Mapa das ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas de São Paulo

Veja também
Mapa completo das Ciclofaixas de Lazer de São Paulo
Acessos e horário da Ciclovia Rio Pinheiros, em São Paulo

Pouca gente sabe, mas a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) mantém um mapa com a estrutura cicloviária permanente da capital paulista. Esse mapa vem sendo atualizado conforme as novas ciclovias são inauguradas.

Algumas ciclovias mais recentes podem não aparecer ainda no mapa, pois o órgão de trânsito só acrescenta quando as considera finalizadas, não havendo pontos pendentes no traçado ou sinalização. Portanto, ciclovias ainda em implantação não estarão mapeadas.

Obs.: As ciclofaixas de lazer não estão nesse mapa, só a estrutura permanente. O mapa da Ciclofaixa de Lazer paulistana encontra-se aqui.


Clique aqui para visualizar numa janela maior

O órgão de trânsito possui ainda uma área em seu site dedicada às bicicletas, com informações sobre a infraestrutura cicloviária de São Paulo, definições técnicas, dicas de segurança, informações sobre os sistemas de compartilhamento de bicicletas da cidade e uma página sobre o plano de 400 km de ciclovias. Veja aqui.

Adicione esta página aos seus favoritos!

Dicas para o ciclista urbano

1Como se manter seguro

2Pedalando para o trabalho (vídeo)

3Não pedale na contramão

4Ocupe a faixa

5Cuidado com as portas

6O que diz o Código de Trânsito

710 dicas para os dias de chuva

8E se a empresa não tem chuveiro?

97 truques para as subidas mais difíceis

107 dicas para pedalar de madrugada

11Medo de pedalar nas ruas?
Chame um Bike Anjo!


200 comentários para Mapa das ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas de São Paulo

  • André Diegues

    Bom dia amigos.

    Excelente o site sobre as ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas de São Paulo.
    Vcs tem previsão de disponibilizar as ciclovias em arquivos .gpx ou similar para ser colocado em GPS de bikes.
    Obrigado.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • nardel gonçalves silva

    só posso dizer,que infelizmente que todo tipo de informação acerca de ciclovia,não tenharelevancia,já que toda vez que busco alguma informação,logo vejo que esta esteje desencontrada,por exemplo em rede cicloviaria futura já inumeras ciclovias que nem se quer foram mencionadas,já foram implantadas,noa da mais para confiar em nenhum relato,só existe meias verdades,agora só conto com a realidade do que tenho visto,aqui no pari a ciclovia termina na ponte de vila maria depoisonde deveria ter ligação,ja que o fluxo de bicicleta é constante deixa a desejar,temos aqui o posto do maria zelia duas escolas ,um cgm um grande numero de empresa quer dizer tem demanda para ciclovia,nas ruas jequitinhonha rua paulo andriguetti e silva teles,os responsaveis por ciclovia deveriam ver isso

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Marco

    Precisa ligar a Zona Norte na Zona Leste !! Seria show !!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Ricaro

    Nossa ficou muito ruim esse novo mapa, difícil visualização, não tem aa linhas de mêtro que serviam de referência, e não dá para ampliar na tela toda.Se eu fosse vxs revia isso.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Carlos

    Agora tem uma ciclovia na Av. Jaguaré ! Da Ponte até a Av. Miguel Frias e Vasconcelos. Tem uma passagem parcial para ciclistas na ponte, utilizando as passagens para pedestres da ponte da parte interna que fica aos lados da antiga ponte Jaguaré. Melhorou as rotas da região.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Carlos

      Próximos passos seriam ligar a passagem da ponte com a faixa de pedestres famosa por ter sido tópico do VáDeBike por ter uma petição do Daniel Graf para aumentar o tempo de travessia ( que hoje está com uma grade impedindo o acesso ), e acesso à Ciclovia Pinheiros pelo Parque e Estação Villa-Lobo/Jaguaré.

      Thumb up 0 Thumb down 0

    • Carlos

      A princípio, somente um trecho é mostrado no site da CET. E petição por ciclovia pedia até a ciclovia da Av. Prof. Fonseca Rodrigues ( bem, seria uma espécie de calçadão, mas é utilizável pelos ciclistas ).

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • FABIO

    Deveria ligar a rua vergueiro desde a Anchieta até a paulista.
    E a rua do boqueirão ligando a Ribeiro Lacerda e a miguel estéfano até a rua Jabaquara.
    Estas vias acima necessita ciclo vias, tem bastante demanda de bike ,vira e mexe tem acidentes .

