Foto: Dave King (cc)

12 bons motivos para usar a bicicleta

Entenda por que cada vez mais pessoas têm deixado o carro em casa e escolhido usar a bicicleta como meio de transporte

Mesmo com cada vez mais bicicletas nas ruas, muitos ainda estranham quem deixa o carro de lado para usar a magrela. Entenda por que cada vez mais gente opta pela bicicleta como meio de transporte no Brasil, inclusive nas grandes cidades.

1Economia de tempo

Ciclista na ciclovia da R. 1º de janeiro, na Vila Mariana, em São Paulo. Foto: Willian Cruz/Vá de Bike
Ciclista em ciclovia da Vila Mariana, em São Paulo (2015). Foto: Willian Cruz/VdB

Pedalando até o trabalho, eu levo sempre o mesmo tempo no trajeto: tendo congestionamento ou não, com chuva ou com sol, em qualquer horário. Quando usava o carro, o percurso levava mais que o dobro de tempo nos dias de trânsito mais carregado. Em dia de chuva então, quando as ruas e avenidas travam com tantos carros, esse tempo aumentava ainda mais.

Os Desafios Intermodais realizados em várias cidades do país comprovam que a bicicleta é mais rápida que o carro nas grandes cidades, sobretudo nos horários de pico.

2Economia de dinheiro

bicicleta é mais econômica que o carro
Arte sobre Foto de Marcos Santos/USP Imagens

Combustível, estacionamento, flanelinha, seguro, IPVA, troca de óleo, balanceamento, mecânico, funilaria, retoque na pintura… Tudo isso fica para trás.

E as peças e eventuais reparos de uma bicicleta têm custo muito baixo se comparados com os de um automóvel. O investimento para adquirir o veículo também é muitíssimo menor.

Dicas para o ciclista urbano

3Menos stress no trajeto

De bicicleta, você deixa os congestionamentos no passado. Foto: Willian Cruz/VdB

Ficar travado no congestionamento talvez seja a principal fonte de stress para quem dirige. Isso nos traz sensações de impotência e ansiedade que acabam com nosso humor. Por exemplo, um sinal que abre e fecha três vezes logo adiante sem que você consiga passar, tira qualquer um do sério.

Por outro lado, ao se deslocar de bicicleta você depende apenas de si mesmo para manter o movimento, não sendo impedido pelo excesso de carros nas ruas. A bicicleta flui pelo congestionamento como a água nas frestas de uma rocha.

4Mudança no humor

Apesar das adversidades, ciclistas circulam felizes por ruas e ciclovias de nossas cidades. Foto: Rachel Schein/VdB

Além da diminuição do stress relacionado ao trânsito, as endorfinas liberadas pelo exercício contribuem para um relaxamento muscular e mental. Com isso, quem usa a bicicleta como meio de transporte passa a ver a vida com outros olhos.

Seu humor melhora tanto no trabalho quanto em casa. Você se relaciona melhor com os colegas de trabalho, criando um ambiente mais agradável para todos. E se relaciona melhor também com seus amigos e familiares.

Tudo isso torna sua vida ainda mais feliz, criando um ciclo positivo que se reforça continuamente.

5Produtividade no trabalho

ciclista com bicicleta dobrável e roupa social
Ciclista com bicicleta dobrável, indo ao trabalho na região da Faria Lima, em São Paulo. Foto: Willian Cruz/VdB

Outra consequência direta da melhora no humor e da diminuição do stress é um aumento de produtividade no trabalho.

A cabeça tranquila permite um melhor julgamento em situações críticas. Você passa a ter uma visão mais clara de suas responsabilidades, prazos e metas, planejando e agindo com calma para poder cumpri-los.

É a bicicleta trazendo benefícios até mesmo depois que você desce dela.

