um World Trade Center por mês no nosso quintal, sem ninguém se comover além das famílias das vítimas.

8Não polui o ar que nossas crianças respiram

Em São Paulo, a poluição mata indiretamente vinte pessoas por dia, agravando e acelerando problemas como infarto, acidente vascular cerebral, pneumonia, asma e câncer de pulmão. E 90% das emissões de poluentes em São Paulo é causada pelos veículos automotores. Cálculos rápidos: 90% de 20 mortes diárias significa que o uso de veículos motorizados causa 18 mortes por dia nessa cidade. E 85% da frota da capital paulista (setembro/2012) é composta de motos e carros, resultando em mais de 15 óbitos por dia decorrentes da escolha que as pessoas fazem na hora de se locomover. Não quero ser conivente com essas mortes.

9Respira-se um ar menos poluído

E não é só por não gerar poluição! Ao contrário do que se pensa, o ar dentro dos veículos é mais poluído do que o ar do lado de fora. E quem diz isso não sou eu, é a Cetesb! E não só eles: o Instituto do Coração comprovou e a “Associação da Qualidade do Ar em Interiores dos Estados Unidos” também afirma isso. Entenda aqui por que ciclistas respiram menos poluição do que quem está nos carros.

Robert Marchand: Aos 90 anos, completou os 600 km da Bordeaux-Paris, em 36h. Aos fazer 100 anos, bateu um recorde para sua idade, pedalando por uma hora em um velódromo, com uma bicicleta fixa. “Agora estou reduzindo o ritmo”.

10Saúde e vida mais longa

A atividade física regular previne doenças cardíacas e AVCs, hipertensão, ajuda a controlar o diabetes, aumenta a resistência aeróbica, reduz a obesidade, ativa a musculatura de todo o corpo, diminui a ocorrência de doenças crônicas, faz bem para a saúde do idoso e aumenta o tempo de vida. Adotar a bicicleta em seus deslocamentos é uma maneira simples (e barata) de encaixar essa atividade física no seu dia a dia.

11Os resultados físicos são visíveis

Há aumento de massa muscular, queima de calorias e melhoria da capacidade respiratória. É uma academia ao ar livre, mais prazerosa e sem a sensação que muitas pessoas têm em relação a atividades físicas, quando elas são realizadas apenas com o objetivo de perder peso ou melhorar a aparência. Nesses casos, o exercício passa a ser encarado como uma obrigação e não um prazer, o que causa uma taxa de desistência muito grande (não é à toa que as academias hoje em dia obrigam a pagar algumas mensalidades antecipadamente na inscrição).

A utilização da bicicleta como meio de transporte não é um compromisso a mais para encaixar na agenda: passa a fazer parte da sua rotina, ocupando um tempo que antes era improdutivo e estressante.

12Sensação de liberdade

Não há nada que pague passar tranquilamente de bicicleta por aquela fila de carros parados no congestionamento, não se sentir imobilizado no trânsito, ter 360º de visão, poder olhar o chão e o céu, notar casas, pessoas, cheiros, sons, árvores e pássaros, sentir o sol na pele, o vento no rosto… Precisa mais? :)

Quer entender melhor? Dê uma chance a si mesmo e tente!


177 comentários para 12 motivos para ir de bicicleta

  • [...] 12 motivos para ir de bicicleta [...]

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Sebastian

    Vá de Bike,
    Existe algum estudo sobre as distâncias médias percorridas por quem utiliza o carro na cidade de São Paulo?