    Outra sugestão seria a av. Jabaquara continuar até a domingo de morais durante a semana e não somente aos domingos, a opção e entrar na rua primeiro de janeiro.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Edsel

    A ciclovia da Av. Nazaré no Ipiranga, assim como outros trechos novos, tambem não constam no mapa.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Biker

    Como informar a CET sobre falhas nas sinalizações? Como exemplo a faixa vermelha pintada no chão, em alguns pontos da ciclovia da Av. Cruzeiro do Sul, a pintura no asfalto nos retornos de carros a faixa está apagada dando entender ao motorista que ali não tem faixa, com isso as bicicletas são obrigadas a invadir a rua para passar pelos carros parados no farol em cima da faixa de bicicletas.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Gleidson Dias

    Esta desatualizado,
    A ciclovia da R Margenthaler continua na R Barão de Passagem ate encontrar a ciclorota na R Belmonte.
    A ciclovia da R Coriolano continua na R Claudio, R Dr Rafael Correia, R Crasso e vai na R Min Ferriera Alves até a Av Sumare.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Diego Blum

    Infelizmente está desatualizado. A última atualização aparentemente foi dia 27/10, e o mapa ainda não mostra as importantes ciclovias já inauguradas da Av. Luis Dumont Villares, na ZN, e a da rua Consolação entre o Mackenzie e a Paulista. Já enviei alguns tweets à CET alertando isso mas até agora nada. Há um app para dispositivos android chamado Pedala SP, e o mapa deles, por ser colaborativo, está bem melhor ;) Boa pedalada a todos!

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • olá porque não tem ciclovia no bairro do embu das artes são paulo???

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Luis Eduardo

      Primeiramente Embu das Artes não é bairro, é um município da Região Metropolitana de São Paulo, portanto, nada tem a ver com a cidade de São Paulo. Outro prefeito, outra região, outra administração.
      E esse mapa do CET é específico para a cidade de São Paulo!

      Comentário bem votado! Thumb up 14 Thumb down 3

  • Ana

    Quais informações do projeto da Ciclovia ?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Ilson

    [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 0 Thumb down 6

    • Renato

      Essa ciclovia faz parte da malha cicloviaria, que está em implantação na cidade, com previsão de conclusão até o final de 2016. Ainda tem mais de 100 km de ciclovias para serem implantadas ainda. Agora, o foco está em conectar os trechos já implantados e com certeza essa ciclovia será conectada com o do Eixo Vergueiro – Sé – Liberdade a qualquer momento.

      Cobre e pressione a CET e a prefeitura para que seja feita a conexão dessa ciclovia com a malha cicloviaria do eixo-centro, como fizeram com o da Paulista/Consolação/Minhocão.

      Thumb up 3 Thumb down 0

    • Preferia que elas fossem continuas e os veículos se vissem obrigados a avanças em cima das rotatórias?

      Custa pensar um pouco no porquê das coisas antes de criticar?

      Thumb up 0 Thumb down 0

    • ALEKSANDRO

      O que a subprefeitura dessa região pensou?
      Na ciclovia do parque da Vila Alpina o traçado é continuo independente das rotatórias e dos cruzamentos.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • Luis Eduardo

    Alguém sabe se tem algo planejado para o parque novo mundo? é grande o fluxo de ciclistas na região, a grande maioria trabalhador das transportadoras e oficinas mecânicas da região, e é um bairro com volume grande de caminhões (provenientes da Dutra e Fernao), então já viram o perigo… já presenciei um acidente feio pela manha (embora tenha sido atropelada por um carro, não por um caminhão).
    Aproveito para mencionar que faltam algumas ciclovias da região neste mapa da CET (e existentes há alguns meses): Avenida Governador Carvalho Pinto, Avenida Cerejeiras e Rua Curuçá (sentido parque do Trote)

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Luis Eduardo

      “Só porque comentei”, cadastraram a ciclovia da Governador Carvalho Pinto, MAS ERRADA. Ela não está interligada à ciclovia da Ponte do Imigrante Nordestino, faltam dois quarteirões…

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • Edclei

    Gostaria de saber se o acesso a ciclovia do trabalhador para ciclovia pinheiros realmente existe, posso tbm ter acesso pela entrada da estação sto amaro da linha lilás do metro pela avenida Guido Caloi?

    Thumb up 0 Thumb down 1

  • Anderson Rabelo

    Bom dia a todos.
    Arquem poderia por favor me informar a melhor opção para seguir de bike da estação autódromo ate a estação Berrini.
    Muito Obrigado

    Thumb up 0 Thumb down 1

  • Joel Barbosa Júnior

    Existe algum projeto para ligação da avenida paulista com a praça Roosevelt? Além de servir para as bicicletas também servia para os skatistas que frequentam a praça para treinar. Alguém tem alguma notícia?