6Menor preocupação com assaltos

Motoristas parados no congestionamento ficam vulneráveis a abordagens, enquanto ciclistas conseguem uma visão melhor do entorno e podem buscar opções de fuga ao avistar atitudes suspeitas. Foto: Willian Cruz/VdB

Ao contrário da crença popular, a bicicleta traz mais segurança em relação a assaltos do que o automóvel.

Quando você está em um carro esperando o sinal abrir, se uma pessoa com atitude suspeita estiver vindo em sua direção não há muito o que possa ser feito. Já na bicicleta, tem-se uma visão muito mais abrangente do que está à sua volta. Isso permite identificar rapidamente – e de longe – qualquer atitude suspeita, evitando o confronto.

Além do mais, um ciclista dificilmente será vítima de sequestro-relâmpago, uma das maiores preocupações de quem dirige um automóvel.

7Você não coloca vidas em risco

Foto: Willian Cruz/VdB

É fato que um ciclista mal comportado pode representar algum risco para os pedestres. Devemos ter atenção com quem está a pé, dando a preferência e aguardando nas travessias. Apesar disso, são quase inexistentes os casos em que um ciclista tira a vida de alguém ao cometer uma imprudência.

Já com os carros, basta uma pequena distração para o motorista causar um atropelamento grave. Usar o celular, mudar a estação do rádio, pegar um objeto solto ou mesmo olhar para o lado errado na hora errada e pronto: já existe a chance de ceifar a vida de alguém que está na calçada esperando o ônibus.

Os veículos automotores causam mais de 33 mil mortes por ano no Brasil. São números comparáveis aos das guerras. Para se ter uma ideia, no ataque às torres gêmeas de 11 de setembro de 2001 morreram cerca de 3 mil pessoas – ou seja, temos praticamente um World Trade Center por mês no nosso quintal, sem ninguém se comover além das famílias das vítimas.

8A bicicleta não polui o ar que nossas crianças respiram

crianças
Foto: Pixabay

Em São Paulo, a poluição mata indiretamente vinte pessoas por dia, agravando e acelerando problemas como infarto, acidente vascular cerebral, pneumonia, asma e câncer de pulmão. E 90% das emissões de poluentes na capital paulista é causada pelos carros.

Se 90% dessas 20 mortes diárias são causadas pelos automóveis, significa que o uso desses veículos causa 18 mortes por dia na cidade – apenas pela poluição. Como 81% da frota da capital paulista (2022) é composta de motos e carros, são mais de 14 óbitos por dia decorrentes da escolha que as pessoas fazem na hora de se locomover.

Proteja a vida. Vá de bicicleta.

9Ciclista respira menos poluição que motorista

Ciclista pedalando em ciclovia com alforges na bicicleta
Vários estudos comprovam que a qualidade do ar nos bordos ou fora das vias é melhor do que no interior dos automóveis. Foto: Thomas Wang/VdB

Ao contrário do que se pensa, o ar é mais poluído dentro dos veículos do que do lado de fora. E quem diz isso não é um ciclista empolgado, é a Cetesb.

A Associação da Qualidade do Ar em Interiores, dos Estados Unidos, também afirma isso. E, por aqui, o Instituto do Coração já comprovou que ciclistas respiram menos poluição que os motoristas.

Além disso, só por fazer seu trajeto mais rápido que os carros o ciclista já inalaria poluentes por menos tempo nas ruas. Entenda aqui por que ciclistas respiram menos poluição do que quem está dentro dos carros.

10Saúde e vida mais longa

idosa pedala uma bicicleta em uma ciclovia
Quem pedala vive mais tempo e tem melhor qualidade de vida. Foto: Willian Cruz/VdB

A atividade física regular previne doenças cardíacas e AVCs, hipertensão, ajuda a prevenir e controlar o diabetes, aumenta a capacidade aeróbica, reduz a obesidade, ativa a musculatura de todo o corpo, diminui a ocorrência de doenças crônicas, faz bem para a saúde do idoso e aumenta o tempo de vida.