    Porque um dos argumentos contra a utilização da bicicleta é que São Paulo é uma cidade de grandes distâncias. Eu, por exemplo, moro a 14 km de onde estudo(pelas ruas, ciclofaixa e ciclovia), com subidas, e por isso não consigo ir pedalando mais do que 3 dias por semana. E não, não adianta pedalar mais devagar, pois eu já demoro 1h para chegar, e tem mais o tempo necessário para trocar a roupa e se secar no banheiro. Mas eu sei que se a distância fosse menor, eu conseguiria ir todos os dias. Sou jovem, 21 anos com bom porte físico. 5 km com subidas seria bastante aceitável.
    Visto que quem causa a grande parte do trânsito de São Paulo são os carros, o trânsito só irá melhorar quando os seus usuários resolverem trocar de meio de transporte. E estes só irão trocar pela bicicleta se esta se mostrar mais prática do que o carro, nos quesitos tempo, conforto e segurança. Veja que no meu caso, mesmo com engarrafamentos, de carro, eu levo um tempo igual ou menor se comparando com a bicicleta. Mas com a bicicleta eu suo e canso as pernas. Por isso, eu faço um sacrifício todos os dias que eu vou de bike, em prol de um transito mais livre, um ar mais respirável e meu bolso. Porém, essa atitude é muito rara, principalmente dentre os usuários de carros, que possuem melhores condições financeiras. Essas pessoas não vêem a bicicleta como opção, não quando se deve fazer um sacrifício como o meu. Para a bike ser popularizada, é necessário mais do que o ideal pela boa forma, saúde, meio ambiente e a economia de dinheiro. Porque numa cidade cheia de subidas como São Paulo, quando a distância é grande, o tempo de percurso com a bike é maior e o exercício em excesso trás mais estresse do que o trânsito. As pessoas iriam preferir o trânsito intenso ao exercício intenso.

    Porém, quando as distâncias são modestas, aí sim os seus 12 motivos tem validade, e a bike se torna um melhor meio de transporte do que o carro. Além disso, os argumentos à favor da implantação das ciclofaixas ganhariam força.
    É por isso que este estudo é importante. Se for provado que grande parte dos deslocamentos de carro são menores do que certa distância (digamos 5 km), então estará provado que a bicicleta é viável como meio de transporte de massa.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Marcileia Santos

    Eu gostaria de ir na bike para o serviço mas infelizmente aqui na minha cidade é muito quente, 45 graus, é insuportável voltar meio dia e uma e meia da tarde.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Duas coisas que busco neste site e não encontro: uma área onde pudéssemos sugerir caminhos através de ciclovias e ciclofaixas em todo Brasil. Como perguntas e respostas. Ex: como faço para ir da Ana Rosa para Pinheiros (S.Paulo)? Ou o contrário: ciclovias unem toda extensão entre Vila Mariana e Largo S. Francisco (S.Paulo).

    Outra coisa que sinto falta neste site é um local de DICAS DE EDUCAÇÃO DOS CICLISTAS. Hoje por exemplo atravessei a passarela do Pq Ibirapuera evidentemente DESMONTADO, porém percebi que eu era exceção das 5 bicicletas que cruzaram por mim, todos montados em suas bikes e desviando dos pedestres. Este não é o melhor exemplo de ciclista. Da mesma forma que em vários sinais são raros os ciclistas que respeitam os semáforos, pior que isso é que RARAMENTE RESPEITAM O SEMÁFORO DE PEDESTRES, o que deveria ser obrigatório para qq ciclista respeitar o pedestre!

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Hélio Slomski

    Eu tinha um carro, vendi e fiquei só com a bike mesmo e não me arrependo. Vou trabalhar de bike todo dia, quando preciso trazer muitas compras do mercado mando entregar em casa, se preciso viajar vou de ônibus, enfim, foi tantas vantagens que não me arrependo dessa troca e não pretendo mais ter carro. passear de bike é muito melhor. nada de stress e até a saúde melhorou.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • GIDIVALDO

    caramba!!!! sua cela estava boa porque a minha num vale nada. Se eu fizesse isso tava com minhas nádegas doloridas kkkkk