    Thumb up 1 Thumb down 1

  • Willian, vc sabe se há projeto para dar continuidade na ciclofaixa da rua Domingos de Morais entre a Al. dos Boninas e a rua Madre Cabrini, ou eles manterão a única opção pela rua Coronel Lisboa?

    Thumb up 1 Thumb down 1

  • Vinicius

    A da Martiniano e da 13 de Maio não aparecem

    Thumb up 2 Thumb down 2

  • Joao Trajano

    Como faço para pedir a implantação de uma ciclofaixa, onde devo fazer a petição?

    Thumb up 1 Thumb down 4

  • Lucas

    Notei que várias ciclovias ainda não constam no mapa, como na Av. Francisco Mesquita e na Rua Capitão Pacheco e Chaves na região do Ipiranga.

    Thumb up 4 Thumb down 2

    • Fabio

      Não entendo como a CET consegue ter dificuldade em atualizar um mapa com dados das ciclovias que ela mesma faz, tem várias prontas há meses que ainda não constam no mapa. Na Humaitá na bela vista, próxima ao terminal bandeira, entre as ruas Major Sertório e Rego Freitas, etc… Deve ter mais algumas que nem sabemos.

      Thumb up 3 Thumb down 2

  • Tota

    hoje estava passando pela rua tuiuti no tatuapé, do lado que vai para o jardim Anália Franco e vi que tinha uma ciclovia nova na rua domingos agostim (atrás do shopping metrô tatuapé). Fui consultar o mapa da CET e percebi que as ciclovias da região estão pouco atualizadas, já que há várias rotas que não estão no mapa.
    nem no da CET nem no Google

    Thumb up 1 Thumb down 2

  • CiceroS

    Nossa, me toquei disso ontem: o trecho da R. Coriolano, da rua Cláudio ao final dela (Pio XI), que é ciclorrota (Lapa), virou ciclovia bidirecional. Não tá 100%, mas quase, falta colocar tachões numa parte lá, fazer uma limpezinha, mas… Mas já dá pra usar!

    Thumb up 0 Thumb down 3

  • Sergio Saldanha

    Gostaria de saber se há planejamento para criação de ciclo rotas permanentes nos bairros da Lapa, Vila Romana, Leopoldina e Pompéia? Grato.

    Thumb up 2 Thumb down 1

  • Carolina

    Olá,
    Gostaria de saber se há ciclorota planejada para sair de Pinheiros e Vila Leopoldina até Alphaville. Caso não exista nenhum projeto ainda, como podemos acessar os governantes para solicitar? O blog teria interesse em auxiliar na elaboração de uma petição pública para esta finalidade? Obrigada. Abraços, Carolina

    Thumb up 1 Thumb down 2

    • CiceroS

      Até Alphaville, Carolina? Nossa, que trampo… Bom, afora a questão da “demanda” pra lá, que tenho cá minhas dúvidas sobre a existência dela, antes de pensar em “acessar os governantes”… Você sabe que Alphaville é Barueri, né? Logo, é jurisdição de outra prefeitura.

      Mas, independente disso, você já fez esse trajeto? Ou conhece quem costuma fazê-lo? O que pelo menos ajudaria na elaboração de uma ciclorrota:

      “Rota de Bicicleta ou Ciclorrota: Ruas já utilizadas por ciclistas que circulam nos bordos da via junto com o tráfego geral e que recebem sinalização vertical e horizontal (placas e pintura de solo) alertando os motoristas sobre a presença e a prioridade a ser dada ao tráfego ciclístico, além da adoção da velocidade veicular em 30 Km/h. Geralmente situadas em vias coletoras e locais onde é pequena a presença de veículos de grande porte como ônibus e caminhões.” (Fonte: CET)

      Thumb up 1 Thumb down 2

  • Paulo

    Está faltando um trecho importante no mapa. Pelo menos desde o Vila Lobos, pela prof Fonseca Rodrigues, até a Rebolcas tem ciclovia permanente.

    Thumb up 2 Thumb down 1

    • Francisco

      Na verdade essa ciclovia está vindo lááá de trás, desde a Av. Dr. Gastão Vidigal. Inclusive, vi hoje mesmo também que tem uma ciclovia na Ponte dos Remédios, só não me lembro se esta da ponte era interligada com a da Gastão. De qualquer forma, está na hora de atualizar esse mapa, não é mesmo?

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • Sobre porjeto de implantação de ciclovia em SP, alguém tem informação se será implantado nas avenidas Abrão de Morais e Ricardo Jafet? poderíamos ter ligação entre o Parque da Independiencia ao Centro Parolimpico (em construção na Água Funda) e também ligando o Jardim Botânico e o Zoológico.

    Thumb up 3 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>