Adotar a bicicleta em seus deslocamentos é uma maneira simples e barata de encaixar atividade física no seu dia a dia, buscando uma vida mais longa e saudável.

11Os resultados físicos são visíveis

mulher ciclista bicicleta
Foto: Raquel Jorge/VdB

Pedalar regularmente promove aumento de massa muscular, queima de calorias e melhoria da capacidade respiratória. É uma academia ao ar livre, com a vantagem da diversão.

Muitas pessoas têm dificuldade em se exercitar com regularidade, principalmente quando o objetivo é apenas perder peso ou melhorar a aparência. Isso porque, em muitos casos, esse exercício passa a ser encarado como uma obrigação e não um prazer, resultando em uma taxa de desistência muito grande.

Em contrapartida, usar a bicicleta como meio de transporte não é um compromisso a mais para encaixar na agenda, que toma seu tempo e exige deslocamento adicional para ser praticado. É uma atividade que passa a fazer parte da sua rotina, ocupando um tempo que antes era improdutivo e estressante em meio ao trânsito.

12Sensação de liberdade

Foto: Pedalinas

Não há nada que pague passar tranquilamente de bicicleta por aquela fila de carros parados no congestionamento, sem se sentir imobilizado no trânsito. Ter 360º de visão, poder olhar o chão, o céu e os detalhes da cidade. Notar casas, pessoas, árvores e pássaros. Sentir o sol na pele, o vento no rosto, o cheiro das flores pelo caminho, ouvir o riso das crianças…

Quer entender melhor? Dê uma chance a si mesmo e tente!

Por que bicicleta?

Nesse vídeo da série Pedalando Todo Dia, mostramos que muita gente já usa a bicicleta, esclarecemos mitos sobre seu uso e mostramos várias vantagens das pedaladas. Confira!

330 comentários em “12 bons motivos para usar a bicicleta

  1. Sensacional !! Uso a bike para ir pro curso todos os dias, mtas vezes vou mais por causa do pedal do que do curso.. concordo com todo o texto parabens!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. Eu achei interessante, um aviso a algumas pessoas que escreveram nesse site,é o seguinte:
    Ônibus também causam mortes,poluem o meio ambiente e arriscam nossa vida,isto é,assaltos,abusos,a poluição,sem falar que se pegarmos todos os ônibus do planeta e vermos o indici de gás carbônico liberado no ambiente é repugnante,assim como os carros são uma grande fonte de poluição.Por isso bicicleta é um dos únicos meios de transporte sustentavel.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. “Além do mais, não dá para fazer sequestro-relâmpago com ciclista. :D”
    Hahahaha sensacional essa lista! Infelizmente trabalho e estudo longe de casa, e os horários atuais dos metrôs não permitem que eu leve a Duda (a minha bicicleta) comigo em todos os lugares. Mas torço pra que um dia as mentes abram espaço trânsito para os ciclistas! Adorei o site!

    Thumb up 2 Thumb down 1

  4. Ótimo texto para que as pessoas entendam que não somos loucos, mas sim queremos mudar um pouco a cidade e nossa qualidade de vida.

    Thumb up 1 Thumb down 1

  5. Bom dia!
    Muito bom o artigo e com argumentos bem convincentes.
    Mas seria muito interessante que TODO motorista (automóvel, ônibus, motocicleta ou caminhão)
    fosse ciclista por pelo menos tres dias, para poder enfrentar as dificuldades e perigos que
    o transito oferece e dessa forma passar a respeitar mais, não somente o ciclista, mas a vida em geral.