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • alexandre

    ola pessoal tudo bem voltei a usar a bicicleta em 2006 quando fiz senai na minha cidade sou do interior de são paulo tenho 2 carros um fusca inteiro original e um classic da chevrolet que tirei zero em 2007,mas o assunto é bicicleta voltei a usar em 2006 depois de ficar 10 anos sem pedalar,mas em compensação ando 40 a 50 km por dia hoje tenho 21 bicicletas todas rodando 2 mtb de uso diário e a maioria é tudo antiga de coleção e posso dizer que traz muitos benefícios para a saúde e muitos me perguntam porque você não usa os carros e não vende as bicicletas,eu respondo bicicleta é mais lucrativo,não dá prejuízo para o bolso e meio ambiente e principalmente não paga o maldito ipva e alem de ganhar em saúde é só benefícios e tem no mundo pessoa que tem ojeriza(nojo)de bicicletas,quase fui atropelado por uns imbecis que falam a seguinte frase”vá pra calçada”e eu como sou educado mando para o inferno e ainda por cima risco o carro com o guidão da bicicleta e falo “passe longe”se a população brasileira fosse mais educada e tivesse mais discernimento a bicicleta seria um meio de transporte mais usado pelas pessoas e evitaria a poluição que todos queremos que acabe hoje estou entrando para as speeds para ver se eu melhoro meu tempo e pedalada pois futuramento quero participar do paris-robaux classic se eu não me engano é assim que chama essa competição para amadores e fans de ciclismo,vida longa as bicicletas

    Thumb up 3 Thumb down 1

    • Newton

      “e eu como sou educado mando para o inferno e ainda por cima risco o carro com o guidão da bicicleta”

      É isso que você chama de educação?
      Por causa de atitudes como essa que a imagem dos ciclistas fica prejudicada.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  • Eduardo Paz

    Em 2007 e 2008, por motivos financeiros, precisei trabalhar de bike. Resultado: emagreci 5kg, poupei meu carro, economizei uma bela grana.
    E deixo aqui um site que tem dicas ótimas:
    http://www.escoladebicicleta.com.br

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • leandro

    Cara eu vou de bike…mas os cara me zoa tanto q ja to quase desistindo…certo dia tava voltando do trabalho de bike e um colega de trabalho… não melhor um viado que trabalha comigo passou e ficou fazendo piadinha no sinal tipo gritando “cara pega essa merda e coloca aqui no porta malas do meu carro kkkk” putz fiquei com uma vergonha agumas pessoas fico dando risada até parecia uma coisa de outro mundo q eu estava usando…resultado ja faz uma semana que estou indo de carro…fiquei deprimido rsrs

    Thumb up 0 Thumb down 2

    • Acho que você precisa escolher melhor seus amigos, Leandro. Não deixe que pessoas como essa lhe privem da sua liberdade de escolha.

      Comentário bem votado! Thumb up 18 Thumb down 0

    • Andreas

      Leandro, não desanime, se você se sente bem pedalando (duvido que não se sinta), continue, pessoas rindo de você não deveriam te incomodar, pelo contrario, deveria ser um incentivo para voce continuar, suas idas e vindas de bicicletas estão sendo notadas e aos poucos vai ser normal para eles.

      Ano passado quando resolvi começar minha segunda faculdade tomei a decisão de comprar uma bike e não depender mais de transporte publico e bicicletas compartilhadas, no começo as pessoas achavam estranho e engraçado, ficavam com piadinhas assim como ficam com você, hoje, pouco mais de 6 meses depois, um colega de faculdade veio me pedir ajuda para escolher um bike para ele usar nos finais de semana e ir para faculdade esporadicamente.

      Por isso repito, não pense no que os outros vão falar, pense nos beneficios para a sua saúde, nas vantagens de usar a bicicleta, e quem sabe um dia sua atitude mude o conceito dos teus colegas de trabalho.

      Thumb up 3 Thumb down 0

  • Wilson Ramos Santos Almeida Valadares

    Sempre tive um sonho de viajar de onde moro que situa-se na rua afonso lopes vieira,39A vila dionisia sp cep:02670-100. por favor gostaria de uma permissao para andar de bicicleta na anhanguera ate campinas. estou com minha bicicleta na bicicletaria para fazer revisao e colocar assessorios, como farol gps pisca alerta e uma camera de capacete para eu filmar todo o meu trajeto e colocar de recordaçao no facebook. obrigao e boa semana para vcs.

    Thumb up 3 Thumb down 1

    • Wilson, não é preciso autorização, o tráfego de bicicletas é permitido no acostamento pelo Código de Trânsito. Veja aqui um checklist do que levar (foi escrito para outro roteiro, mas é um bom parâmetro):
      http://vadebike.org/2014/08/rota-cicloturistica-caminho-do-sal-o-que-levar/

      Boa viagem!

      Thumb up 3 Thumb down 1

      • Wilson Ramos Santos Almeida Valadares

        obrigado amigo estou arruamndo tudo para viajar primeiramente a segurança ne.

        Thumb up 2 Thumb down 1

      • Wilson Ramos Santos Almeida Valadares

        obrigado.

        Thumb up 2 Thumb down 1

        • Eu fui pra Campinas segunda-feira.09/02/2015
          Eu sai de casa eram 10:00 h, peguei a Avenida Inajar de Sousa depois a Marginal e logo em seguida peguei a entrada da Bandeirantes.
          Logo no primeiro Posto de parada eu bebi agua na geladeira, que e para motorista,, o frentista me arrumou uma garrafa pequena de fanta uva para eu enche de agua e bebe no caminho, parei em cinco Postos de parada, para beber agua e encher minha garra. na Bandeirantes tem mais subidas do que pra voltar pra São Paulo, cheguei na casa da Luciene eram 17:30 mais como nao tinha niguem na casa dela resolvi descansar no portao da casa dela ate as 19:30, enchi minha garra de agua e voltei para São Paulo.
          Peguei a Bandeirantes estava escurecendo e formando pra chover, estava escuro ja e garoando entao resolvi para no Posto de Parada do km 72, encostei a Bicicleta na Arvore, fui no benheiro me lavei, fui ate o frentista e perguntei quanto custava uma marmitex no restaurante do Posto ele me respondeu que era 12,00 reais. entao fui no restaurante e pedi uma marmitex para eu comer expliquei que estava de bicicleta e que estava voltando pra Sao Paulo entao ele me arrumou uns Papeloes para eu domi la mais eu nao consegui dormi. entao fiquei conversando con os Frentista a noite toda.
          Sai do Posto de Parada eram 7:00h da manha a volta tabem foi tranquila e menos cansativa porque eu peguei mais descidas do que subida, resumindo cheguei em casa ao 12:00h

          Comentário bem votado! Thumb up 20 Thumb down 0

          • Caramba Wilson, que aventura hein? Na próxima viagem leve uma garrafa de água dessas de 1,5L ou 2L. Coloque numa mochila, prenda a mochila no bagageiro (se você tiver). Para ela demorar mais para perder o gelo, você pode improvisar colocando dentro de uns dois desses meiões de jogar futebol. Encha metade dela de água e deixe deitada no congelador na noite anterior, assim ela vai ficar com metade só de gelo, não vai estourar ao congelar e você vai poder completar o restante com água (congele com a garrafa destampada). E leve umas bananas para comer pelo caminho, são baratas, recuperam sua energia, impedem cãimbras e matam a fome.

            Parabéns pelo rolê! E que pena que a Luciene não estava, poxa! :D

            Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

          • Andrew

            Minha admiração, parceiro. Que história. Cara, na próxima é só convidar ;D ! Quem sabe a Luciene estará por lá? Abraço!

            Thumb up 2 Thumb down 0

          • Guilherme Caldas

            Um dos melhores relatos de viagem que eu já li. Parabéns pela aventura.

            Thumb up 1 Thumb down 0

          • Nirceu

            Parabéns pela sua aventura!! adorei o seu relato de sua viagem!!! apenas fiquei triste da luciene não estar lá te esperando vc sô!!! ela tinha que te dar rango e pouso!!! cade os valores Cristãos dessa moça?? ABRAÇO PROCÊ (e liga pra luciene da próxima vez e avisa que vai tá colando na dela meu véio)

            Thumb up 2 Thumb down 0

    • dca199418

      quero fazer isso também mais seguro pra quem anda na rua

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • Roberto Tote

    gostaria de tirar um duvida,no passeio noturno ou diurno com um grupo mais de 20 ciclista dentro da cidade ,quando tem uma ciclovia ou ciclofaixa e obrigado utiliza a ciclovia ou ciclofaixa , podemos utiliza as bordas da pista da direita sim ou não.

    Thumb up 0 Thumb down 3

    • Kleber

      É sim cara. Mesmo se estiverem em 200 pessoas, se existe a ciclofaixa você deve trafegar por ela. Até porque ocupá-las é um ótimo modo de mostrar que elas são importantes sim.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • Anderson Montenegro

    Alguma dica de bicileta para comprar para ir e voltar do trabalho. Meu trajeto é no maximo 20 km

    Thumb up 3 Thumb down 1

    • CESAR

      Uma de passeio, sem dúvida alguma. Speeds são feitas para correr, para competição, portanto desconfortáveis. Montainbikers são feitas para cross, montanha, possuem pneus grossos, e por isso são mais presas ao chão, além de terrem as posturas do guidon mais baixas, coisa que é desconfortável igualmente às speeds.
      Procure uma da marca Soul, esta marca hoje em dia, franca concorrente da Caloi, e apresenta várias opções.

      Thumb up 0 Thumb down 1

  • Anderson Montenegro

    Gostaria de utilizar a bicileta no meu dia dia mas gostaria de saber em primeiro lugar qual bicicleta comprar para utilizar no trajeto. Seriam as urbanas? Speeds? MTB? Qualquer uma???

    Thumb up 1 Thumb down 1

  • fabio veron

    Concordo plenamente com tudo oq se fala neste belo site

    Thumb up 2 Thumb down 1

  • Célio Nunes Ferreira

    Olá ciclistas!

    Primeiramente gostaria de parabenizar ao site, vejo que temos que levantar a bandeira da população utilizar bike, vale lembrar que importante que as empresas deem condições aos seus funcionarios, devido o local de trabalho não possuir vestiário com chuveiro. quanto mais investirem vamos ter cada vez mais pessoas adotando a bike como seu principal meio de transporte…

    Thumb up 1 Thumb down 1

  • Robert K

    Trabalho na região da Avenida Paulista. Pedalar é muito mais vantajoso principalmente pelo transito e pela agilidade de estacionar( chega a custar até 30 reais).Tambem ganho condicionamento fisico.Chega a ser ridículo ver todos aqueles carros , com centenas de cavalos parados.Trechos que eu levaria 40 minutos faço tranquilamente em 7 minutos ou menos.Preciso tomar cuidado com meu carro para ele não ficar sem carga ,pois quase não tenho saido com ele.

    Thumb up 3 Thumb down 1

  • Yuri

    Muito bom andar de bike. Minha bike está personalizada, contendo farol, pisca alerta, e entre outros itens, além de ser rastreada via satélite. Ela leva menos do trajeto do percurso citado no exemplo acima, que no caso 30 min, a minha levaria 13 ou 14 min aproximadamente. Muito bom mesmo pessoal, vale a pena deixar o carro em casa e pegar a magreja. mas claro, uma bike boa para ir mais longe!!!!

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Parabéns pelo trabalho apresentado! Foi de grande valia para o meu conhecimento. Gostei das dicas e agora estou pensando seriamente mudar meu hábito e passar a pedalar.

    Desde já agradeço!

    Um grande abraço!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • jonas

    ola, pedalo todo dia 30 km ida e volta ao trabalho, de curitiba ate araucaria,mesmo com chuva, vale a pena, parabens aos que usam a bike, se vc nao usa, começe e vera q é mto legal,e otimo p saude, valeuuu viva a bikeeeeeeeee

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • [...] São inúmeros os motivos para deixarmos o carro em casa. E se além de não contribuirmos para a poluição, utilizarmos a bicicleta como meio de transporte? As vantagens são inúmeras. É uma ótima forma do exercício não se tornar um compromisso chato a mais para encaixar no nosso dia a dia cada vez mais corrido: o exercício passa a fazer parte da sua rotina, ocupando um tempo que antes era improdutivo e estressante. Além disso, existe uma economia de tempo relevante dependendo do local que você mora e onde trabalha, além da considerável economia de dinheiro (gasolina, estacionamento, etc) e a melhoria da saúde como um todo. Confira mais vantagem aqui. [...]

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Rui

    Vou comprar uma Bike!!!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Eu também gosto de andar de bicicleta na minha casa todo mundo tem a sua,é uma censaçaõ. de. ser livre que nem um passarinho.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Edil Polito

    Prezado Willian, muito obrigado pelo seu excelente trabalho, gostaria de contribuir com um depoimento, tenho feito em media 33 km por dia para trabalhar, incentivo no trabalho os funcionarios a usar a bike dando o valor que teriam que gastar no transporte publico para que possam fazer a manutencao das bikes, quanto ao resultado pessoal, emagreci 30 kg, alem disso creio que a condicao fisica salvou minha vida, pois estou me recuperando de uma meningite que o medico fez um diagnostico errado como sinusite e prescreveu o remedio errado por 4 dias, fiquei 7 dias no CTI, hoje eh o ultimo dia de remedio, amanha volto pra casa e para BIKE…

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • quero aprender andar de bicicleta para sair

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • marcos

    Gostei muito desse site e tbm gosto de andar muito de bike

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • RODRIGUES

    NA MINHA EMPRESA TEM VESTIARIO E CHUVEIRO E UM EMRESA PUBLICA, MAS ACABAMOS SE SER PROIBIDO DE TOMAR BANHO, SÓ QUE VAI CORRENDO OU DE BIKE FORAM PROIBIDOS OS DEMAIS NÃO MOTORISTA E SEGURANÇA PODEM.QUEM CHEGA SUADO NÃO PODE.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • CESAR

    O governo tem, deve incentivar o transporte via bicicleta!!
    A coisa tem que vir dele!!
    Pela TV, pelo rádio, pelos jornais e revistas etc!!
    Impressiona-me a inércia dos governos neste sentido!!
    Ele só teria a ganhar!!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Karoly

    Muito bom, gostei mesmo, boas dicas .

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Samuel Caitano Paz

    Sou acadêmico de Enfermagem e o texto trás argumentos que corroboram com a literatura científica sobre os aspectos positivos na saúde. Parabéns.

    Thumb up 0 Thumb down 1

  • Luis Felipe

    Sensacional !! Uso a bike para ir pro curso todos os dias, mtas vezes vou mais por causa do pedal do que do curso.. concordo com todo o texto parabens!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Nelna

    Boa noite!

    Gente como faço para me cadastrar para andar de bike em Salvador?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • julia bueno

    Eu achei interessante, um aviso a algumas pessoas que escreveram nesse site,é o seguinte:
    Ônibus também causam mortes,poluem o meio ambiente e arriscam nossa vida,isto é,assaltos,abusos,a poluição,sem falar que se pegarmos todos os ônibus do planeta e vermos o indici de gás carbônico liberado no ambiente é repugnante,assim como os carros são uma grande fonte de poluição.Por isso bicicleta é um dos únicos meios de transporte sustentavel.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Anapaula

    “Além do mais, não dá para fazer sequestro-relâmpago com ciclista. :D
    Hahahaha sensacional essa lista! Infelizmente trabalho e estudo longe de casa, e os horários atuais dos metrôs não permitem que eu leve a Duda (a minha bicicleta) comigo em todos os lugares. Mas torço pra que um dia as mentes abram espaço trânsito para os ciclistas! Adorei o site!

    Thumb up 2 Thumb down 1

  • Priscila Regina

    Ótimo texto para que as pessoas entendam que não somos loucos, mas sim queremos mudar um pouco a cidade e nossa qualidade de vida.

    Thumb up 1 Thumb down 1

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>