    Thumb up 3 Thumb down 1

  6. Muito bom esse texto como todos que vocês produzem.Parabéns… Eu vou e volto de bike para o trabalho todos os dias,são 10km para ir mais 10km para voltar…total de 20 km por dia. É claro de se ver a minha disposição quando chego de bike no trabalho,chego feliz e disposto…já quando chego ao trabalho de ônibus… sono e indisposição,principalmente nas segundas-feiras né…rsrsrs. Pedalo a mais de 20 anos,por aqui e no Japão onde morei por 6 anos. Lá também,para todos os lugares que eu me locomovia eu ia de bike. Espero que façam em breve a ciclovia da Eliseu de Almeida e que façam também uma outra ciclovia na Rua Alvarenga sentido ponte Cidade Universitária,naquela região o fluxo de ciclistas é muito grande.Abraços para todos amantes e não amantes das magrelas.

    Thumb up 3 Thumb down 1

  7. Porque ir de bicicleta? (risos). Bicicleta é boa pra andar em ambientes fechados e/ou parques. Não me abstenho do direito de andar livremente pela cidade, só não quero ser atropelado pelo primeiro INCONSEQUENTE que atravessar meu caminho de carro/ônibus/caminhão. Por que é isso o que acontece na cidade de SÃO PAULO, ou melhor, no Brasil!!!! O Brasil nunca será um país civilizado, INFELIZMENTE. Gostaria muito de pensar o contrário. Isso mesmo brasileiros, vão… ANDEM DE BIKE e sejam atropelados, e tenham seus braços arrancados como o trabalhador David Souza. Se NINGUÉM tem a CAPACIDADE de se indignar com casos como este citado eu me INDIGNO por todos.

    Polêmico. O que acha? Thumb up 5 Thumb down 3

  8. Então, sou paulistano e costumo pedalar (menos do que gostaria) mas uso a bike para passear de final de semana e às vezes para fazer uns trajetos durante a semana.
    Infelizmente aqui ainda é uma das cidades mais hostis para os ciclistas, principalmente para aqueles que pretendem usar como meio de transporte e não somente lazer. E infelizmente a bike ainda é considerada como meio de lazer pela sociedade e pelas autoridades paulistanas, infelizmente.
    Apesar de todas as vantagens mencionadas no texto, trabalhar de bike ainda é para poucos. Os principais fatores que inviabilizam ao meu ver são:
    – Impossibilidade de transportar a bike no metrô ou trem no horário comercial
    – Ausência de vestiário na maioria das empresas (nos dias quentes não tem como não chegar suado, dependendo da altimetria e distância do percurso)
    – Ausência de bicicletário na maioria das empresas
    Se houver uma mudança mais profunda nesses pontos aí vai ser muito mais propício. A questão é: as autoridades e empresas tem interesse? A comunidade do ciclismo tem que continuar pressionando e ganhando mais voluntários!

    Thumb up 0 Thumb down 1

  9. Em julho irei completar 74 anos e venho pedalando desde os meus 10 anos e sempre por gostar; Ultimamente além de gostar , tornou-se uma opção forçada com tantos problemas que é sair de casa de carro. O texto ilustra muito bem essa questão e como uma bicicleta pode atenuar em muito todos o problemas; Com a participação de pedaladas em grupo chamado PAC,além de pedalar como opção de transito caótico, pedalar para mim é forma muito legal de entretimento e cuidar da saúde física e mental. Parabéns pelo texto.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  10. Comprei minha bike, chegou hoje, e vou começar a utiliza-la diariamente para ir trabalhar…

    Espero gostar tanto assim, tomara, estou empolgado…

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  11. Adotei definitivamente a bicicleta há pouco mais de um ano. Antes disso, houve um período na adolescencia que usava bastante, mas depois acabei parando nem sei bem por quê. Comprei minha bike atual há uns anos, mas não tinha coragem de encarar o trânsito com ela. Um dia, tomei a decisão: vou adotar a bike. E desde então fui perdendo o medo e aprendendo um mooonte de coisas legais graças a sites como este e muita gente legal que fui encontrando pelo caminho nesse meio. Só alegria. De quebra, vendo minha satisfação, alguns amigos também estão aderindo. Quer coisa melhor? É um círculo virtuoso!

    Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *